Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é iPaaS? Plataformas para integração de sistema - Conheça

08/05/2019 às 19:32 Ajuda

O que é iPaaS? Plataformas para integração de sistema - Conheça

Os modelos de nuvem estão tomando o mercado empresarial. E com toda certeza, você já deve ter ouvido falar de alguns deles como o SaaS, o PaaS e o IaaS.

Mas você já ouviu falar em iPaaS? Se ainda não conhece, leia este artigo até o fim.

Apesar da disseminação dos modelos de nuvem, um dos problemas enfrentados pelas empresas é que elas precisam contratar diferentes sistemas para lidar com vários softwares na nuvem e isso é um grande problema.

Problema este que o iPaaS pode resolver. O ponto principal desse modelo de nuvem é justamente a integração e compartilhamento de dados entre diferentes sistemas.

Já pensou em ter tudo da sua empresa em um só lugar? Então, com o iPaaS é possível!

O que é iPaaS?

iPaaS é a sigla para Integration Platform as a Service (Integração de plataformas como um serviço, em português).

Este modelo de nuvem serve para a conexão de vários sistemas, aplicativos e tecnologia dentro de um local específico na nuvem.

Dessa forma, é possível gerenciar diferentes sistemas, evitando perder dados e gerar retrabalho com a falta de integração do sistema.

Essa solução é extremamente necessária nos dias de hoje porque unifica vários sistemas e evita conflitos entre os setores de uma empresa.

Digamos que você possua empresa que utilize diferentes sistemas para vendas e marketing, por exemplo.

Com o iPaaS que permite a integração entre eles e otimiza o compartilhamento de dados.

Esse tipo de modelo de nuvem serve justamente para permitir a agregação de mais soluções dentro de um único espaço.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Quais são os principais benefícios do iPaaS?

O iPaaS se torna necessário no mercado atual, justamente porque cumpre uma função que os outros modelos de nuvem como o SaaS não consegue resolver.

A necessidade de integração de plataformas é um problema que precisa ser atentido e o iPaaS consegue lidar com isso.

Existem dois tipos de benefícios que o iPaaS proporciona, eles podem ser internos para as empresas que vendem a solução ou externos para os clientes que utilizam a solução.

Veja abaixo quais são os principais benefícios que o iPaaS podem trazer para uma empresa:

Principais benefícios internos:

  • Processamento de dados em tempo real: o modelo iPaaS consegue fazer o compartilhamento e o processamento de dados em tempo real. Isso é essencial para fornecer uma solução rápida para os clientes poderem acessar de qualquer lugar, tendo toda a qualidade do serviço preservada.
  • Eficiência redobrada: o iPaaS praticamente elimina o retrabalho, as instabilidades do sistema e a perda de dados. O sistema consegue garantir que o serviço tenha uma maior eficiência e integrar todas as principais plataformas utilizadas. Isso é essencial para oferecer um serviço de qualidade para os clientes.
  • Gestão centralizada: Um dos maiores benefícios do iPaaS é ter uma centralização de todos os sistemas utilizadas pela empresa. Além da centralização de dados e softwares, o sistema amplia as possibilidades de gerenciamento remoto de todos os serviços de uma empresa.
  • Maior nível de segurança: O modelo iPaaS consegue detectar ameaças previamente, conseguindo eliminar intrusos do sistema e evitar qualquer tentativa de fraude ou roubo de informações. Isso é essencial para que precisa oferecer um serviço de qualidade para seus clientes.
  • Controle total sobre as aplicações: Esse modelo permite a integração de aplicações numa única plataforma. E não limita em nada o controle das aplicações pelo usuário. O iPaaS consegue dar total poder ao usuário para gestão das ferramentas do seu negócio na nuvem.

Principais benefícios externos:

  • Uma solução, vários sistemas: O maior benefício que o sistema iPaaS pode trazer é ter todos os serviços de uma empresa integrados em uma única plataforma. Isso é essencial para centralizar o trabalho e acabar com a necessidade de contratação de várias ferramentas separadas. Economiza tempo e dinheiro de uma empresa.
  • Organização de dados: Quem está utilizando o serviço pode ter todos os dados num só lugar. Isso é essencial para a organização e a acessibilidade as informações. A intenção do iPaaS é garantir a facilidade do trabalho e otimização dos resultados.
  • Fluxo de trabalho: O iPaaS elimina a necessidade da utilização de ferramentas em diferentes sistemas. Isso economiza tempo e aumenta a produtividade no trabalho. Dessa maneira, o trabalho se torna mais eficiente e tende a gerar melhores resultados.

Por que usar o iPaaS no meu negócio?

Como dissemos acima, o iPaaS é necessário para ocupar uma lacuna deixada pelos outros modelos de nuvem.

A demanda por soluções que facilitem a integração de sistemas cresce no mercado e o uso da nuvem como local para isto é de grande valia.  

Por isso, o iPaaS é uma solução bastante viável e necessária para a maioria das empresas, principalmente as que já adotam algum outro modelo de nuvem em seus negócios. Quanto mais aplicações sua empresa tiver mais se faz necessário, a contratação de uma solução iPaaS.

Não dá para trabalhar atualmente, em plena era digital, com sistemas extremamente fragmentadas, isso traz uma grande desvantagem no mercado porque prejudica a agilidade e a eficiência das empresas.

Conclusão

Nesse sentido a adoção de uma plataforma iPaaS é natural e coerente. A centralização de dados e aplicações em uma só plataforma na nuvem é a melhor maneira de garantir mais eficiência e produtividade no mercado digital.

O iPaaS é uma tendência no mercado digital e deve se tornar cada vez mais realidade no meio corporativo nos próximos anos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: