Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é importante saber antes de contratar uma Hospedagem de Site?

01/12/2016 às 11:24 Hospedagem de Sites

O que é importante saber antes de contratar uma Hospedagem de Site?

O que é importante saber antes de contratar uma Hospedagem de Site?

O que é hospedagem de site? Basta assinar um plano em qualquer empresa especializada para que o site tenha um servidor e comece a funcionar com um domínio próprio? Parece simples, mas não é bem assim, ainda mais na internet, onde há muitas opções… Então, o que é importante saber antes de contratar uma hospedagem de site?

Ainda há muitas dúvidas, sobretudo de iniciantes, no funcionamento prático e real desse serviço que está cada vez mais comum na rede, vendido por uma diversidade de empresas que apostam em fortes propagandas, com tudo o que o usuário tem direito. Infelizmente, não dá para confiar logo de cara, é preciso pesquisar bastante e, mais que isso, entender do que se trata esse plano e por que ele é importante para quem vai montar um site profissional.

 

Afinal, o que é hospedagem de site?

Hospedar um site em um servidor, basicamente, é garantir que a página funcione com uma série de recursos que vão muito além de uma convencional conta em uma plataforma gratuita, como no Wordpress free, por exemplo (aquele blog que sempre vai com o endereço Wordpress no domínio, junto a seu nome). Nesse caso é indicado para pessoas que não têm grandes ambições com seu site, mantendo como hobby e com pouca perspectiva de crescimento, sem investimento.

Pelo contrário, é necessária a contratação de um plano de hospedagem se há o desejo de otimizar e melhorar a página com o tempo, aumentando consideravelmente o número de acessos e os picos de tráfego, tudo isso com segurança e proporcionando ótimas experiências para os internautas. Isso só é possível com um bom servidor, gerenciado por uma equipe profissional, que atente-se à manutenção, correção de falhas e suporte frequente. É por isso que existem empresas de hospedagem de sites.

Sem esse serviço, o site fica exposto a ameaças, problemas como lentidão extrema, baixa confiabilidade e pouca credibilidade, domínio ligado à determinada plataforma, entre outros fatores que desagradam e deixam qualquer desenvolvedor desanimado. Para saber mais como esse procedimento é importante e como funciona na prática, confira o artigo ‘’Como hospedar um site’’.

 

O que é necessário fazer antes de contratar a hospedagem de sites?

Agora que você já sabe do que se trata esse serviço realmente, é preciso avaliar seu site antes de contratar o melhor plano de hospedagem. Tudo depende das intenções que você tem para que seu negócio online fique em pleno funcionamento com segurança.

A primeira coisa a pensar é se há o desejo de ganhar dinheiro na internet com a página. Analisando o nicho escolhido e as possibilidades, você já começa a desenhar o objetivo principal. Será que tem potencial para crescer (na realidade, todos têm, o que mais conta é o trabalho e o investimento que você está disposto a fazer para que isso aconteça). Quais as expectativas para que alcance um bom número de acessos e que essa métrica continue crescente?

A partir daí, por meio de uma meta pré-definida, você já pode pensar em um plano de hospedagem que dê conta do recado e mantenha seu site em alta. Esse é o principal desafio, já que há diversas empresas que vendem esse serviço, com planos variados e que mudam de acordo com as funções, quase sempre no padrão Básico, Intermediário e Avançado.

Na lógica, o primeiro tem opções econômicas (de 10 a 20 reais por mês, em muitos casos), a segunda ferramentas mais robustas e a terceira para grandes páginas e com o máximo de recursos. Mas, para deixar claro – fato que muita empresa faz ‘’propaganda enganosa’’ muitas vezes –, todos os níveis têm suas limitações, afinal, estamos na internet. Logo, é imprescindível o papel da empresa de hospedagem (realizando manutenção e trabalho frequente) para que tudo funcione bem e sem problemas, ou se ocorrer, que afetem o site o mínimo possível.

Antes de hospedar seu site, atente-se a alguns fatores fundamentais!

Pode parecer uma escolha difícil, mas atentando-se a cada proposta e mantendo o objetivo de seu trabalho sempre claro, você consegue escolher uma boa hospedagem de site para seu blog iniciante, em casos de migração e outras situações possíveis. Para isso, atente-se sempre e veja como são esses fatores considerados primordiais:

Atendimento

O primeiro contato diz muito sobre a empresa. Se for feito de modo ‘’automático’’ e sem interesse por parte dela, não vale a pena. Ninguém gosta de respostas curtas e pouco caso, ainda mais quando se tem dúvidas e se deseja adquirir um produto ou serviço. Vale lembrar também que, se no início foi assim, no decorrer do tempo pode piorar!

Monitoramento

Atente-se ao que a empresa se propõe a oferecer de acordo com o plano de interesse e como é feito o monitoramento em cada setor. Esse recurso é fundamental para que o site não passe por problemas ou, se passar, que sejam resolvidos rapidamente e com eficiência.

Suporte

Suporte é importante e você precisará assim que assinar a hospedagem de site. No começo, é comum ter várias questões sobre como funciona determinada ferramenta, portanto, o grupo precisa ter um ótimo suporte para responder e resolver todas as dúvidas.

Segurança

Site exposto a ameaças não dá, tanto por isso que é feita a contratação da hospedagem, para acabar com a chance de invasão ou propagação de spam por meio da página. Logo, veja como é realizado o sistema de segurança e quais são suas reais vantagens para sua plataforma.

Preço

É impossível deixar o valor de lado. Ele precisa ser justo e coerente, portanto, desconfie de alternativas extremamente baratas ou caras demais. No início, é ideal que fique em uma boa média, de acordo com o serviço prestado.

Uma ótima opção para saber como funciona a hospedagem de site na prática é a possibilidade de testar Hospedagem de Site com 30 dias grátis. Esse é o diferencial da ISBrasil, uma empresa com 13 anos de mercado, mais de 10 mil sites cadastrados e com os melhores serviços de tecnologia e marketing digital. Tanto os desenvolvedores iniciantes quanto os experientes podem contar com um ótimo trabalho e soluções em todos os níveis! Para saber mais, entre em contato por e-mail, telefone, chat online ou redes sociais.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: