Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Hotmart e como vender produtos digitais na plataforma?

06/09/2019 às 08:58 Loja Virtual

O que é Hotmart e como vender produtos digitais na plataforma?

Se você trabalha com conteúdo ou é um empreendedor digital, com toda certeza você já ouvir falar na Hotmart. Mas você sabe como funciona essa plataforma e para que ela serve?

Então, nós preparamos esse artigo para te explicar tudo sobre o Hotmart.

O que é Hotmart?

A Hotmart é uma plataforma de marketing de afiliados que permite a promoção e a distribuição de produtos digitais. No site, produtores e afiliados podem vender de tudo em parceria.

Os produtos mais comuns na plataforma são os ebooks, audiobooks e softwares.

Para entender a plataforma é bem simples, funciona assim: os produtores podem inserir seus produtos digitais na plataforma.

Com isso, eles geram o que chamamos de hotlinks, que basicamente são links de vendas, que levam os usuários que clicam a uma página de compra.

Ao distribuir os seus produtos na plataforma, você pode contar com a ajuda de afiliados para vende-los em troca de comissão, como acontece no marketing de afiliados.

Assim, os afiliados solicitam afiliação ao seu produto e podem compartilhar seus próprios hotlinks de vendas.

Dessa forma, sempre que o produtor for vendido pelo hotlink do afiliado, o produtor recebe a maior parte do valor da venda e o afiliado recebe a sua comissão.

Produtor x Afiliado no Hotmart

Como você já viu acima, no Hotmart você pode ser um produtor ou um afiliado. A diferença entre os formatos é bem simples.

Os produtores podem publicar seus produtos digitais e conferir relatórios de vendas pelo próprio Hotmart e pelos links de afiliados.

Já os afiliados, não precisam ter acesso ao conteúdo dos produtos digitais, eles apenas se cadastram, solicitam filiação e geram seus hotlinks.

A partir daí, eles não lidam diretamente com os produtores, apenas com a plataforma. O Hotmart repassa as comissões por cada venda, conforme combinado previamente.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para a sua empresa no Google.  

Como entrar na Hotmart?

Para entrar na Hotmart, basta se cadastrar diretamente no site da plataforma. O cadastro é bem simples, a empresa só cobra inicialmente informações de contato como nome, sobrenome, e-mail e pede para que o usuário crie uma senha.

Depois de criar a conta, você é levado para um painel do site, onde pode ter uma visão geral sobre as novidades da plataforma e o seu relatório de receitas.

No canto superior esquerdo, você terá uma barra de acesso, onde é possível pesquisar tudo dentro da plataforma e delimitar a pesquisa usando filtros.

É possível selecionar a categoria dos produtos, visitar a página de produtos mais quentes (que estão bombando na semana) e dos mais queridos (com melhor desempenho de vendas). Também é possível ver o valor das comissões pagas por venda aos afiliados.

A Hotmart faz uma espécie de classificação com os produtos cadastrados. Assim, ela classifica os produtos, de acordo com a aceitação e o número de vendas dele na plataforma.

Assim, a plataforma classifica o produto em graus, por isso os produtos que estão bombando durante a semana são classificados com os mais quentes. A temperatura máxima é de 150 graus e isso indica que o produto está vendendo bem.

E claro, não são todos os produtos que conseguem se manter em alta após algumas semanas de vendas.

Então, uma dica para os afiliados é a seguinte: procure pelos produtos que está com a classificação entre 60 e 80 graus já há algum tempo.  Isso indica que estes produtos têm um bom volume de vendas com o passar do tempo.

Como usuário cadastrado do Hotmart, você não só pode trabalhar como afiliador ou se tornar produtor, você também pode ser um comprador. 

Como ganhar dinheiro com produtos digitais no Hotmart?

O primeiro passo para ganhar dinheiro no Hotmart é ter certeza da qualidade dos produtos. Essa é uma dica tanto para produtores como para afiliados. Os consumidores atuais são bem mais exigentes e cobram por produtos de qualidade.

Para agregar valor ao seu nome como produtor ou como afiliado, você tem de investir em produtos de qualidade. Assim, você pode cativar uma boa audiência dentro da plataforma, para fomentar a produção, distribuição e a venda de novos produtos digitais.

Principalmente para afiliados garantir que o conteúdo seja de qualidade é essencial, então se possível, compre o produto ou peça um teste ao produtor para ter uma noção do que está vendendo.

Um bom afiliado sempre usa a qualidade e o conhecimento sobre os produtos que vende a seu favor. Assim, é possível fazer uma divulgação mais assertiva, apontando os principais argumentos para a compra do produto.

Ajudar os afiliados a terem mais conhecimento sobre o produto digital a ser vendido também é uma tarefa dos produtores. É essencial que eles preparem materiais de apoio para os afiliados.

Apesar de não precisar de contato direto com o afiliado, deixar conteúdos de apoio como vídeos ou simples resumos em texto sobre o produto, pode ser uma excelente maneira de capacitar o afiliado para vender o produto da melhor forma possível.

Os produtores também têm como tarefa básica cuidar bem de seus clientes na plataforma. Dessa forma, eles conseguem fomentar novas vendas ao longo do tempo.

Um bom produtor nunca deixa seus produtos esfriarem dentro do Hotmart, sempre estão buscando lançar novos materiais ou buscar novos meios de estimular as vendas.

Conclusão

O ideal no Hotmart é estar sempre em movimento, sempre lançando ou promovendo novos produtos para manter uma boa classificação média dentro da plataforma.

E aí, já fez o seu cadastro para ser produtor ou afiliado? Ganhe dinheiro com produtos digitais! Não perca mais tempo!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: