O que é Google SEO Starter Guide?

21/03/2018 às 10:20 Hospedagem de Sites

O que é Google SEO Starter Guide?

Essa ferramenta é nada mais, nada menos do que o guia oficial de SEO do Google. O Google SEO Starter Guide foi lançado há 7 anos e recebeu uma nova atualização no ano passado. O aplicativo é bastante útil para quem está começando ou já trabalha com SEO há algum tempo.

A nova versão do Google SEO Starter Guid é semelhante a anterior, mas conta com novos recursos que podem ajudar a qualquer empreendedor a otimizar seu site nos mecanismos de busca, melhorando por exemplo, a aplicação para visualização em dispositivos móveis.

O guia traz consigo boas práticas para que seu conteúdo seja encontrado pelos sites de busca. Ao reformular a ferramenta, o Google deixou de lado a sua ferramenta para webmasters e focou em trazer um novo guia focado em ajudar qualquer tipo de usuário da web.

O serviço é bastante útil já que um dos principais objetivos de sites e blogs em uma estratégia de marketing digital é justamente atingir o topo das buscas e atrair mais tráfego orgânico. Ranquear bem no Google pode determinar o sucesso de seu site, trazendo um publico mais qualidade e gerando mais oportunidades de negócios para sua empresa.

Como nunca foi simples, levar um site ao tipo, o uso do Google SEO Starter Guide é essencial para conseguir entender melhor como aplicar as técnicas de SEO. O guia é importante para dar um “norte”, já que é difícil driblar os algoritmos utilizados pelos mecanismos de busca, que estão cada vez mais complexos.

A dificuldade existe até por que o Google, principal site de buscas do mundo, não revela quais são as suas diretrizes oficiais para o ranqueamento nas buscas. A empresa apenas ajuda os usuários a tentar entender a plataforma por si só, e tem no Google SEO Starter Guide um bom professor para que empreendedores alcancem esse objetivo.

Como o Google Starter Guide pode me ajudar?

Apesar de existir a bastante tempo, a ferramenta nunca chamou tanta atenção como agora. Bom, como o guia elaborado pela equipe do Google, não há possibilidade de dispensar seu uso, não é mesmo? Mais ou menos, o SEO Starter Guide voltou a chamar atenção quando recebeu uma nova atualização no ano passado, antes as diretrizes do guia tinham sido atualizadas pela última vez logo após o seu lançamento.

Por esse motivo, o guia não vinha chamando a atenção já que o mercado digital passou por grandes transformações nos últimos anos, inclusive os próprios parâmetros que influenciam nos algoritmos de ranqueamento.

Após a atualização, os empreendedores passaram a ter um tesouro nas mãos, sem nenhum exagero! O guia tem informações atualizadas e oficiais do próprio Google, foi elaborada pela equipe da empresa que analisa e determina os principais fatores de ranqueamento.

Entendeu a importância? Tendo acesso ao guia será possível aprender bastante sobre como funciona a plataforma e atualizar seu site para que ele ganhe posições no Google e outros sites de busca.

Com o Google SEO Starter Guide você terá um aliado para desvendar as artimanhas do Google para ranquear sites em buscas orgânicas, podendo fazer com que seu site ou blog ganhe relevância e chegue ao topo mais rapidamente.

Confira o Passo a passo para criar o seu Blog

O que encontrarei no Google SEO Starter Guide?

Bom, seria possível listar todo o conteúdo do guia, mas vamos citar as principais informações que você pode encontrar facilmente e irão ajudar bastante a você com o seu site. Para não se perder em meio a tantas explicações, o Google listou o conteúdo do guia em diversas seções, desde as noções básicas até lições mais complexas.

Com o guia é possível aprender a verificar se o seu site está indexado ao Google, além de claro auxiliar na busca por posições em resultados de buscas. As dicas visam fazer os usuários entenderem como o Google compreende o conteúdo de uma página, fazendo com que seja possível torna-lo mais atrativo para a empresa.

O Google SEO Starter Guide também pode ajudar os empreendedores nos seguintes aspectos:

- Dicas para a criação de títulos, snippets, metatags e tags de cabeçalho.
- Dicas obre boas práticas para a estruturação de SEO.
- Estruturação da hierarquia do seu site ou blog.
- Criação de URLs amigáveis.
- Dicas para entender como os algoritmos de buscas buscam pelas URLs.
- Destaca a importância de uma boa navegabilidade, melhorando a experiência dos usuários a passarem por seu site.
- Otimização de conteúdos para sites e blogs.
- Como aplicar técnicas de SEO em fotos e na utilização de hyperlinks.
- Como tornar o seu site responsivo.
- Dicas para a promoção de sites e blogs.

O que mudou na nova atualização do Google SEO Starter Guide?

Entre outras novidades, o guia destaca a importância da contratação de um profissional de SEO para um site. A ferramenta detalha todos os serviços que podem ser prestados por esse profissional e ensina aos empreendedores a como contratar um especialista em SEO.

A nova atualização também trouxe consigo, como já falamos acima, a importância da adaptação dos sites e blogs a visualização em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O novo guia dá dica para a criação de sites responsivos, totalmente diferente da versão anterior que ainda recomendava o uso de páginas separadas para a exibição em celulares.

Outro foco da atualização do guia fala sobre os cuidados com os links em seus conteúdos. O Google SEO Starter Guide dá dicas para que o empreendedor possa tomar cuidado com alguns sites e aproveitar a reputação de boas referências para melhorar seu conteúdo.

O guia está disponível em nove idiomas, incluindo o português. A nova atualização do guia é recomendada para todos aqueles que buscam divulgar sites e blogs através dos buscadores.

Porém, se você já tem bastante conhecimento sobre as técnicas de SEO, o novo guia do Google não traz nenhuma grande revelação sobre a funcionalidade dos algoritmos do Google. Mesmo assim, é preciso estar sempre atualizado e para isso dar uma olhada no Google SEO Starter Guide pode ajudar bastante a sua empresa a crescer no mercado digital.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site

Gostou de nosso post? Compartilhe: