Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é ftp: para que serve e como utilizar

27/03/2021 às 09:32 Hospedagem de Sites

O que é ftp: para que serve e como utilizar

O termo FTP é a sigla para File Transfer Protocol – ou em português que significa Protocolo de transferência de Arquivo. Basicamente, trata-se de uma conexão que permite a troca de arquivos entre computadores que estão conectados na internet.

Podemos encaminhar todo tipo de arquivo para outros computadores, ou fazer um armazenamento desses em um servidor FTP. Ele ficaria disponível sempre que o usuário precisasse acessá-lo.

Vamos entender sobre tudo FTP e quais os programas que ele utiliza. Siga o conteúdo abaixo:

O que é ftp?

Protocolo de Transferência de Arquivos, ou seja, um conjunto de procedimentos que possibilitam que os computadores se comuniquem entre si por meio da internet. O FTP possui um conjunto de regras para que os dispositivos de uma rede TCP/IP utilizam para conseguir fazer as transferências de arquivos.

No momento em que estamos na internet, estamos utilizando vários protocolos diferentes. Usamos o HTTP para navegação, XMPP para receber e encaminhar mensagens, e o FTP para enviar ou receber arquivos.

Por que usar o FTP?

Podemos usar o FTP para lidar com quantidades grandes de arquivos, e para o desenvolvimento web. Quando fazemos uma alteração em algum site, podemos ter o gerenciamento das transferências dos arquivos por meio da sessão FTP. Sendo um método simples de passar arquivos específicos, adicionar os arquivos de imagens, modelos web, e outros tipos.

Quem mais utiliza o FTP são os profissionais de TI, para fazer a transferência de arquivos grandes e em várias quantidades, para um sistema fechado.
o que é ftp

Mas como o FTP funciona?

Ele é um protocolo entre cliente e servidor, onde o cliente faz uma solicitação dos arquivos e o servidor os fornece. Ele precisa de dois meios para conseguir uma conexão, sendo eles: o canal de comando – iniciando todas as instruções, carregando informações de quais arquivos podem ser acessados -, e o canal de dados – transfere os dados do arquivo entre os sistemas.

Os usuários precisam estabelecer uma conexão fornecendo as credenciais exigidas para o servidor FTP, normalmente é usado a porta número 21 padrão para comunicação. Existem dois tipos de conexão FTP: o ativo e o passivo.

  • Ativo: O próprio servidor cuida da função de aprovar as solicitações de acesso aos dados. Porém, esse modelo pode ter problemas com firewalls que bloqueiam as sessões não permitidas de terceiros.
  • Passivo: Quando o ativo tem problema como firewall, o passivo entra em jogo. Nele o servidor não tem a conexão ativa, o usuário estabelece o canal de dados e o canal para comando. O servidor compreende e não participa de forma ativa, possibilitando que o dispositivo faça grande parte do trabalho sozinho.

Servidor FTP

São como aplicativos para softwares, permitindo as transferências dos arquivos de um sistema para outro. Eles são computadores que possuem um endereço FTP, com o objetivo de receber as conexões FTP. Eles apenas executam as tarefas de “baixar” e “enviar”.

Quando enviamos os arquivos eles são enviados do nosso dispositivo para o servidor FTP, e quando baixamos os arquivos, eles são baixados do servidor para o dispositivo fechado. Em nível muito básico, possibilitando o encontro entre destinatário e remetente.

Quais programas são utilizados?

Podemos usar programas para gerenciar o FTP, administrando os dados do site e facilitando a transferência entre os computadores. Vamos ver alguns deles:

Classic FTP:

Esse programa entra na listagem com a função de facilitar o uso, possuindo uma grande similaridade em sua interface gráfica com o sistema operacional da Microsoft. Ele possui uma instalação descomplicada e é fácil de se configurar, nele podemos utilizar uma ferramenta de sincronização que faz uma verificação das pastas locais ou remotas, garantindo todas as atualizações.

O clássico FTP possui um mecanismo de arrasta e solta, tornando o movimento dos arquivos e documentos mais fácil no FTP. Ele também suporta o SSL, sendo compatível com o Sistema operacional Windows – XP, vista, 7,8 e o 10.

Smart FTP:

Ele é considerado um dos softwares mais completos, possuindo uma funcionalidade admirável e ferramentas muito úteis. Também podemos unir ele com outras plataformas de armazenagem dos dados – WebDAV, Amazon S3, Backblaze B2, Google Drive e OneDrive.

Sua interface é moderna e sem nenhuma complicação para cumprir as tarefas. O software também é compatível com FTPS, SFTP e o Over SSH. Podemos utilizar a ferramenta de organização dos envios de arquivos, também é possível editar o texto HTML dele para facilitar os elementos dentro dos sites. Ele também possui um suporte para IPv6, 1Password e para o HTTP Proxy.

arte sobre ftp

FireFTP:

O FireFTP possui código aberto, é gratuito e tem as ferramentas principais que o FTP precisa ter. Ele é exclusivo para o Mozilla Firefox e não possui nenhuma extensão para outro navegador.

Ele também possui o recurso de sincronização em tempo real para que os trabalhos fiquem atualizados. Esse Software é compatível com Sistema operacional Linux, Windows e para outras versões.

Any Client:

Ele é o programa FTP baseado em modelo web. Sendo assim, não é preciso fazer download de um software ou aplicativo para seu computador. Ele pode ser acessado pelo navegador, não possui nenhuma burocracia para ser usado.

É muito fácil utilizar o Any Client para fazer transferências de arquivos na internet, por meio de uma interface intuitiva para navegação rápida. O Programa também possui suporte SFTP, FTPS e muitos outros programas de armazenamento de dados e arquivos.

Cyberduck:

Possui o código aberto, sendo um programa com compatibilidade com plataformas diferentes e vários programas de armazenamento. O Cyberduck é uma alternativa para o SmartFTP, possuindo uma interface fácil para uso e navegação.

A instalação é gratuita e pode ser usada como cliente FTP, conseguindo fazer download e sincronização dos projetos criados. Ele funciona em sistema Windows e Mac.

Conclusão

Agora você sabe sobre o uso do FTP para ter mais segurança e rapidez na hora de transferir arquivos na sua hospedagem de sites. Assim como também vimos as várias opções de programas FTP que você pode utilizar, fazer testes, e separar aquele que melhor se destacou no seu site ou servidor.

Gostou de nosso post? Compartilhe: