Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é FTP e o que você precisa saber sobre ele?

21/10/2016 às 12:04 Novidades

O que é FTP e o que você precisa saber sobre ele?

Se você tem uma hospedagem de sites, pode ser que, uma hora ou outra, acabe deparando-se com a seguinte questão: o que é FTP e por que tanta gente fala sobre ele?

Primeiramente, quando algo é repetido inúmeras vezes, surge a curiosidade natural de saber sobre o que se trata… E é por isso que hoje, nós, da equipe da ISBrasil, resolvemos fazer um texto completo sobre o assunto!

Após ter finalizado a sua leitura, você perceberá que aprendeu sobre o que é FTP, quais os melhores programas de FTP e o que você deve levar em conta em matéria de como escolher um programa FTP.

Você está preparado? Então continue com a gente e acompanhe o conteúdo!

De onde surge a necessidade de um FTP

Se você tem um negócio na internet, seja ele um ecommerce, um site de afiliados ou um blog, por exemplo, em algum momento provavelmente será necessário enviar arquivos para a web, certo?

Seja uma imagem, foto, vídeos… Se você pretende deixar o seu site mais interessante e eficiente, é praticamente impossível trabalhar sem esse tipo de elemento visual.

Então, quando precisar fazer esse tipo de transferência de arquivo, surgirá a necessidade de contratar um serviço especializado.

Ao contrário do que muitos pensam, os sistemas de armazenamento em nuvem estão longe de ser as únicas opções para um empreendedor que atue na internet. Você também pode optar pelo “File Transfer Protocol”, também conhecido como programa de FTP.

protocolo ftp

O que é FTP?

Por ser o sistema de armazenamento em nuvem um serviço mais moderno e “propagandeado”, muitas pessoas acabam confundindo-o com a única solução disponível no mercado.
Mas isso não é verdade. Desde os primórdios da internet, os programas de FTP são responsáveis por pegar arquivos “offline” e colocá-los na web.

Mas o que é FTP exatamente? Bem, o “File Transfer Protocol” nada mais é que uma maneira fácil, dinâmica e bastante versátil de transferir arquivos. Através de um programa de FTP, usuários do mundo todo podem enviar e/ou receber documentos através de um endereço pré-estabelecido em seu navegador ou software instalado no computador.

File Transfer Protocol: como funciona a transferência de arquivos no FTP?

Agora que você já entendeu melhor sobre o que é o “File Transfer Protocol”, ou FTP, é hora de aprofundarmos um pouco mais o assunto.

Primeiro vamos explicar melhor como funciona o programa FTP e de quais maneira as transferências são executadas. Depois vamos falar um pouco sobre quais os melhores programas de FTP e finalmente daremos algumas dicas de como escolher um programa de FTP.

Bem, a transferência de arquivos em um programa de FTP é muito simples e se dá da seguinte maneira:

Existe um servidor e um cliente. O servidor é sempre o local onde os arquivos ficarão hospedados. Já o cliente é aquele que está realizando toda a operação.

Ao fazer a conexão entre as duas partes, um nome de usuário e servidor e um número de endereço IP são solicitados para que ocorra a autenticação.

Geralmente, quem utiliza esse tipo de transferência de arquivos (via programa de FTP) são pessoas que têm discos virtuais na rede e/ou criaram um website e já têm um sistema de hospedagem de sites.

Nestes casos, um “File Transfer Protocol” é bastante útil.

Quais os melhores programas de FTP?

Agora que já nos aprofundamos bastante no assunto, podemos chegar com mais tranquilidade até uma parte relevante do texto: vamos discutir um pouco mais sobre quais os melhores programas de FTP.

Na verdade existem diversos programas de FTP disponíveis na web, cada um com suas peculiaridades e diferenciais próprios.

Porém, pouca coisa varia: na maioria dos casos, a operação é bastante simples, bastando inserir o número do IP que consta no servidor, login e senha de usuários e pronto, a conexão será finalizada sem maiores problemas.

Apesar das pequenas mudanças, existe um software FTP que tem qualidade e credibilidade mais reconhecida pelo mercado: o Filezilla.

Com ele, você terá algumas vantagens bem importantes na hora de transferir arquivos:

Fácil Usabilidade

Se você pensa que utilizar um “File Transfer Protocol” é complicado demais, está enganado. Tudo depende da sua opção na hora de escolher o melhor programa de FTP.

Com o Filezilla, recomendado por nós neste texto, basta fazer a conexão para que o usuário tenha acesso total a todos os arquivos hospedados no sistema.

Além de poder fazer mais transferências de maneira simples e direta, os processos são feitos através de um painel que possui usabilidade incrível, dando a impressão de que você está trocando arquivos nas próprias pastas do PC (mas com uma velocidade mais lenta, já que o processo todo acontece na internet).

FTP

Extensa rede de apoio

Além disso, queremos fazer outra pergunta que levará você direto a outro grande diferencial do Filezilla:

O que há de muito legal em utilizar softwares de tecnologia que também são muito populares entre outros usuários da internet?

Bem, a resposta é um pouco óbvia: quanto mais utilizado for o programa de FTP, por exemplo, mais conhecimento cria-se sobre ele. Sendo assim, se você tiver qualquer dúvida sobre a plataforma, poderá acessar, em fóruns e pesquisas, muitas discussões de usuários que também já passaram pelas mesmas dificuldades que as suas.

Isso economiza bastante do nosso tempo, um artigo de luxo atualmente.

O Filezilla é gratuito

E o último grande diferencial do Filezilla é que ele é totalmente gratuito!

Isso mesmo, além de bastante fácil de utilizar e com uma ampla rede de suporte online, o Filezilla também não custa nada. Isso quer dizer que, se você estava pensando em pagar por um software FTP, pode considerar o corte desse custo para o seu negócio!

Quero usar o Filezilla, quais os próximos passos?

Agora que já falamos um pouco mais sobre quais os melhores programas FTP e recomendamos como escolher o seu, é possível que já esteja convencido(a) a utilizar o Filezilla.

Se este é o seu caso, não existe segredo algum: acesse o nosso passo a passo de como utilizar o Filezilla e aprenda rapidamente os primeiros passos do programa. Se ainda ficou alguma dúvida, já ensinamos também a dar os primeiros passo no FTP!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: