Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e quais os benefícios do SMarketing?

08/01/2020 às 22:31 Marketing

O que é e quais os benefícios do SMarketing?

Você já ouviu falar sobre SMarketing? Acredito que já! Mas, você sabe o que esse termo significa? Se ainda não sabe, você não tem noção do que está perdendo!

Esse conceito é essencial para qualquer empresa melhorar os seus resultados no mercado atual.

O conceito visa a integração dos setores de vendas e de marketing para gerar mais resultados e menos conflitos.

Essas duas áreas são primordiais para qualquer negócio e elas precisam se entender bem para a obtenção de bons resultados.

O que é SMarketing?

O termo SMarketing é uma junção das palavras Sales e Marketing. Sales em inglês significa Vendas, logo pode ser entendido em português como Vendas + Marketing.

Como já adiantamos acima, o conceito visa integrar os dois setores em prol de um melhor desempenho.

Apesar da expressão dar mais destaque ao setor de marketing, dentro deste conceito se prega o equilíbrio.

Nesse sentido, marketing e vendas atuam de maneira alinhada. A ideia é alinhar expectativas, designar objetivos e funções para maximizar o engajamento.

E como conseguir a integração destes dois setores? No SMarketing, há um acordo chamada de SLA, que busca organiza as diretrizes e processos da integração. Falaremos mais sobre ele abaixo.

Confira também: Por que ter uma loja virtual?  

Por que o SMarketing é tão importante para o meu negócio?

É bem simples! Há uma necessidade explícita de fazer os setores de vendas e marketing se entenderem.

O marketing é responsável por fechar os leads, o setor de vendas é responsável por fechar negócios. Para que a taxa de conversão e de vendas seja satisfatória é preciso uma integração entre as equipes.

Quem trabalha em uma das duas áreas sabe que desentendimentos entre profissionais de marketing e vendedores são comuns.

Quando não há processos bem definidos, a geração de leads e as vendas podem se tornar um caos.

Vendedores alegam que receberam leads desqualificados do marketing. Em contrapartida, os marqueteiros afirmam que o setor de vendas é preguiçoso e não consegue fechar negócios.

E é com problemas desse tipo, que muitas empresas convivem diariamente.

SLA: a salvação de vendedores e marqueteiros

A sigla SLA significa em inglês, Service Level Agreement. Se traduzirmos para português, podemos dizer que SLA significa Acordo de Nível de Serviço.

Esse acordo pode ser feito por duas ou mais áreas de uma empresa. Os acordos mais comuns são entre os setores de marketing e vendas.

Esse acordo visa delimitar as responsabilidades, metas e objetivos de cada setor. O intuito é dar fim a principal causa de conflito entre marqueteiros e vendedores: a qualificação de leads.

Lembra que falamos acima que vendedores reclamam de leads desqualificados e marqueteiros de preguiça por parte do setor de vendas? Então, o intuito principal do SLA é resolver este problema.

No acordo, ambas as partes ajudam a definir quais são as métricas e sinais para classificar os leads.

Assim, fica bem mais fácil avaliar a quantidade, e principalmente, a qualidade dos leads gerados por sua empresa.

Dessa maneira, seguindo os processos definidos no SLA, o marketing tende a gerar somente leads qualificados para vendas, que por sua vez, deve encontrar mais facilidade para fechar negócios.

O vendedor também consegue fazer o follow up dos leads para facilitar as vendas.

Além disso, o acordo define as metas e objetivos de cada setor, com o intuito de alinhar as expectativas.

Assim também delimita o que é responsabilidade de cada setor, para que não haja conflitos posteriores.

Veja abaixo como fazer um SLA entre os setores de marketing e de vendas da sua empresa:

  • Definição de metas: Defina o número de leads que o setor de marketing deve gerar o setor de vendas e defina metas de fechamento de negócios para os vendedores.
  • Classificação dos leads: defina ponto a ponto como será feita a classificação e passagem dos leads do setor de marketing para o seu time de vendas.
  • Defina os dados trocados entre os setores: Estipule quais são as informações que o setor de marketing deve passar para vendas e vice-versa.
  • Defina como será o atendimento do seu time de vendas: Estipule normas e ações que todos os seus vendedores devem seguir em uma negociação.

Depois de pronto, é hora de colocar o SLA em prática. Também é essencial acompanhar os resultados gerados pelo acordo, assim você pode fazer os ajustes necessários para tornar o processo ainda mais eficiente.

Quais são as principais vantagens do SMarketing para uma empresa?

A junção de vendas e marketing tende a trazer melhores resultados para qualquer negócio, independente do segmento e do porte.

Abaixo falaremos sobre os principais benefícios do SMarketing para o seu negócio, confira:

Redução de conflitos entre os setores

O SMarketing é eficiente em seu principal propósito. Com a definição de um SLA, os setores de vendas e marketing, devem conseguir alinhar expectativas e entender melhor suas funções dentro da empresa.

Dessa forma, seu negócio ganha em produtividade, conversões e vendas.

Geração de leads qualificados

O motivo do fim do conflito entre marketing e vendas é a geração de leads qualificados.

Através do acordo entre os setores, fica definido os métodos para classificação do lead, ajudando ambas as equipes a qualificarem e trabalharem melhor os potenciais clientes.

Nutrição de leads estruturada

Com a definição de processos, a nutrição de leads consegue ser bem mais estruturada. ]

Assim, a jornada do cliente pelo funil de vendas é mais rápida. Dessa maneira, o número de leads qualificados se torna maior e a passagem de leads do marketing para vendas fica mais bem definida.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: