O que é e por que fazer web scraping dos meus concorrentes?

26/09/2018 às 16:09 Ajuda

O que é e por que fazer web scraping dos meus concorrentes?

O web scraping é uma das técnicas mais utilizadas no meio do Outbound Marekting e que pode fazer sua empresa gerar insights valiosos e potencializar uma tomada de decisão mais assertiva.

A partir dessa tática, é possível extrair dados de seus concorrentes e analisa-los para se inteirar melhor sobre seu mercado.

Além de realizar uma estratégia de inbound marketing e de marketing de conteúdo, contar com ações voltadas para o outbound marketing também é importante.

É logico e comprovado que a produção de conteúdo é o meio mais eficaz de atrair e conquistar clientes, mas sua empresa não deve parar por aí.

O web scraping serve tanto para outbound como para o inboud marketing e deve ser usado com inteligência. Através desse conceito é possível criar uma ação de marketing integrada com atração através de conteúdo e também com o contato direto com os clientes.

De ambas as formas, o uso do web scraping é essencial para melhorar a efetividade dos seus resultados.

Criar uma máquina de conteúdo ou uma máquina de disparo direto com os consumidores é bastante difícil e trabalhoso, por isso é preciso utilizar todas as técnicas possíveis para otimizar esses processos, entre elas: o web scraping.

O que é web scraping?

A técnica de web scraping consiste em uma rápida extração de dados e exportação das informações para planilhas com a intenção de realizar uma análise profunda do desempenho de concorrentes, etc.

Acho que todos nós, já entramos em algum site, retiramos algumas informações dele e fomos analisar, isso é normal no mundo do marketing atual, não é mesmo? Bom, esse processo pode levar horas se for realizado manualmente, sendo bastante cansativo e estressante.

Com o web scraping é possível otimizar esse tempo e ter uma base de informações consistentes para uma análise aprofundada e uma possibilidade real de uma geração de insights que possam colocar sua empresa na trilha de novas oportunidades de negócios.

O web scraping está ligado a bots automatizados através de linguagens de programação como  a Python, por exemplo, que não é nada tão completo e pode ser dominado por qualquer profissional de marketing.

Existem até algumas ferramentas e aplicativos que podem ser usados para que possamos realizar web scraping rapidamente e sem muito conhecimento no assunto.

Com isso, é possível baixar dados de qualquer página da web para serem analisados em minutos.

Por que fazer web scraping dos meus concorrentes?

Já falamos aqui no blog sobre data driven marketing, ou seja, marketing orientado por dados e mostramos como é importante para qualquer empresa se basear em informações concretas do que no achismo.

Guiar-se por dados é a maneira mais correta e eficaz de medir os pontos fracos e fortes de sua estratégia de marketing e se preparar para enfrentar os concorrentes em pé de igualdade.

Apesar de ser uma prática malvista por alguns, o web scraping pode e deve ser utilizado como ferramenta útil para garantir a potencialização da sua base de dados.

Fazer web scraping é relativamente e funcional para qualquer negócio e dentro do mercado em que estamos inseridos com uma concorrência cada vez mais voraz, sob uma crise econômica e dificuldades para consolidação e crescimento é preciso considerar o uso de todas as técnicas possíveis possa ajudar na manutenção de nossos negócios.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Por que o web scraping não é visto com bons olhos por parte do mercado?

O uso do web scraping tem uma má reputação para parte do mercado, principalmente por que hackers tem usado essa técnica para extrair dados pessoais, cometer fraudes, entre outros crimes virtuais.

Vendo por esse lado, o web scraping pode ser um aliado para violar direitos autorais e burlar a segurança de sites, mas é claro que se usado com consciência não há qualquer risco.

É comprovado, que quando usado para fins comerciais é possível e totalmente louvável que se consiga tirar vantagens competitivas perante os concorrentes.

Porém como muitas vezes, a técnica é explorada de maneira irregular e abusiva, isso pode insegurança como já acontece em camadas do ambiente corporativo.

O certo é que os usuários que utilizarem dessa estratégia devem fazê-lo com o máximo de clareza possível e com um objetivo claro e simples de analisar os concorrentes.

Web Scraping é legal ou ilegal?

Por definição, a prática de web scraping não é considerada ilegal. Qualquer usuário pode inclusive extrair informações do seu próprio site, por exemplo. O problema está na violação da privacidade de sites.

É claro que nenhum concorrente vai gostar que você acesse o site dele e use scrapers (nome dados aos robôs que fazem o web scraping) para recuperar dados.

Porém, caso seu objetivo seja estritamente comercial é possível ainda que se faça uma troca de informações entre você e o concorrente em questão.

É por isso que muitos sites já utilizam de medidas técnicas de programação para proteger seus sites, evitando que sem uma permissão prévia se torne possível acessar as informações.

Se isso aconteceu com você, basta que você respeite os termos de serviço do site em questão e envie uma solicitação para acesso.

Conclusão

Sendo aplicada dentro da lei e com respeitabilidade, a técnica de web scraping não deve trazer nenhum problema para sua empresa.

No mercado atual, é preciso usar todas as ferramentas possíveis para analisar os motivos do sucesso e do fracasso de seus concorrentes.

Acessar dados públicos e ter acesso a informações mais aprofundadas sobre público e ações de marketing é essencial para qualquer empresa que queira crescer no mercado atualmente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: