Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como utilizar o comando Shutdown no Linux

21/01/2021 às 12:23 Hospedagem de Sites Ajuda

O que é e como utilizar o comando Shutdown no Linux

Fazer o desligamento ou até mesmo reiniciar o servidor de forma correta, é importante para todo tipo de sistema operacional. Essa segurança ajuda a manter as coisas funcionando de forma correta e sem problemas, por exemplo, fechando o servidor de linha de comando notificara todos os usuários que estão conectados que o sistema estará se desligando em breve, portanto essa é uma forma segura.

Assim como a maioria dos sistemas operacionais permitem que você desligue seu computador de maneira diferente. No sistema operacional Linux não é diferente, ele também possui maneiras de desligar, reiniciar ou suspender a máquina baseada em Unix com total segurança. Aposto que você ficou muito interessado nessa segurança, não é mesmo? Afinal, quanto mais seguro seu computador estiver, melhor será para você.

Por esse motivo, separamos um passo a passo de como você pode utilizar o comando Shutdown no Linux para desligar ou reiniciar se VPS – Virtual Private Server - com segurança e continuar sempre aproveitando todas as vantagens do Linux. Confira abaixo e aprenda a acionar o sistema para desligar de forma programada.

O que é o comando Shutdown

Esse comando tem por objetivo fazer o desligamento, reinicialização ou suspender o uso da máquina. Ele pode ser feito em praticamente todos os sistemas operacionais, você pode usar para desligar o sistema de forma imediata ou até mesmo programar para enviar um aviso aos usuários de um servidor que dentro de um prazo de tempo o mesmo ira ser desligado.

Comando shutdown no sistema Linux

Digamos que você quer utilizar o comando no CentOS ou Ubuntu, assim como os outros eles também permitem o desligamento, reinicialização e pausa no funcionamento do sistema. Veja o comando usado para poder fazer o desligamento:

Shutdown [OPTIONS] [TIME]  [WALL]

O comando [OPTIONS] permite que seja lançado uma mensagem para as pessoas que estão no servidor, o objetivo é avisar que o sistema será desligado e podem salvar os trabalhos.

A forma da string de hora é feita da seguinte forma: hh:mm: Hora: minuto.  Esse comando defini o tempo que você quer que a máquina seja desligada, caso você queira que o desligamento aconteça dentro minutos, basta colocar digitar o comando +m e pronto.

Desligamento imediato:

Para desligar a máquina imediatamente você deve utilizar o seguinte comando: Shutdown.

Ou você também pode usar: Shutdown Now. Ele pode ser usado no CentOS e Ubuntu do Linux, é um comando básico que defini um minuto antes de efetuar o desligamento de tudo.

c) Reinicializar o VPS:

  • Para reiniciar o sistema de maneira segura, utilize o comando:

Shutdown –r

  • Ele define um tempo em 1 minuto antes de prosseguir a reinicialização. Para reinicialização imediata utilize:

Shutdown –r Now

  • E para definição de tempo para reinicialização utilize:

Shutdown –r hh:mm

  • E para reiniciar o sistema dentro de minutos ou horas use:

Shutdown –r +m

Agora vamos ver algumas opções adicionais utilizadas no comando:

  • -poweroff, -P: Ele desliga o sistema e/ou unidade;
  • -reboot, -R: reinicia o sistema;
  • -halt, -H: para a máquina.

Conclusão

Como vimos, o comando shutdown é muito útil para quem utiliza o Linux, seja em sua máquina pessoal ou em um servidor dedicado. Não deixe de acompanhar mais dicas de tecnologia, desenvolvimento web e marketing digital aqui no blog da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: