Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como usar o Reddit para aguçar a criatividade

20/11/2018 às 19:29 Novidades Redes Sociais

O que é e como usar o Reddit para aguçar a criatividade

Quem ter uma ajuda e ficar por dentro de vários assuntos na internet?

Entre no Reddit! Muito pouca gente conhece esse site que funciona de maneira diferente de outras redes sociais, mas é possível realizar amplas pesquisas, ter acesso a diversas opiniões através dos fóruns e ficar inteirado sobre uns assuntos.

Antes de tudo, é preciso saber que apesar de parecer, o Reddit não é uma rede social tal qual estamos acostumados no Brasil.

Não há grandes semelhanças entre o site e o Facebook, por exemplo. É preciso entender que o Reddit conseguir unir fatores de uma rede social com fóruns e tem como foco principal o conteúdo.

Isso coloca o Reddit em outro patamar. No site, o que está em foco não são as fotos do evento que você participou, mas assuntos que podem ajudar em debates, na discussão de pontos importantes e na construção de estratégias eficientes para diversos assuntos.

Independente se você trabalha com marketing, com design, entre outros segmentos, muitas vezes precisamos de insights. Pense que você está numa reunião de trabalho e é hora de fazer um brainstorming do seu novo projeto.

O Reddit é um site que pode te ajudar a fomentar novas ideias sobre os assuntos mais falados do momento.

Para desenvolver uma nova ideia, você pode entrar no Reddit e pesquisar sobre o assunto que desejar e tentar agregar ideias aos seus novos projetos.

No site, é possível ter acesso a conteúdos escritos por editoras e jornalistas e também por leitores, o que ajuda a diversificar as opiniões sobre um mesmo assunto.

Como funciona o Reddit?

Bom, vamos agora abordar mais profundamente como o Reddit funciona. A ideia é bem simples, o usuário pode criar sua conta gratuitamente.

A partir disso, ele tem acesso a uma lista de fóruns com conteúdos variados, escritos por diversos usuários ao redor do mundo.

 E como avaliar a relevância de cada comentário no fórum? É simples! O site organiza os fóruns colocando os comentários de melhor avaliação no topo e os de pior avaliação no rodapé da página.

E como funciona o sistema de avaliação das postagens no Reddit? O site criou um sistema de avaliação que consiste em dar valor a opinião de cada usuário.

Através de dois ícones o upvote e o downvote, você avaliar bem ou mal o conteúdo, respectivamente.

Esse sistema é bastante eficaz para avaliar a relevância das postagens, além de fomentar o interesse de todos para avaliar todos os comentários do fórum.

Com o sistema de avaliação do Reddit, é possível destacar os tópicos mais positivos, fazendo com que eles sejam mais vistos dentro do fórum que debate um assunto X.

Da mesma forma, os comentários que possuem uma péssima avaliação são “deixados de lado” dentro do fórum.  E apesar de não se ter a comprovação científica do que a rede dispõe para os usuários, sempre é possível entender e achar comentários que gerem insights valiosos para uma empresa, por exemplo.

Em resumo, esse formato de funcionamento do Reddit pode ajudar a fomentar novas ideias, gerar algo original e inovador, podendo potencializar todo o trabalho de sua empresa.

Esse sistema de avaliação pode ajudar ainda os usuários a terem um acesso mais fácil ao melhor do conteúdo da plataforma, já que o coloca em destaque.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Por que o Reddit pode ser considerado diferente de uma “rede social comum”?

Como já vimos acima, o Reddit foca no conteúdo, este é o ponto mais importante da plataforma. Diferente das redes sociais, o site consegue dar foco a uma opinião científica e também a uma opinião popular.

No Reddit, as comunidades são organizadas nos chamados sub-reddits, que podem ser seguidos por qualquer usuário da plataforma.

Isso torna a plataforma em uma coleção de informações sobre assuntos do gosto do usuário.

E tem mais! De maneira semelhante neste caso como o que acontece nas redes sociais, o Reddit é altamente personalizável. Assim, o usuário pode escolher entre diversos tipos de conteúdo, tendo a opção de seguir aquilo que mais deseja.

Em outras palavras, você pode configurar o Reddit para ser uma “extensão da sua personalidade”.

Quem se interessa por marketing digital, por exemplo, pode seguir comunidades sobre o assunto, sejam elas mais generalistas ou mais específicas.

O que pesa contra o Reddit no Brasil?

Depois de todas as vantagens que falamos acima, de um sistema de avaliação mais democrático, do número de comunidades existentes, da possibilidade de personalização, entre outros pontos.

Existe uma desvantagem que acaba, de certa maneira, travando a popularidade do Reddit no Brasil: mais de 90% do conteúdo da plataforma está em inglês.

Apesar da comunidade brasileira na plataforma vir crescendo nos últimos anos, o idioma pode dificultar o interesse de muitos brasileiros.

Esse é o ponto que acaba tornando o crescimento do Reddit no Brasil muito lento.

Já esta pronto para usar o Reddit?

Ao longo do texto, podemos perceber que o Reddit é um sistema que mistura características de uma rede social com um site comum de fórum digital.

Essa junção, faz com que a plataforma possa ser considerada uma biblioteca de conteúdo.

Com isso, o Reddit une o poder dos fóruns que geram grandes debates na internet com a personalização da plataforma para cada usuário, semelhante as redes sociais mais populares no Brasil.

Quem trabalha em qualquer setor no mercado digital tem no Reddit uma opção viável para obter informações, ter insights valiosos e garantir que seus projetos se tornem um sucesso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: