O que é e como usar o Marketing de Guerrilha para conquistar mais clientes

18/11/2018 às 11:09 Marketing

O que é e como usar o Marketing de Guerrilha para conquistar mais clientes

O marketing de guerrilha é bastante usado no mercado concorrido da internet atual.

Com cada vez mais concorrentes independente do segmento de mercado, é preciso criar novas maneiras e apresentar soluções criativas para se destacar na web.

Quando você for planejar a nova campanha de marketing da sua empresa, você deve pensar em diferenciais que podem aumentar a competitividade para divulgar e tornar seus produtos e serviços um sucesso.

E para implementar uma nova campanha é preciso usar de estratégias do marketing de guerrilha com a intenção de causa cada vez mais impacto nos consumidores.

Esse tipo de marketing leva esse nome por ser baseado numa diretriz de divulgação mais agressiva.

O nome “marketing de guerrilha” foi criado pelo americano Jay Conrad Levinson, na época da Guerra do Vietnã, que culminou numa das maiores derrotas dos Estados Unidos em guerras no século 20.

Jay era publicitário e construiu o marketing de guerrilha através da analogia da guerra.

Segundo ele, os vietnamitas eram bem menos poderosos do que os americanos, mas conheciam seu território e criaram táticas de guerrilha para derrotar o seu inimigo.

Esse conceito serve principalmente para as empresas menores.

Por que?

Por que assim como os vietnamitas na guerra do século passado, são empreendedores que possuem limitações financeiras e tem no marketing de guerrilha uma estratégia para fomentar seu negócio e aumentar o impacto das suas soluções no público, mesmo com um investimento baixo.

Teste 30 dias de E-mail Marketing.

Quais tipos de empresas devem investir no Marketing de Guerrilha?

Qualquer empresa que queira conhecer e adotar métodos que diminuam o custo de investimento, conseguindo aumentar o ROI de suas campanhas, diminuindo despesas e aumentando receitas, podem e devem utilizar de táticas do marketing de guerrilha.

Para isso, é preciso conhecer esse conceito e passar a criar ações de impacto para o seu segmento de mercado.

E o principal diferencial do marketing de guerrilha é a abordagem. É preciso lembrar que com a era digital, nós recebemos um grande volume de informações diariamente e por isso é preciso impactar o potencial cliente para conquista-lo.

Além de ser mais exigente, o consumidor atual é mais seletivo e por isso escolhe melhor os anúncios e separa tempo e atenção para um número reduzido de marcas.

Esse é um dos motivos do declínio do marketing tradicional, muitos anúncios na TV acabam passando despercebidos pela falta de impacto.

O marketing de guerrilha tem como principal objetivo ser o mais chamativo possível, ou seja, ser um anúncio, um comercial, uma postagem que seja impossível de ser ignorada, algo que realmente desperte a atenção do seu público.

Como implantar uma estratégia de marketing de guerrilha eficiente em sua empresa?

É preciso focar o marketing de guerrilha nos pontos certos. Quando falamos em gerar impacto, precisamos lembrar que ele pode ser tanto positivo como negativo.

Por isso, na hora de criar ações de guerrilha é preciso ser bastante cauteloso para que “o tiro não saia pela culatra”.

Confira nossas dicas para implantar marketing de guerrilha no seu negócio:

Estude seu mercado, e principalmente, o seu público

Assim como em outros setores, para fazer marketing é preciso conhecer o mercado onde você está inserido.

Puxando para o marketing de guerrilha, pense em como você irá impactar o seu público, se você não sabe o que ele precisa, não entende o comportamento dele, etc.

Por isso, o primeiro ponto para ter sucesso com marketing de guerrilha é o conhecimento de mercado.

Conhecer o seu público é essencial tanto para manter os clientes atuais como para ampliar a conquista de novos.

É importante que você formate corretamente o perfil das suas personas, somente assim você poderá criar uma nova campanha, implementar táticas do marketing de guerrilha e conseguir impactar positivamente a sua audiência.

E nesse estudo para conhecimento de mercado, também precisamos frisar que é preciso adotar a linguagem certa, estar nos lugares certos para ter sucesso em novas campanhas.

Existem algumas campanhas que podem ser mais provocantes, desafiadoras ou mesmo mais humorísticas, tudo depende do seu público e dos seus objetivos.

O ideal é que o impacto conseguido por táticas de marketing de guerrilha não seja visto de forma pejorativa e tenha uma repercussão negativa, por isso é preciso manter-se fiel a sua linguagem, aos seus canais de comunicação, para obter o resultado desejado.

Se for preciso, adapte a linguagem, explore outros canais, mas nunca mude ou abandone meios que já se mostraram eficientes para o marketing do seu negócio.

Confira também: O que é blacklist? Como ela influencia suas campanhas de e-mail marketing?

Busque fazer um marketing original

O marketing de guerrilha também incentiva a busca pela originalidade.

É lógico que hoje é difícil ser original, afinal existem inúmeras ações de marketing e é difícil “inovar de verdade” no mercado digital.

Mesmo assim, é preciso estimular a criatividade da sua equipe de marketing e pensar em formatos de campanhas que sejam o mais originais possíveis.

Não dá para somente copiar a campanha de um concorrente. Isso resultará num anúncio que passará batido pelo seu público ou que será comparado a outros e esse não é o objetivo.

Por isso, o ideal é que a sua ideia seja original.

É lógico que você pode usar a tecnologia, pode usar canais de comunicação já existentes, mas é preciso pensar maneiras de utiliza-los de uma forma que eles nunca foram usados.

Busque por referenciais para se inspirar e aguçar a criatividade da sua equipe de marketing.

Isso pode ajudar a fazer um brainstorming proveitoso e que podem ter características originais e criar impacto em sua audiência.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: