O que é e como fazer uma Thank you Page?

02/10/2018 às 20:09 Ajuda

O que é e como fazer uma Thank you Page?

Uma Thank You Page pode ser o caminho ideal para ganhar mais leads. Já está bem claro no marketing digital que é de extrema importância a criação de páginas focadas em conversão de leads, isso é fato.

Chamamos estas páginas de Landing Pages, mas além delas é preciso criar uma Thank You Page, que é uma página de agradecimento aos usuários.

Muitas vezes, quando um usuário assina sua newsletter, por exemplo, ele é redirecionado para a página inicial do site da sua empresa ou para algum material rico.

Porém, muitos profissionais de marketing têm notado que criar páginas de agradecimento, Thank You Pages, podem trazer muitos benefícios para a relação da sua empresa com o cliente.

O que é Thank You Page?

Como falamos acima, uma Thank You Page é uma página de agradecimento aos usuários por eles terem cumprido uma ação que você determinou.

Por isso, essa página pode ser tratada como parte final no processo de conversão de leads.

Quando uma pessoa é redirecionada para uma página desse tipo é por que ela já se tornou um lead, ou seja, ela já deu permissão a sua empresa de coletar dados através de uma landing page.

Pensando assim, a Thank You Page deve ser o primeiro contato do seu novo lead e por isso se tem a obrigação de agradecê-lo. A intenção é deixar claro para o usuário o que acontece em seguida.

Se sua empresa prometeu um ebook na landing page, por exemplo, deixe claro como o usuário receberá o material, se por e-mail ou link direto, etc.

Em outro exemplo, se o usuário fez uma cotação de serviço com sua empresa, mas não chegou a contratar, deixe claro que ele irá receber uma ligação ou um e-mail de um de seus representantes de venda.

A Thank You Page não tem o intuito apenas de agradecer ao usuário, como também de atender as suas expectativas.

Lembre-se que nessa fase, a pessoa já terá passado por todas as etapas de conversão e já terá concretizado a ação necessária, se tornando um lead de sua empresa.

Por isso, você não pode deixá-la esperando ou deixa-la sem nenhuma resposta.

Por isso, além de agradecer ao usuário, é preciso mostrar claramente a ele onde está o que ele espera encontrar, como já falamos no parágrafo acima.

Ter essa preocupação é essencial para garantir que o lead tenha uma impressão do trabalho de sua empresa.

Confira também: Como criar um blog?

Como fazer uma Thank You Page?

Além de agradecer e atender as expectativas dos leads, a Thank You Page também deve conter maneiras de manter os usuários navegando no site da sua empresa.

Geralmente, as landing pages não possuem menu de navegação, nem abrem possibilidade para links de redirecionamento.

Como a conversão já foi feita, a Thank You Page é o local ideal para convidar o usuário a continuar navegando no site da sua empresa, propondo a ele um link de redirecionamento para a sua página.

O uso de CTAs (Call to Action) também pode acontecer na Thank You Page com a finalidade de manter o usuário em seu site.

Isso torna possível oferecer a ele a oportunidade de uma nova conversão, por exemplo, oferecendo mais materiais ricos ou posts no seu blog.

Mas calma, isso pode ser muita informação para a cabeça do lead, então não tente simplesmente vender um novo serviço, fazer uma nova conversão, busque algo mais leve como por exemplo, compartilhar um conteúdo nas redes sociais ou seguir as redes sociais de sua empresa.

Lembre-se que a Thank You Page serve principalmente para agradecer ao lead e mostrar para ele quais são os caminhos que ele pode seguir dentro do processo de conversão.

Por isso, você deve pensar no objetivo desse tipo de página antes de pôr em prática em sua estratégia de marketing.

Tudo depende do seu objetivo com a página. Se você espera que o usuário possa nutrir um relacionamento mais próximo de sua empresa, por exemplo, faça com que ele siga as redes sociais do seu negócio.

Se você espera receber o feedback dele, busque colocar uma caixa de comentários ou formulário para receber a opinião dos clientes.

Também é preciso levar em conta a etapa do funil de vendas que o usuário se encontra.

Landing pages confirmam o usuário como um lead de sua empresa, mas é preciso ter uma noção do histórico de cada usuário para saber qual é o nível de relação dele com a sua empresa.

Além disso, existem muitas ofertas de material rico em estágios iniciais do funil de vendas o que mostra que levar um usuário a venda através de uma Thank You Page pode ser um objetivo completamente errado.

Por isso, é preciso criar uma Thank You Page otimizada dentro do objetivo de sua empresa, e claro, realizar testes para confirmar a sua efetividade. É por isso que é preciso pensar bastante para não errar nos CTAs.

Conclusão

Como vimos, uma Thank You Page é uma página de agradecimento, mas está longe de ser apenas simbólica.

Através dela é possível nutrir uma relação mais amistosa e confiável entre empresa e cliente.

Com a estratégia certa, uma Thank You Page pode gerar excelentes resultados, levando usuários a próxima etapa do funil de vendas com apenas um clique.

É importante que os empreendedores considerem essa ferramenta em seu negócio e saibam aproveitá-la.

É essencial que o foco da conversão seja na melhor experiência do usuário e criar uma Thank You Page pode ser a melhor maneira de unir um agradecimento a um convencimento e geração de confiança dele em relação a sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: