O que é e como criar um Mapa Estratégico?

29/06/2019 às 08:53 Ajuda

O que é e como criar um Mapa Estratégico?

Quando montamos uma empresa temos diversas dificuldades a serem enfrentadas. O mercado digital está cada vez mais competitivo e isso pode acabar com negócios antes mesmo que eles possam prosperar.

Por isso, é preciso adotar formas de organizar as ideias e acelerar o crescimento como a criação de um mapa estratégico.

Através dessa ferramenta simples, você consegue compilar os principais pontos da sua empresa, como por exemplo, objetivos, valores e estratégias a serem trabalhados pelo seu negócio.

O mapa ajuda a nortear a sua empresa no mercado digital e pode ser de grande valia para ordenar melhores ações, investimentos mais assertivos e garantir bastante retorno no curto prazo.

Além disso, o mapa é feito em uma única página, o que facilita na visualização de todos os pontos. É possível comparar e relacionar todos os fatores e aparar as arestas para levar o seu negócio ao sucesso.

O que é e qual é a importância de um Mapa Estratégico?

O mapa estratégico é representação visual de todos os fatores necessários para a sua empresa gerar resultados no mercado.

A ideia é que você tenha uma visão geral das ações e investimentos que você deve realizar para alcançar os objetivos traçados.

Essa ferramenta é bem prática e ajuda bastante empresas de todos os portes, facilitando a entrada no mercado e a formação de uma cultura organizacional forte.

O mapa estratégico é importantíssimo para todos os colaboradores da empresa, através dele você pode comunicar os planos do negócio e relatar quais são os principais objetivos da empresa.

Por estar em uma página única e ser uma representação visual de um negócio, o mapa estratégico é essencial para a gestão de recursos, o controle de desempenho e obtenção de resultados.

Esse instrumento busca deixar claro o planejamento estratégico da empresa, listando as ações e os investimentos necessários para alcanças as metas propostas.

Ele também relacionar estes fatores para exemplificar os motivos pelos quais é importante alcançar metas e objetivos, e deixar claro qual é o papel de cada colaborador dentro desse processo.

A ideia é mostrar perspectivas de curto, médio e longo prazo para traçar ações que tornem a empresa mais rentável, que agregue valor e gere autoridade para o negócio e que aprimore processos internos e os recursos da empresa.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Como montar um mapa estratégico assertivo?

A construção de um mapa estratégico é bem simples, e a sua assertividade depende do nível de profundidade em relação a todos os fatores que envolvem o sucesso de uma empresa.

Para isso, é preciso estudar bem o mercado e ter dados confiáveis. Confira o passo a passo abaixo:

  • Objetivos principais: Uma boa ideia é começar o mapa estratégica de cima para baixo. Então, o primeiro passo é definir os principais objetivos da empresa. Estes objetivos e metas devem ser baseados no propósito da sua empresa no mercado, assim você terá um norte para a definição dos objetivos.
  • Proposta de valor: Com os objetivos definidos, é hora de montar a sua proposta de valor. O que o seu negócio oferece ao cliente? Essa é a hora de entender como as suas soluções resolvem as dores dos seus clientes. Estude bem o seu cliente e busque montar uma proposta de valor que responda a seguinte pergunta do cliente: por que devo compra de você e não do seu concorrente?
  • Estratégias: Agora é hora de definir as estratégias que você adotará para alcançar os objetivos. De acordo com as metas traçadas, você deve montar estratégias de marketing e de vendas para tornar a sua empresa mais rentável, com processos enxutos e ações certeiras.
  • Relacionamento com o cliente: É preciso pensar no relacionamento com os clientes. Essa é uma maneira de realizar ações que visam conquistar novos clientes e reter os clientes atuais. Quanto maior a base de clientes fidelizados, mais vendas recorrentes sua empresa fecha e mais rentável ela se torna.
  • Processos internos: Olhar para dentro da empresa também é muito importante! O aumento de receitas também pode vir pela diminuição dos custos e a adoção de medidas que aumentem a produtividade. Dessa forma, você otimiza o atendimento aos clientes e traz mais qualidade de vida para seus colaboradores.
  • Estratégias de crescimento: Exemplifique os seus objetivos em dados. Essa é a última parte do mapa estratégico e ela foca em descobrir o que é necessário para atingir o objetivo. Quantos colaboradores, qual é o montante de investimento e quais as competências e habilidades necessárias para atingir os objetivos.

Quais são as vantagens de montar um mapa estratégico?

O mapa estratégico traz inúmeros benefícios para qualquer empresa, independente se ela está entrando no mercado ou precisa se reposicionar.

Essa ferramenta torna tudo visual e isso ajuda bastante a reforçar uma cultura organizacional entre os colaboradores da sua empresa.

Isso é essencial para promover melhoras internas em seu negócio. E claro, é essencial para dar um norte e mostrar os caminhos para o crescimento.

Dessa forma, é muito mais fácil, montar um plano e colocá-lo em prática. Além de tornar mais fácil o acompanhamento dos seus resultados e melhorar a sua estratégia em certos pontos.

Montar um mapa estratégico também ajuda a manter o crescimento contínuo do seu negócio na internet.

Assim é possível medir a estrutura necessária para alcançar os objetivos e traçar estratégias para obtê-la sem grandes dificuldades.

 Aprimorar habilidades e competências e prover soluções mais robustas é essencial no mercado, e o mapa estratégico pode mostrar as melhores maneiras de você conseguir desenvolver ao longo do tempo, e tornar o seu negócio uma referência no seu segmento de mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: