Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como aplicar uma estratégia de marketing conversacional

25/11/2018 às 18:09 Loja Virtual

O que é e como aplicar uma estratégia de marketing conversacional

O marketing conversacional é um segmento desse setor que tem foco em tornar os profissionais mais preparados para a transformação digital da nossa era e conseguir potencializar o uso da tecnologia no relacionamento com o cliente.

Esse tipo de marketing foi um conceito formulado por uma empresa americana e é definido como uma estratégia utilizada por empresas para diminuir o ciclo de venda, conseguindo entender o comportamento e as necessidades dos clientes mais rápidos, isso pode levar o cliente a comprar produtos e serviços mais rápido.

A estratégia se baseia em processos que visam a montagem de uma experiência de compra mais personalizado e que pode ser o diferencial para garantir mais vendas e facilitar a fidelização dos clientes.

Com isso, o marketing conversacional possibilita uma comunicação mais humanizada e imediata.

Esse conceito visa gerar mais engajamento e fazer com que o usuário possa comprar um produto sem precisar esperar pela resposta do seu atendimento.

Num exemplo prático, digamos que você queira já tenha decidido comprar um livro, você já pesquisou, tirou todas as dúvidas e viu que ele é o melhor. A partir disso, você entra em vários sites e escolhe uma livraria.

Você procura e acha o livro à venda no site, você mesmo sabe o preço, você compra o serviço com seu cartão de crédito e depois marca para retirar em uma loja próximo da sua casa.

Marketing e Experiência de Compra

Viu como nessa experiência de compra você não precisou falar com atendentes? Você mesmo, passo a passo, através do sistema de compra da loja virtual que você escolheu, você conseguiu escolher, comprar e retirar o produto.

Essa é a ideia do marketing conversacional, integração do marketing com a tecnologia.

A ideia do marketing conversacional é enfrentar e derrubar as barreiras do marketing tradicional. Imagine como era há algum tempo atrás e como ainda é nos dias de hoje, quando uma empresa recebe várias mensagens de clientes querendo tirar dúvidas.

Nesse contexto, quanto mais você demorar e quanto pior você responder ao cliente, mais vendas você tende a perder. E isso acontece de forma natura por que é difícil escalabilidade nesse sentido.

Afinal, apenas as grandes empresas possuem equipes de atendimento grandes para conseguir dar conta de toda essa interação e mesmo assim o sistema é falho.

É por isso que o marketing conversacional busca o uso da tecnologia como ferramentas automatizadas e o uso chatbots (robôs virtuais) para dar mais rapidez ao atendimento, torna-lo mais humano e personalizado.

Um assistente virtual, por exemplo, pode ser programado para ter as respostas para as mais diferentes dúvidas e consegue atender vários clientes simultaneamente.

Isso pode ajudar sua empresa a vender mais e reter certos custos. E com isso, você pode preparar a sua equipe de atendimento para ações mais otimizadas, incluindo a tarefa de identificar os pontos fracos dos chatbots e melhorá-los.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Quais são as principais ações em estratégias de marketing conversacional?

Esse conceito de marketing, assim como todos os outros, se baseia na criação de ações para levar o cliente a cumprir a jornada de compra mais rápido e comprar o máximo de produtos ou serviços possíveis.

No marketing conversacional, as empresas estão otimizando seu atendimento através do uso de ferramentas e de uma estratégia eficiente de marketing digital, tudo para oferecer uma experiência de compra única para o cliente.

Dentro desse espectro, podemos citar ações que visam melhorar o SEO de sites e lojas virtuais. Isso traz para os usuários uma interface mais funcional, simples e visualmente atrativa. Nesse ponto, o uso das redes sociais certas também é bastante importante.

Confira também Por que ter uma loja virtual?

A busca no marketing conversacional é tornar todo o processo de compra e de pesquisa mais intuitivo, dando poder ao usuário para que ele mesmo possa realizar todos os processos que desejar.

Por isso também que montar uma estratégia de marketing de conteúdo é importantíssimo.

A criação de conteúdo relevante e a oferta de materiais ricos para seus potenciais clientes pode educar o seu mercado, atrair mais visitantes para o site da sua empresa e ampliar o poder de engajamento de suas redes sociais.

Essa é uma maneira excelente de gerar autoridade e reforçar o posicionamento da sua empresa no seu segmento de mercado. E com isso além de manter um blog e oferecer ebooks, também é preciso utilizar as redes sociais dentro de sua estratégia.

Por isso, estimular o compartilhamento e o comentário dos clientes que seguem sua página é importantíssimo para tornar a conversa mais otimizada e conseguir entender o comportamento destes para oferecer produtos e serviços voltados para ele.

Resposta rápida ao cliente

Outro ponto importantíssimo do marketing conversacional é a resposta rápida aos clientes. E como sabemos, hoje em dia, o cliente não gosta de esperar, ele não gostava antes, sem internet, imagine agora.

Por isso, o uso de bots, por exemplo, pode facilitar a sua vida e garantir mais vendas.

Deixar de responder rápido as mensagens dos usuários ou mesmo distribuir formulários de contato para orçamento podem lhe fazer perder vendas por conta da falta de rapidez no atendimento.

O uso dos bots torna a comunicação mais rápida e mais efetiva e isso pode ser o trunfo da sua empresa para não perder vendas e se destacar em relação aos concorrentes.

É preciso entender dentro do marketing conversacional como você pode otimizar a experiência de compra e de pesquisa do seu cliente, utilizando meios tecnológicos para melhorar todo esse processo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual

Gostou de nosso post? Compartilhe: