O que é e como aplicar o conceito de Marketing baseado em contas?

14/11/2018 às 19:09 Marketing

O que é e como aplicar o conceito de Marketing baseado em contas?

O Marketing baseado em contas é uma estratégia de marketing que visa atrair e correlacionar contas selecionadas para que seu negócio possa oferecer interações mais personalizadas.

Isso pode ajudar sua empresa a crescer mais rápido, dando mais maneiras para fechar mais oportunidades de negócio.

Como o mercado B2B (comércio entre empresas) tem crescido em diversos setores, o marketing baseado em contas traz uma abertura de mercado importante para tornar sua empresa mais rentável.

O que é o Marketing baseado em contas?

O marketing baseado em contas é uma estratégia personalizada tanto para B2C como para B2B. Nesse conceito, todas as ações de marketing são criadas de acordo com as necessidades, os objetivos e os desafios de cada conta.

A ideia é ainda conseguir relacionar essas contas para otimizar a produtividade da sua empresa.

Com isso, em vez de direcionar investimentos para uma prospecção mais ampliada que atinja o maior número de potenciais clientes, os empreendedores estão redirecionando o foco para uma estratégia de conversão para contas específicas.

Isso reflete numa segmentação de grupos que é mais interessante e pode gerar muito mais oportunidades de negócios.

E apesar de ser baseado em contas específicas, as ações atingem todo o público segmentado, provendo soluções que possa atingir cada um dos potenciais clientes, o que pode gerar muitas oportunidades de negócio para sua empresa.

Algumas das ações aproveitadas pelo marketing baseado em contas que podemos citar são campanhas de e-mail marketing e inbound marketing. A ideia é juntar estratégias e complementar as ações com outras técnicas específicas.

Como já deu para perceber, o marketing baseado em contas apoia nichos segmentados, concentrando ações em públicos-alvo cada vez mais específico para otimizar as vendas e as ações de marketing.

Isso acontece por que com poucas contas, sua equipe de marketing e vendas pode focar em estratégia e na geração de conteúdo mais específico, podendo agregar mais valor do que em estratégias mais amplas.

E para definir as relações entre contas específicas é preciso montar ações através de análises bem aprofundadas sobre sua empresa, o que pode ser feito através de ferramentas de automação de marketing e serviços de CRM.

Confira também: O eu preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Como aplicar o conceito de marketing baseado em contas na minha empresa?

Com a chegada da era digital e o crescimento da tecnologia, o conceito de marketing baseado em contas pôde ser implementado em sua totalidade, já que as ferramentas para segmentação de nicho são bastante eficientes.

Confira abaixo nossas dicas para implementar uma estratégia de marketing baseado em contas de sua empresa:

Ter uma base de leads qualificada

O primeiro passo para aplicar o marketing baseado em contas de sua empresa é preparar e separar as contas para fazer a segmentação de público.

E isso passa pela criação ou manutenção de uma base qualificada de leads.

Para poder organizar e dividir contas para fazer ações específicas que visem num marketing que foque na segmentação para alcançar o sucesso no mercado digital.

Fazer uma boa filtragem é essencial e ter uma boa base de leads é essencial para implementar as melhores maneiras de gerar valor, e consequentemente, oportunidades de negócio.

Para montar essa base de lead, é necessário focar na qualidade, separando potenciais clientes que demonstraram algo tipo de interesse em seus produtos ou serviços.

A ideia é que você após criar a base inicial consiga expandi-la para obter cada vez mais informações de potenciais clientes e tornar sua estratégia de marketing baseado em contas mais eficiente.

A partir dessa construção de base de leads qualificada, sua empresa já estará pronta para implantar uma estratégia de marketing baseado em contas.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Integre os setores de marketing e vendas

O marketing baseado em contas também busca a integração entre os setores de marketing e vendas.

Realizar essa junção entre áreas que geralmente tem muitos embates, vem sendo bastante promovida pelo conceito de vendarketing.

Para sua estratégia ser realmente efetiva essa integração é necessária.

A união desses setores gera a unificação de processos, o que é essencial para determinar as funções de cada setor, criar um padrão para classificação de leads e trabalhar potenciais clientes que tenham real interesse em seus produtos e serviços.

Com a integração entre marketing e vendas, suas campanhas serão mais efetivas por que a execução das ações será mais planejada e melhor executadas.

É preciso com a integração, pensar em metas, indicadores e critérios melhorar sua estratégia de conteúdo e aumentar as vendas em curto e médio prazo.

Faça uma segmentação de conteúdo eficiente

Outro ponto importante para implementar e ter sucesso em sua estratégia de marketing baseado em contas é a segmentação de conteúdo.  

Como fica subtendido, segmentar conteúdo é criar algo personalizado para cada conta específica.

Apostar nessa personalização é importante para trabalhar para públicos mais específicos e atingi-los em cheio.

Com isso, cada conteúdo deve ser pensado para cada cliente, desde o assunto, o formato, entre outros fatores, etc.

Por mais que seus clientes sejam parecidos e tenham interesses em comum, eles possuem características próprias e é nisso que seus conteúdos devem focar.

Por isso, juntar clientes em contas específicas e prover a criação de conteúdos personalizados é essencial numa estratégia de marketing baseado em contas.

Conclusão

Como vimos durante o texto, o marketing baseado em contas é excelente para quem precisa organizar as ações de marketing e vendas de uma empresa.

A ideia é que através de uma segmentação específica, seu negócio consiga se tornar mais valoroso para potenciais clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: