Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como aplicar Growth Hacking na sua rotina?

30/12/2017 às 18:30 Marketing

O que é e como aplicar Growth Hacking na sua rotina?

O termo Growth Hacking é relativamente novo e se caracteriza por conseguir encontrar novas oportunidades, criando estratégias para que uma empresa tenha melhores resultados de forma rápida. Apesar de estar crescendo dentro das empresas, a grande maioria dos profissionais de marketing digital ainda tem dúvidas sobre o serviço.

O que é o Growth Hacking?

Esse termo foi criado por Sean Ellis, CEO do GrowthHackers.com, o maior portal de conteúdo sobre o tema na internet mundial. Segundo ele, Growth Hacking significa marketing orientado a experimentos. Ellis afirma que a ideia é encontrar oportunidades ou brechas para o sucesso de uma empresa, e assim criar planos de ação específicos visando um crescimento rápido da companhia. O criador do termo, afirmou que inventou o nome por descrever com mais clareza o que ele fazia nas empresas onde trabalhava.

Em português, o termo não tem uma tradução específica, mas a expressão de definida como “a exploração de brecas e espaços para o crescimento”. Com isso, é possível entender que o Growth Hacking é a prática de aproveitar certos gatilhos de crescimento rápido de um negócio no mercado.

Qual é o papel do Growth Hacker em uma empresa?

O profissional da área é o responsável por fazer a conexão dos produtos de uma empresa com seu público, conseguindo soluções rapidamente escaláveis para utilizar os recursos em grande proporção, buscando sempre gerar melhores resultados. Ser um Growth Hacker não é fácil, já que é preciso ter um conhecimento mais aprofundado do mercado, tendo uma noção real dos fatores que envolvem a empresa como produto, concorrentes e clientes em potencial. É preciso “pensar fora da caixa” e estar sempre em busca de ideias inovadoras.

Qual a importância do Growth Hacking numa empresa?

A atuação do Growth Hacking costuma ser bastante útil, principalmente em pequenas empresas. Isso porque a ação se caracteriza em aproveitar oportunidades que geram resultados rápidos de crescimento. O serviço é fácil de ser implementado, já que suas ferramentas são bastante acessíveis e podem ser usadas por qualquer tipo de empresa, independente da área de atuação ou tamanho. A intenção é que os Growth Hackers consigam aproveitar as brechas e assim fazer com as empresas tenham resultados progressivos, aumentando sua rentabilidade, seu lucro e principalmente fidelizando e retendo mais clientes.

Atuar no Growth Hacking, além de aproveitar brechas, tem como características identificar acertos e erros das empresas, conseguindo assim determinar novos meios para resolver tais problemas para crescer mais no mercado. Toda e qualquer empresa deve procurar um bom Growth Hacker para buscar crescer mais rapidamente no mercado digital, já que a concorrência nos dias atuais é cada vez maior, o que torna preciso o uso da estratégia para conseguir se diferenciar dos demais.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Como aplicar o Growth Hacking em empresas?

Tenho certeza que ao ler o texto, você criou a vontade de implementar o método em seu negócio. Para isso, é preciso seguir os passos que o criador Sean Ellis afirma serem essenciais para a implantação de uma estratégia altamente eficaz de Growth Hacking numa empresa. Assim como no marketing de contéudo, o Growth Hacking, tem seu próprio funil de vendas, conhecido como Funil do Pirata, confira com mais detalhes um pouco de cada uma das cinco etapas:

Aquisição

Esse processo consiste em práticas voltadas para atrair o interesse inicial de potenciais clientes de uma empresa, sempre topo do funil de vendas do marketing de conteúdo, sendo a fase de atração do processo.

Ativação

As ações dessa etapa consistem em impressionar os clientes interessados na sua empresa. Geralmente, se oferece um brinde ou algum material rico para prender a atenção do potencial cliente ao seu negócio.

Retenção

Depois de conseguir impressionar potenciais clientes, é preciso que ele siga interessado em sua empresa. Daí entra a fase de retenção, que como o próprio nome já denuncia, se caracteriza por ações para reter clientes.

Receita

Depois de retidos, os clientes devem começar a consumir seus produtos ou serviços. Por isso, nessa fase os Growth Hackers desenvolvem ações para que os consumidores em potencial se tornem de fatos clientes de sua empresa.

Indicações

Um dos principais objetivos do Growth Hacking é fidelizar novos clientes. Com o intuito de possibilitar o crescimento rápido de uma empresa, nada mais normal do que apostar na fidelização de clientes, para reduzir custos e aumentar lucros. Afinal, todo profissional de marketing sabe que fidelizar clientes é mais fácil e barato do que conquistar novos. Resumindo, nessa fase seus clientes são estimulados a divulgarem sua empresa no mercado de uma forma espontânea, gerando um boca a boca virtual.

Semelhante ao marketing de conteúdo, toda a ação de Growth Hacking tem como objetivo fazer o cliente passar a próxima etapa do funil, a principalmente diferença é que o processo é acelerado. A intenção é fazer com que novos clientes cheguem de forma prática e rápida, por isso não há importância de que os usuários cumpram cada uma das etapas do funil, mas sim que cheguem logo na última fase do processo.

Estabeleça processos de Growth Hacking em sua empresa

Uma das principais maneiras de criar uma estratégia de Growth Hacking é estabelecer processo para as experimentações. Cada ação deve ser testada para que seja possível reduzir ao máximo as consequências de perda. Nesse gênero do marketing, é preciso pensar em absolutamente nos mínimos detalhes, tendo a noção de que uma pequena mudança pode aumentar (e muito!) sua taxa de conversão de leads e retenção de clientes, entre outras métricas.

O objetivo do Growth Hacking é experimentar e comprovar hipóteses que realmente gerem resultados rápidos para sua empresa. Para mensurar os resultados, é preciso contar com ferramentas de análise de baixo custo para conseguir analisar profundamente o desempenho de cada ação. Acumule dados para entender melhor o comportamento de potenciais clientes, ampliando sua visão de negócio, sempre em busca de conseguir resultados melhores para uma empresa. A partir da opinião de seus clientes é que será possível conseguir alcançar a excelência com mais rapidez.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: