
Já ouviu falar na estratégia do Oceano Azul? Eu acredito que já! Esse conceito visa olhar o mercado de forma mais ampla para observar oportunidades de negócio lucrativas e de baixa concorrência.
Muitos empreendedores podem utilizar essa estratégia para crescer um negócio digital em pouquíssimo tempo.
Como a maioria dos segmentos de mercados estão com concorrências cada vez mais acirradas, fica difícil entrar e competir de igual para igual.
A estratégia do Oceano Azul busca fugir dessa concorrência e aproveitar mercados livres de concorrentes diretos e com uma boa audiência.
O que é a estratégia do Oceano Azul?
Esse conceito foi criado pelos pesquisadores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Eles são os autores do livro intitulado “A Estratégia do Oceano Azul” que teve sua primeira publicação em 2005.
O livro virou um sucesso e já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares e foi publicado em 43 países.
A estratégia do Oceano Azul foi construída em 10 anos de pesquisa. Os autores acompanharam mais de 150 empresas de 30 setores diferentes pelo mundo.
O nome da estratégia é baseado em uma metáfora usada por Kim e Mauborgne.
Para eles, o que os empreendedores precisam é sair dos mares sangrentos, que representam mercados altamente competitivos, e buscar por novos horizontes, mares calmos, chamados de oceano azul, que representam mercados de concorrência baixa, bom público e ainda pouco explorados.
Para isso, eles listaram 8 fundamentos da estratégia do Oceano Azul em seu livro para mostrar como ações simples de marketing podem reposicionar o seu negócio no mercado. Confira cada um dos pontos abaixo:
- Uso de dados: Para identificar novos mercados, colher dados é um fator importantíssimo. É preciso de muitas informações relevantes para redirecionar as estratégias da sua empresa. Através dos dados, é possível ter insights valiosos que ajudem sua empresa a explorar novos mercados.
- Diferenciais competitivos e baixo custo: A estratégia do Oceano Azul evidencia que empresas podem oferecer produtos de baixo custo e mesmo assim inserir novos diferenciais competitivos. A ideia é otimizar as vendas e atrair mais compradores mantendo o baixo custo e agregando mais valor aos produtos.
- Identificação de novos mercados: Esse é um ponto central da estratégia do Oceano Azul. Uma das buscas dos empreendedores devem ser a aposta em soluções inovadoras que atinjam um público ainda não atendido por suas concorrentes.
- Identificação de oportunidades: Assim como é essencial a exploração de novos mercados, os autores indicam que a estratégia do oceano permite aproveitar oportunidades para implementar novas soluções e modelos gestão em empresas.
- Fidelidade a estratégia: Esse ponto mostra que é preciso desenvolver estratégias concretas e desenvolvê-las passo a passo para explorar novos mercados e oferecer soluções inovadoras.
- Maximização de resultados / Minimização de riscos: Como toda estratégia, um ponto muito importante é entender como criar e aproveitar as oportunidades ao mesmo passo em que diminui os riscos.
- Execução e estratégia: Modelos de ação e lógica podem ser executados. Isso favorece a troca de conhecimentos entre diferentes setores, promovendo a integração entre equipes com o mesmo objetivo: o sucesso das ações desenvolvidas.
- Ganha-ganha: A ideia é colocar como meta, a criação de soluções inovadoras, além da empresa poder vislumbrar boas chances de lucro e oferecer bons produtos/serviços para os clientes e bons salários e benefícios para todos os seus colaboradores.
Como identificar valores inovadores?
Como já deu para perceber, a estratégia do Oceano Azul é baseada na identificação de novos valores.
Somente com valores inovadores é possível atingir novos mercados e criar novas soluções para atendê-los.
Confira também: Melhor Hospedagem de Site.
Existem alguns pontos para guiar essa busca por novos valores, são eles:
- Analisar a estratégia dos concorrentes para construir um novo valor a partir da análise.
- Analisar empresas alternativas como concorrentes indiretos, por exemplo, para encontrar e repensar valores que ainda não são oferecidos pelo seu segmento de mercado.
- Pesquisar o seu público com o intuito de ter uma visão geral da audiência e descobrir novas oportunidades ainda não exploradas no mercado.
- Analise serviços complementares oferecidos no mercado para criar um novo produto baseado em valores defendidos pelo seu público, assim que são concebidas soluções inovadoras.
- Analisar o público e buscar antecipar futuras necessidades dos compradores para crias novas oportunidades de lucro no mercado.
- Reinvente seus produtos e serviços, identificando fatores relevantes para o seu público, de acordo com seu contexto, possibilidades financeiras, etc.
Como a estratégia do Oceano Azul pode me ajudar a crescer?
Através da abordagem utilizada nessa estratégia, sua empresa consegue gerar uma percepção de valor muito mais rica para o seu negócio.
Além disso, há uma série de benefícios para empreendedores, clientes e funcionários.
Quem entra num mercado com várias empresas consolidadas tem extremas dificuldades de competir de igual para igual.
A estratégia do Oceano Azul mostra que apostar em novos mercados, com público menor, demanda menos investimentos e facilita na criação de soluções inovadoras e de um trabalho de excelência.
Assim como no marketing, você encontra o oceano azul para sua empresa através de dados. Isso traz mais embasamentos em novas apostas e reformulação de estratégias, reposicionamento de marca, etc.
Dessa forma, você diminui os riscos e aumenta as chances de êxito, maximizando suas oportunidades em novos mercados.
Conclusão
Ao começar a utilizar essa estratégia, sua empresa cria uma percepção de valor inovadora e isso é essencial para se diferenciar no mercado.
Por ser um mercado pouco explorado, os consumidores tendem a criarem uma relação mais forte com a sua marca, devido à baixa concorrência e a qualidade de suas soluções.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: