Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Dropshipping: vale a pena?

31/03/2021 às 17:12 Novidades Hospedagem de Sites

O que é Dropshipping: vale a pena?

Entender o que é Dropshipping é muito importante para quem quer ter uma loja online sem possuir estoque. Uma solução muito usada por comerciantes do mercado digital, que estão notando um crescimento significativo no mundo virtual.

Porém, abrir uma loja virtual nem sempre é tão fácil. Demanda investimentos, tempo, planejamentos, e outras coisas que precisam de muita atenção para aqueles que não possuem estoque. Para quem está iniciando ou ainda está planejando, é muito importante ter conhecimento e conseguir economizar para fazer os investimentos certos.

O estoque pode ser um grande problema para quem está querendo ter uma loja virtual, assim como entender sobre os fornecedores e conhecer os prazos. Vamos conferir tudo sobre esses assuntos, e dar outras informações essenciais para você que está iniciando um negócio na internet.

O que é Dropshipping?

Poucas pessoas que estão iniciando uma loja virtual conhecem sobre o que é Dropshipping, e a vantagem que ele oferece para os comerciantes. Quando falamos desse termo, estamos nos referindo à uma prática onde o comerciante consegue utilizar o estoque de terceiros para fazer a venda de produtos. Essa é uma grande solução para empreendedores iniciantes, que ainda não possuem condições de investir em mercadorias em altas quantidades.

Esses e-commerces iniciantes podem procurar uma empresa que tenha um catálogo de mercadorias, e os forneça para sua loja virtual. Assim ele conseguirá colocar sua loja em ação, e não terá a necessidade de comprar mercadorias ou contratar alguém para gerenciamento de estoque e de entrega.

A logística de entrega fica por conta do fornecedor que controla o estoque, e a responsabilidade do comerciante será divulgar e vender o produto. E isso não é uma tarefa fácil, demanda conhecimento estratégico em marketing digital, criação de conteúdo, utilizar meios para gerar tráfego, e assim por diante.

Entender os meios de ganhar dinheiro na internet pode parecer difícil, mas com tempo e dedicação você consegue ter conhecimento sobre o que é Dropshipping e os processos de venda no mercado digital.

Prazos e fornecedores?

Nos últimos anos as lojas virtuais começaram a utilizar cada vez mais o Dropshipping, dando um resultado muito interessante e positivo. Podemos encontrar fornecedores brasileiros e estrangeiros, tornando essa parceria um grande sucesso.

Mas como escolher os fornecedores certos para seu negócio? O primeiro passo é conhecer quais são os melhores fornecedores ou fabricante oficial do nicho que você quer trabalhar, ou seja, pesquisar todas as empresas que fornecem o produto que você quer vender e ver as opiniões sobre elas.

Também é interessante escolher os fornecedores locais, ou seja, aqueles que sejam próximos da sua região ou estado. Isso ajuda na logística, onde o prazo de entrega será menor e com frete mais barato.

Tome cuidado com os preços! O barato pode sair caro. Fique de olho na qualidade dos produtos, e não apenas no preço. Manter um padrão de qualidade na sua loja virtual é muito importante. Fique atento no atendimento da empresa, no processo de parceria, se utilizam notas fiscais, os prazos que elas estipulam para uma entrega, os meios de pagamento que eles possuem, e assim por diante.

Isso tudo vai ajudar a ter uma loja melhor e mais acessível para todo tipo de público, resultando em mais vendas.

Erros comuns na hora de escolher o fornecedor:

É muito comum ver iniciantes fazerem escolhas erradas durante o processo de Dropshipping e no início da loja virtual. Muitas vezes o comerciante não busca nenhuma referência no mercado, e acabam dando um tiro no pé por não possuírem nenhuma informação da empresa e isso compromete a própria loja virtual.

Outro ponto importante que muitos erram é não conhecer a legislação para cumprir todos os processos legais, conseguindo evitar futuros problemas. Além disso, é importante ler a documentação fiscal do fornecedor para descobrir se ele segue a legislação, fazer uma análise das guias fiscais e do pagamento de impostos.

Depois da legislação, é importante conhecer a logística que esse fornecedor utiliza, se informar de como funciona, qual o prazo para entrega dos produtos, e outros fatores. Caso você não conheça esse processo de logística da empresa, poderá ter problema nas entregas dos produtos que vendeu pela sua loja.

O Dropshipping já foi ilegal?

A resposta é sim, a prática do Dropshipping já foi considerada como uma negociação ilegal a alguns anos. Os fornecedores eram de fora do Brasil, ou seja, estrangeiros. Tornando a prática algo visto como contrabando. Mas isso mudou com o crescimento do comércio, onde muitos brasileiros iniciaram esse tipo de mercado.

Portanto, você pode utilizar o Dropshipping na loja virtual sem medo. Essa prática atualmente é considerada legal, e está dentro da legislação.

Por que as lojas virtuais são consideradas tão importantes?

No momento em que nos encontramos, as lojas virtuais estão tendo um avanço muito grande. Isso se deu pela praticidade na hora de fazer a compra, que pode ser feita a qualquer momento e possuindo várias formas de pagamento.

A loja virtual possui várias vantagens para os vendedores e clientes, que ao acessar a loja encontram uma plataforma prática e organizada. Além disso, a chance de ter uma grande quantidade de vendas é muito alta. A internet possui quase 72²% da população, e por meio de divulgações o lojista pode alcançar vários clientes novos.

Mas como funciona o processo de criação de uma loja virtual? Onde encontramos ferramentas e plataformas para criar um negócio digital? Confira logo abaixo.

Plataformas de e-commerce:

Podemos utilizar uma plataforma e-commerce para criar uma loja virtual, e por meio dela vamos conseguir gerenciar nosso negócio, adicionar os produtos, definir e controlar preços, criar promoções e administrar outros detalhes que fazem parte da vida de quem trabalha com esse mercado digital.

Portanto, escolher uma plataforma de e-commerce é muito importante para o dia a dia de trabalho, podendo comprometer a sua loja. Tenha atenção com os seguintes pontos: as interações da plataforma com outros sistemas, procure por uma plataforma com agilidade para celulares e computadores, cuidar da personalização e ver até que ponto o programa gratuito limite sua loja em layouts, entre outros fatores que devem ser observados.

Vamos conhecer algumas plataformas e-commerce que são consideradas como as melhores para lojas virtuais:

Magento:

Atualmente está sendo usado por mais de 3 mil lojas no mundo inteiro, sendo muito famoso pela quantidade variada de recursos. Por meio dessa plataforma, o lojista pode instalar módulos para incluir formas de pagamento (cartões de crédito, bandeiras de cartões, boletos, calculadora de frete, e assim por diante), inserir uma opção de cores e tamanho dentro da página dos produtos, e muitas outras ferramentas.

O Magento tem a capacidade de adaptação das ferramentas de acordo com seu país, pois cada um possui uma necessidade diferente no mercado. Além disso, essa plataforma possui o SEO, ambientes para sites responsivos e relatórios complementares dentro do Google Analytics.

Dooca:

Também é considerado uma ótima plataforma de e-commerce, e por meio disso conseguimos ter uma loja virtual com design e ferramenta adequada. Com os layouts dessa plataforma, é possível conquistar novos clientes e personalizar a loja inteira, proporcionando uma experiência melhor para os clientes e nas vendas online.

NuvemShop:

Ela nos permite ter acesso à várias ferramentas que complementam a loja virtual. Ela possui dashboards, painéis com aplicativos para criar interações com redes sociais e ferramentas para performance e conversão.

 Essa plataforma também possibilita o lojista vender em marketplaces das redes sociais, caso tenha interesse poderá ter uma expansão nas divulgações.

Betalabs:

A plataforma Betalabs foi desenvolvida para otimizar e acabar com a burocracia e dar um fim na burocracia das vendas na internet, tanto para pequenas quanto médias empresas. Ela é muito completa e não necessita de outras ferramentas para integração, podendo ter um fluxo mais rápido e vantajoso aos concorrentes.

Essa plataforma é indicada para quem tem interesse em cortar gastos com TI ou ERP.

Wix:

Essa plataforma é indicada para quem está iniciando e ainda não possui experiência. Possuindo uma performance de fácil adaptação e muito responsiva para conseguir ser acessada por celulares e computadores.

Opencart:

Essa plataforma possui um painel de controle atualizado e moderno, com possibilidade de personalização e interatividade de fácil uso. Atualmente é considerado um dos mais fáceis de ser usado nas lojas virtuais iniciantes.

Ela funciona como intermediário dos serviços que a WooCommerce (falaremos dela em breve) e pela PrestaShop oferecem.

PrestaShop:

Os empreendedores consideram essa plataforma um exemplo de dedicação, ela possui um perfil moderno com várias integrações e funcionalidades. Os serviços dessa plataforma são completos em vários pontos, permitindo uma loja virtual bem desenvolvida e planejada.

Shopify:

É uma plataforma com acessibilidade marcante, e por meio dela podemos cuidar e ter soluções de integração nas campanhas e anúncios de marketing da loja virtual. Vale a pena conhecer as ferramentas que a Shopify possui, as personalizações que você poderá ter em sua loja, e assim por diante.

Boxloja:

Ele contém ferramentas que podem ser usadas para e-mail marketing, fazer download de conteúdo e o lojista consegue usar programas de fidelização. Atualmente o Boxloja é considerado uma plataforma perfeita e responsiva, ela também permite que o lojista iniciante experimente a plataforma por 15 dias! Com acesso total e exclusivo às ferramentas.

VTEX:

Essa plataforma também é utilizada por várias lojas no mundo todo, possuindo divulgação aberta para várias redes sociais e canais, integrações e muito mais. Você poderá testá-la e ver se as funcionalidades se aplicam bem em sua estratégia, e seu nicho de mercado.

Loja integrada:

Uma loja integrada consegue oferecer as melhores soluções para integração entre plataformas voltadas para gestão de pagamentos, cobranças, logísticas, atendimento e outros itens. Sendo necessário apenas escolher entre os planos que estiverem dentro da sua estratégia atual, e começar a colocar em prática.

Loja virtual

Caso você esteja querendo trabalhar com um tipo específico de mercadoria (ferramentas, computadores, celulares), uma loja virtual pode te ajudar com vários layouts que podem ser personalizados de acordo com suas estratégias.

Além desse benefício, temos a possibilidade de muitas outras funções como; clube de assinaturas, visitas ilimitadas, e assim por diante.

Criando uma loja virtual com o Wordpress:

Existe uma plataforma de e-commerce que tem ganhado muita fama e acesso nos últimos anos, sendo considerado excelente no mundo inteiro. Estamos falando de plugin para WordPress chamado de WooCommerce, que é muito utilizado por pessoas que querem usar blogs como e-commerces ou criar uma loja virtual do zero.

O wordpress possui muitas opções interessantes para nosso sistema, personalizando a loja virtual inteira. Ele possui integrações com os correios, zoom, opções de login e técnicas de SEO, PagSeguro e outros que você pode conferir na plataforma.

Dentro da plataforma podemos fazer acompanhamento de cada um dos pedidos, consultar o cadastro de produtos, obter informações do carrinho abandonado e ter mais controle sobre a página e processo de Checkout.

Além das ferramentas, o design e o layout do WooCommerce têm atraído muitos lojistas, blogueiros e influenciadores digitais, pela forma simples e intuitiva de ser utilizado na loja virtual ou na migração de uma marca.

É importante salientar que todos esses processos podem aderir ao Dropshipping, lembre-se que ele é uma grande solução para empreendedores iniciantes. Portanto, crie sua loja e escolha o nicho que quer trabalhar e depois cuide da questão de Dropshipping.

Conclusão:

Agora que você entendeu sobre o que é Dropshipping e quais as vantagens que ele possui para os lojistas iniciantes. Também passamos dicas de erros que devem ser evitados por você que é novo nesse tipo de mercado digital. Aproveite também as ferramentas e plataformas que indicamos para criar sua loja virtual e dar início ao seu sonho.

Não esqueça de manter estudos e pesquisas sobre essa sua nova forma de trabalho, e de ter um conhecimento profundo sobre a empresa que vai atuar como seu fornecedor. Garantindo-se contra possíveis riscos e problemas em suas vendas.

Também indicamos que você conheça sobre marketing digital, e as maneiras de como ganhar dinheiro na internet. Você conseguirá muitos resultados se tiver as estratégias e ferramentas certas na sua loja virtual. Para isso, será preciso investir em uma boa hospedagem de sites. Então, que tal conhecer os planos da ISBrasil?

Gostou de nosso post? Compartilhe: