O que e como o Google Rank Brain pode otimizar minha estratégia de SEO

25/10/2018 às 11:20 SEO

O que e como o Google Rank Brain pode otimizar minha estratégia de SEO

O que é o RankBrain do Google?

O Google RankBrain é uma ferramenta ainda pouco conhecida, mas que pode ajudar muito os empreendedores a melhorar suas estratégias de SEO e de marketing digital.

O serviço é um dos mais importantes para os resultados de busca, influenciando diretamente no monitoramento do algoritmo do Google.

Essa ferramenta foi lançada pelo Google em 2015 com o objetivo de refinar as buscas feitas pelos usuários, tornando as pesquisas mais relevantes para os usuários através de um sistema que leva em conta o comportamento e as interações dos usuários na internet.

O serviço é baseado no sistema de inteligência artificial chamado Machine Learning, já muito conhecido no Brasil.

Na prática, essa tecnologia buscar aperfeiçoar os algoritmos de busca para que sejam feitas atualizações constantes que possam melhorar a experiência dos usuários.

Esse é um dos motivos que o Google tem renovado tanto seu serviço de busca e vem trazendo atualizações com uma frequência grande, além de lançar novos recursos para tornar as buscas mais completas e proporcionar aos usuários uma chance de separar notícias, montar coleções, definir termos de pesquisa e receber os melhores resultados.

O Google RankBrain tem a missão de diluir o grau de complexidade do algoritmo do Google, conseguindo fazer com que os robôs tenham capacidade de nutrir melhor o conteúdo das buscas, oferecendo cada vez mais relevância, deixando de lado páginas que tentam burlar o sistema para dar lugar a conteúdos realmente relevantes e que vão agregar valor a vida dos usuários.

O objetivo do Google é oferecer pesquisas com resultados completos e ágeis. A ideia é fazer com que o algoritmo consegue ler uma infinidade de páginas da web em tempo recorde e tenha os parâmetros necessários para separar os melhores em segundos.

E é por isso que o Google RankBrain é tão importante.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Como funciona o Google RankBrain?

O Google RankBrain é um sistema do Google que busca entender qual é a intenção do usuário para dar resultados precisos e relevantes sobre o assunto.

E por que isso é tão importante? Por que quando alguém faz uma busca genérica ou específica, ele precisa receber o melhor conteúdo para sanar suas dúvidas ou resolver seus problemas.

Com o Google RankBrain, o algoritmo do Google aplica um sistema que permite uma interpretação racional das intenções dos usuários. Isso significa que o serviço junta todas as opções possíveis e define a busca por meio de sinais.

E assim como não se sabe como é, de fato, montada uma página de resultados de pesquisa do Google, também não se sabe quais são os sinais avaliados pelo Google RankBrain para prover uma pesquisa mais relevante e assertiva para os usuários.

De acordo com o termo buscado pelo usuário, a ideia do RankBrain é usar algumas informações como links externos e internet, engajamento do conteúdo (conferindo métricas de rejeição e assimilação do conteúdo), autoridade do site, dados demográficos e a profundidade do conteúdo em relação a palavra-chave buscada.

Esses são alguns dos sinais avaliados pelo Google RankBrain para fornecer o melhor resultado de busca para os usuários com a maior rapidez possível.

É isso que possibilita as buscas a serem mais relevantes em milésimos de segundos.

A ferramenta também leva em conta a localização e os conteúdos mais recentes para tornar a busca mais completa. Com isso, também dá para entender por que as vezes o Google nos indica resultados que tenham um conteúdo menor e que não tenham tanta relevância.

Quem busca por um ingresso para um jogo de futebol, por exemplo, não importa o tamanho do conteúdo e sim as páginas que vendam ingresso para o jogo em questão.

Isso independe de linkagem interna e externa, tamanho do conteúdo, uso de imagens e outras práticas importantes para quem trabalha com SEO.

Entender como o Google RankBrain influencia nessa busca acontece é essencial para saber como que o Google ranqueia seu conteúdo e como fazê-lo ter melhores resultados.

Como aproveitar o Google RankBrain para melhorar sua estratégia de SEO?

O Google RankBrain basicamente analisa muitos fatores para formatar uma página de resultados de busca.

Por isso entender como a plataforma funciona é importante para melhorar sua estratégia de SEO.

É preciso para melhorar prestar atenção em alguns fatores primordiais como sua taxa de clique, sua taxa de rejeição, o tempo médio de cada sessão em seu site, o número de páginas vistos pelos usuários e no desempenho do seu conteúdo para cada palavra-chave utilizada por sua empresa.

Hoje em dia, por exemplo, o Google repudia os conteúdos duplicados. Antigamente, as pesquisas apresentavam conteúdos semelhantes ou copiados recorrentemente.

Com o Google RankBrain, o algoritmo passou a ser mais inteligente inserindo filtros que separam o valor do conteúdo para cada palavra-chave.

Dessa maneira, quem antes produzia conteúdo com artifícios como links escondidos, repetição exagerada da palavra-chave e outras más condutas de SEO não conseguem mais burlar os motores de busca e acabam sendo penalizados.

Isso nos leva a crer que tem a obrigação de ser relevante para estar bem ranqueado.

Olhar com atenção para as taxas de rejeição, tempo médio de sessão e taxa de cliques também é muito importante por que esses fatores influenciam nos resultados do Google.

Com o Google RankBrain, o algoritmo do Google leva em conta também essas métricas para definir a relevância do conteúdo.

Por isso, ficar de olho nessas métricas e pensar em meios de melhorá-las também é uma maneira excelente de validar a relevância do seu conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: