Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

O que é cache? Conheça esse sistema que otimiza seu site

O que é cache? Conheça esse sistema que otimiza seu site

12/10/2017 às 14:44Hospedagem de Sites

Saiba tudo sobre esse sistema que otimiza seu site e toda sua importância para seu negócio online. Não existe nada mais irritante do que você acessar qualquer website e aparecer aquele sinal da ampulheta indicando que você precisa ter muita paciência se quiser ver seu conteúdo. Mas porque alguns sites abrem mais rápidos do que outros? Isso acontece por causa do cache do site. Se você ficou curioso para saber o que é isso e conhecer mais sobre esse importante assunto do mundo digital, continue lendo esse artigo e saiba muito mais sobre o que é cache e como ele otimiza seu site.

O que é cache?

Provavelmente você já deve ter ficado curioso para saber porque alguns sites parecem ser mais espertos do que outros, certo? Isso acontece porque o navegador do website salva automaticamente alguns fragmentos de todos os sites que você acessou. Dessa forma não é necessário fazer o download completo toda vez que você acessar uma página. Existe também uma otimização interna do servidor que salva alguns processos que são usados com certa frequência. Veja O que faz uma Hospedagem de Site ser de qualidade?

Essas técnicas de otimização são conhecidas como cache. Se você configurar o cache corretamente, é possível carregar o site de sua loja virtual muito mais rápido para seus clientes. Além disso, quando um site carrega mais rápido, gasta menos recursos do servidor, recebe muito mais visitas e passa pelos famosos picos de acesso se ficar off-line. Agora que ficou claro o que é cache, veja porque ele é importante. Você pode se inteirar mais sobre esse assunto clicando em Como funciona a hospedagem de sites?

A importância do cache

O cache é importante porque ele ajuda a melhorar o desempenho do seu site e o tempo de resposta do mesmo, o que traz algumas consequências como as que foram citadas acima e outras que podem ser de grande valia para sua loja virtual como um todo. Afinal de contas, você não quer que seus clientes desistam de acessar o site de sua loja porque ele demora uma eternidade para carregar, não é? Se isso acontecer com frequência, certamente os usuários vão acessar o site do concorrente. Simples assim!

Uma das principais importâncias do cache, é que ele faz com o que o usuário tenha uma ótima experiência quando acessar seu site. A página vai abrir bem mais rápido e ele não precisa ficar esperando. Quem nunca desistiu de fazer uma compra online ou de ler uma notícia porque o site demorava a abrir que, atire a primeira pedra!

Outra importância do cache é que ele melhora a indexação de sua página virtual no Google, que privilegia sites que apresentam bom desempenho. Você ganha em dobro com isso: além de melhorar o desempenho do seu site, ele ainda melhora algumas posições no Google sem precisar de um trabalho notável em termos de SEO. Você e sua loja virtual só tem a ganhar!

Outro ponto positivo da importância do cache, é que ele diminui o tempo de processamento do seu website. Dessa forma, ele vai ter um desempenho mais otimizado durante os picos de acesso, como em vésperas de datas comemorativas, por exemplo. Imagina grande parte do seus concorrentes off-line e sua loja virtual vendendo a bessa na véspera do natal? Todo mundo quer isso, certo? Agora que você já sabe o que é cache e de toda sua importância, veja quais os tipos de configurações.

Conheça mais sobre nossos serviços clicando em Hospedagem de Site

Quais tipos de cache posso configurar?

Na verdade, é possível fazer a configuração do cache de duas formas que são pelo servidor e pelo próprio site. Dependendo da situação, pode-se fazer a configuração em ambos:

Servidor

O servidor avisa o navegador que determinadas informações não precisam ser carregadas a todo instante como imagens ou vídeos, que são arquivos estáticos. Por exemplo, o servidor vai avisar seu navegador web que ele não precisa baixar a logotipo do seu site sempre que o usuário acessar alguma página interna, ou seja, ele usa a mesma imagem várias vezes.

Vale lembrar que a maioria dos recursos de uma página da web são estáticos como imagens, arquivos css, arquivos javascript, etc. Esse tipo de configuração do cache é o que dá um resultado mais satisfatório para o usuário quando o mesmo acessar o site. Não basta saber somente o que é cache ou sobre sua importância para seu website. Saber configura-lo da forma correta é essencial para o bom desempenho do mesmo.

Aprimore seus conhecimentos e saiba Como criar um blog

Website

O site deixa salvo todo o resultado de algumas ações consideradas comuns, evitando repetir a ação a cada novo acesso. Para que isso aconteça, você precisa instalar um plugin ou criar mecanismos que utilizem esse tipo de recurso. Alguns softwares com o WordPress, WooCommerce e Magento possuem plugins e mecanismos para fazer a configuração do cache de forma automática, além de permitir que você configure opções mais técnicas. Alguns plugins mais usados no WordPress são: WP Super Cache e W3 Total Cache.

Já que você leu até aqui, que tal aproveitar a ocasião e baixar nosso e-book totalmente grátis?

Como testar as configurações do seu cache?

Agora que você sabe o que é cache e todas as informações a respeito, chegou a hora de saber se ele realmente funciona, certo? Para facilitar seu trabalho, alguns sites fazem um teste automático de verificação de funcionamento do cache. São eles:

http://www.webpagetest.org/

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/                                                                                 

É de suma importância que você faça os testes com muita calma e se possível, várias vezes durante a semana e em diferentes horários. Se for viável teste o cache do seu site nos horários de pico de acesso para ver se realmente ele funciona mesmo. Um site com o cache otimizado só tende a ganhar perante os concorrentes, certo?

Ainda tem dúvidas sobre o que é cache? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós, o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Conte sempre com nossa equipe com o que precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: