Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é abrangência de conteúdo e como otimizar a qualidade dos seus blog posts

22/02/2019 às 18:21 Marketing

O que é abrangência de conteúdo e como otimizar a qualidade dos seus blog posts

A principal prioridade do marketing digital em 2019 é a otimização da experiência do usuário, já estamos falando isto aqui no blog há tempos.

E para o Google, a abrangência de conteúdo é um método que consegue destacar essa habilidade de deixar o site mais agradável para os visitantes.

Esse termo “abrangência de conteúdo” foi divulgado pelo Google no ano passado como a fórmula de produzir um conteúdo de qualidade para ranquear no topo da plataforma.

Mas como o Google deixa tudo muito vago, esse termo fica muito subjetivo.

O que seria a abrangência de conteúdo? O que isso tem a ver com a qualidade de um conteúdo? Bom, vamos tentar entender um pouco melhor o que o Google quis dizer com esse conceito

Pode te interessar: hospedagem de site barata.

O que pode ser entendido como abrangência do conteúdo?

A abrangência de conteúdo pode ser entendida como um formato de conteúdo que entrega aquilo que o seu potencial cliente deseja.

E claro, isso varia de acordo com o segmento da sua empresa no mercado. Afinal, o público, a linguagem e os demais elementos que compõe um texto mudam de negócio para negócio.

O primeiro ponto que temos que nos atentar é a intenção do usuário. O Google atualizou o seu algoritmo para conseguir entender a intenção das pesquisas e assim mostrar melhores resultados para o usuário, mesmo que a pauta não seja focada diretamente com a palavra-chave pesquisada.

E para atender um conteúdo de qualidade neste ponto é preciso entender o que o seu público está querendo. É preciso encontrar quais são as suas principais necessidades e dúvidas e focar nos principais termos de pesquisa que eles usam para pesquisar por estes.

Saber qual é a intenção da sua audiência pode ser um ponto positivo no Google, que pode passar a indicar o seu conteúdo nas pesquisas por palavras-chaves relacionadas as que o seu texto foca.

Outro ponto importante é saber o que de fato a pessoa quer. O que você quer dizer com isso? É simples, é preciso não só saber quais assuntos que o seu público espera que você aborde, como também o formato que eles esperam que o conteúdo tenha e quem os escreve.

O Google, por exemplo, em textos mais técnicos dá prioridade a conteúdos escritos por profissionais formados no setor. Então, se o seu dá dicas sobre economia, ele tende a ter um melhor resultado na plataforma se for escrito por especialistas do setor.

Da mesma for se for um conteúdo muito grande e de texto corrido, ele pode não ser muito agradável para o seu público. O formato de escrita do conteúdo, tornando-o mais leve e entendível ajuda a otimizar a experiência do usuário.

 Caso os conteúdos sejam mais longos, o Google também recomenda que você o divida em tópicos e aborde subtemas objetivamente. Textos que enrolam muito não atraem mais o usuário da plataforma.

Seguir as tendências do momento também ajuda na abrangência do conteúdo, principalmente quando o tema se relaciona com situações mais conceituais de mercado.

Confira também: O que é E-mail Marketing e como criar o seu?

Por que a abrangência de conteúdo é tão importante?

Como a otimização da experiência do usuário é uma obsessão do marketing em 2019, o Google como líder do mercado de buscas online obviamente dá muita importância para a abrangência de conteúdo.

Porém, a experiência do usuário não deve ser a sua prioridade por que o Google impõe isto, mas por que para ter uma empresa rentável é preciso ter clientes e isso acontece promovendo uma boa experiência.

Esse conceito de satisfação do usuário com uma empresa está diretamente ligado à sua experiência com produtos e serviços.

E passando isso para o âmbito do conteúdo, se o seu blog não é atrativo para os usuários, ele perde engajamento, perde visitas e todas as métricas terão resultados negativos.

Outro ponto que demonstra a importância de um conteúdo abrangente é que aos olhos do Google ele é altamente relevante.

E se você se preocupa com o SEO do seu site, com certeza, tem como obsessão chegar ao topo dos resultados de busca.

Por isso, a criação de um conteúdo mais abrangente que siga os padrões recomendados pelo Google pode ser a saída para alavancar sua empresa no mercado, elevando seu posicionamento no ranking e aumentando seu tráfego orgânico.

E como um conteúdo abrangente é considerado de qualidade, o tráfego que chega ao seu site, além de qualificado, passará a ter a sua empresa como referência de mercado.

Isso é essencial para aumentar a autoridade do seu negócio na internet. Quanto melhor for a sua reputação, mais vendas sua empresa fecha.

Um conteúdo abrangente gera interesse imediato nos usuários e a curiosidade de procurar por outros textos relevantes da sua empresa. Por isso, a abrangência de conteúdo é extremamente importante no mercado atual.  

Confira quais são os principais pontos de um conteúdo abrangente:

  • Conteúdo focado na persona: É necessário estar sempre antenado nas necessidades e problemas da sua persona no momento.
  • Originalidade: Crie um bom storytelling, textos que contam histórias prendem por uma boa narrativa e são mais originais.
  • Foco em um tema específico: Tenha objetividade e foque em pontos de um tema específico. A cada ponto abordado, cite exemplos, defina o que você está querendo dizer em poucas frases.

Conclusão

A abrangência de conteúdo chega com o intuito de aparar as arestas para a formatação de um conteúdo de alta relevância.

No mercado atual, quem vende ou informa pela internet precisa se atentar a este conceito para continuar ou começar a colher bons resultados com tráfego orgânico no Google.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: