O que é a metodologia OKR e como ela pode ajudar sua empresa a crescer

30/08/2018 às 09:56 Ajuda

O que é a metodologia OKR e como ela pode ajudar sua empresa a crescer

A metodologia OKR não é nova no mercado e é uma das principais responsáveis do crescimento estrondoso do Google neste século. OKR significa, em português, objetivos e resultados-chave.

De maneira simples, é preciso definir metas e estipular quais são as medidas para alcança-las. O melhor disso tudo é que o método OKR pode ser usado por empresas de qualquer setor e tamanho, sem diferenciações.

Num cenário online cada vez mais competitivo, as empresas precisam encontrar maneiras de se sobressair perante aos concorrentes.

É para isso, é preciso adotar estratégias consistentes para garantir que a empresa funcione e possa crescer de forma consciente no mercado.

Muitas empresas não dão importância para isso e de acordo com o Sebrae, esse é um dos motivos que mais levam pequenas e médias empresas a falência no país após pouco tempo de atuação.

A falta de uma metodologia de gestão faz total diferença na sobrevivência das empresas.

A metodologia OKR, por exemplo, é uma metodologia de gestão implementada pelas grandes empresas do Vale do Silício quando estas ainda eram corporações bastante modestas. O Google, por exemplo, saltou de 40 funcionários em 1999 para mais de 60 mil neste ano.

Por que adotar uma metodologia de gestão?

O crescimento de uma empresa é um desafio e tanto e por isso é importante cuidar da parte organizacional de uma corporação com responsabilidade e segurança.  

É preciso criar uma cultura que otimize seu trabalho e faça com que seus colaboradores possam acreditar em sua ideia.

Pesquisas mostram que isso tem faltado nas empresas brasileiras. São poucos os funcionários que tem em mente o quanto seus trabalhos podem contribuir para os objetivos da empresa.

Do gestor ao estagiário, é muito importante que todos saibam quais são os objetivos principais da empresa, o que ela tem de fazer para alcança-los e quais são suas diretrizes.

É por que isso que a adoção de uma metodologia de gestão é tão importante.

É essencial que todos os colaboradores comprem a ideia, somente assim uma empresa pode crescer de forma sustentável em meio a um mercado cada vez mais agressivo.

Saiba também como fidelizar clientes com e-mail marketing.

Como implantar a metodologia OKR em minha empresa?

Com a chegada de startups e novos modelos de negócios ao mercado atual, novas metodologias de gestão também ganharam espaço. A metodologia OKR foi criada em 1999 pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove.

Porém, o novo método começou a ser experimentado com mais clareza pelo Google, quando os funcionários da empresa ainda cabiam em torno de uma simples mesa de ping pong. Não, você não leu errado! A proposta foi apresentada pelo investidor John Doerr em uma mesa de ping pong.

Como já dissemos acima, hoje o Google tem mais de 60 mil colaboradores, o que estimulou empresas de pequeno porte a adotarem a metodologia em seu dia a dia.

Funciona assim: os gestores da empresa definem quais são os objetivos a serem alcançados e o que eles representarão no futuro da empresa. A partir daí são definidos resultados-chave, ou seja, as metas realistas e que tem impacto direto no alcance do objetivo.

Geralmente, os KRs (resultados-chave) são quantitativos e os objetivos são qualitativos. Para que você entenda melhor, é preciso entender que o objetivo deve claros e coerentes e que os KRs deve ser uma ferramenta de impulsão para sua conquista.

Vamos a um exemplo prático: Digamos que você tem uma agência de marca e que seu objetivo seja ter uma carteira de clientes significativa dentro de um ano.

Seus KRs poderiam ser ações como, conseguir cinco novos parceiros para link building, aumentar em 25% o número de clientes a cada semestre, etc.

Deu para entender? Por isso, dissemos acima que os KRs são quantitativos e os objetivos são qualitativos. Dessa forma, um completa o outro. A cada KR alcançado, mais próximo você estará do seu objetivo final.

Um ponto importante a ressaltar é que o OKR não é um método de gestão tradicional e por isso não segue um mesmo sistema. Ele pode ter diretrizes variadas, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Não existem técnicas específicas na metodologia OKR, todas elas são flexíveis e podem servir para diferentes objetivos e empresas. É claro que podem ter semelhanças entre os formatos usados em diferentes negócios.

Baixe já o nosso Ebook 9 Dicas para ter sucesso no E-mail Marketing.

Quais são as principais diferenças da metodologia OKR para outros métodos de gestão?

O primeiro fator de diferença é o fato dos KRs serem estipuladas dentro de um prazo mais curto e passarem por possíveis mudanças caso seja necessário.

Outro ponto é que a metodologia OKR torna tudo mais simples. Uma das principais barreiras dos métodos tradicionais é que eles não conseguem ser entendidos com facilidade por todos os colaboradores.

Já na OKR, é possível engajar todo o time de funcionários dentre de objetivos concisos e KRs realistas.

Esses KRs devem ser avaliados semanalmente, já que é preciso ter uma noção do que está dando certo e do que está dando errado de maneira rápida.

O processo visa entregar resultados a curto prazo e por isso é importante essa avaliação mais frequente para evitar que erros evitem que os resultados sejam alcançados.

Por promover a facilidade e a coerência, o método OKR é mais transparente e isso faz toda a diferença. Todos os colaboradores do seu negócio podem ter ideia de quais são seus objetivos e o que é preciso fazer para alcança-los, sem muitos rodeios.

Isso também acaba com a “cultura do achismo”. Para alcançar os KRs é preciso ter uma base de dados que possam ser avaliados e isso acaba com as decisões errôneas.

Cada decisão tomada pela gestão de uma empresa que adota a metodologia OKR é tomada para seguir os dados que foram obtidos na semana.

Gostou? Confira mais dicas no nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: