O papel do programador na definição da estratégia digital

14/07/2018 às 08:26 Ajuda

O papel do programador na definição da estratégia digital

A profissão de programador tem chamado bastante atenção da maioria dos jovens. Essa carreira, apesar de relativamente nova, está numa grande onda de crescimento no mercado.

Com a chegada de novas tecnologias, o número de profissionais que trabalhem com funções do tipo cresceu e por isso, ser um programador se tornou uma excelente opção no mercado de trabalho.

Além de cuidarem de toda a parte de programação, esses profissionais são importantíssimos para que bons planejamentos de marketing sejam postos em prática e gerem resultados.

Esse profissional dá o suporte necessário para a criação, o desenvolvimento e a manutenção de toda a estrutura digital de uma campanha.

O que faz um programador?

Em resumo, o programador é o profissional responsável por criar aplicativos, sites, lojas virtuais, entre outras aplicações web.

O desenvolvimento dessas ferramentas é essencial para que uma empresa mantenha uma boa presença online e possa montar uma estratégia digital para crescer no mercado digital.

Por conta de sua função, o programador tem de ser uma pessoa concentrada e curiosa em seu trabalho, sempre disposto a descobrir e aplicar novas funcionalidades para oferecer um sistema mais robusto para uma empresa.

Esse profissional domina tudo sobre programação, tendo conhecimento em banco de dados e linguagens de back end e front end, essenciais para o desenvolvimento de serviços para uma estratégia digital matadora.

Além disso, o programador é a pessoa que resolve qualquer tipo de problema em sistemas, ou seja, se uma das soluções de sua empresa falhar, é ele que irá garantir que tudo volte a funcionar como antes, agindo na só na correção como na manutenção das aplicações mantidas.

É por isso, que esse profissional é cada vez mais bem quisto no mercado e pode encontrar trabalho em diversos tipos de estabelecimentos ou mesmo abrir o seu próprio negócio.

O que é uma estratégia digital?

A estratégia digital nada mais é do que um plano para que uma empresa consiga não apenas manter uma presença online, ou seja, estar nas redes sociais, como também possa usar esses meios para conquistar seus objetivos.

Esse plano de ação abrange todo o negócio e para que ele seja aplicado em sua totalidade, é essencial contar com um programador no time para garantir o bom desempenho e alcançar os resultados desejados.

Muitas empresas já se tocaram que investir no mercado digital é a saída mais fácil e barata para levar um negócio ao sucesso num curto e médio prazo. E a montagem de uma estratégia digital é o que dá suporte a esse crescimento.

Com esse plano bem definido, é possível medir os resultados das campanhas realizadas e avaliar o que é preciso ser mudado e o que deve ser intensificado para chegar aos objetivos.

Basicamente, a estratégia digital amplia a visão de negócio, dando uma amplificada em todas as ferramentas existentes para o crescimento de uma empresa.

Entre essas ferramentas estão um bom site ou blog, o uso de aplicações na nuvem, e-mail marketing, aplicativos para dispositivos móveis, etc.

E é aí que o programador entra! Como já dissemos acima, ele é o profissional que dará esse suporte para que você consiga aproveitar o máximo desses serviços.

Não há mais como fugir do mundo digital! Com a globalização, as empresas que não estão presentes na internet estão praticamente mortas ou prestes a declarar falência.

Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.

Como um programador pode ajudar na estratégia digital da minha empresa?

A necessidade de contratar um programador permanente para o seu time de marketing é evidente no mercado atual.

Mas claro, muitos empreendedores ainda tem dúvidas sobre a real ajuda que esse profissional pode dar para otimizar um plano de ação de marketing.

Confira os principais motivos para ter um programador em sua empresa:

Maior conhecimento técnico de ferramentas digitais

Com certeza, os profissionais de marketing de sua empresa sabem o básico de programação, como mexer em algumas tags HTML, por exemplo, mas isso não é suficiente para manter um site online ou fazer um novo layout para um blog.

Ter um programador em seu time pode ajudar na construção de novos canais de comunicação.

Por exemplo, em sua estratégia digital você pretende remodelar o site de sua empresa, lançar um chat para atendimento a clientes e contar ainda com um aplicativo para smartphones e tablets. É nisso que esse profissional te ajuda!

Com base no bom entrosamento com sua equipe de marketing, um programador pode desenvolver ideias do zero e montar esse novo site, implementar esse chato e desenvolver um aplicativo para sua empresa, de acordo com o que você se propõe a fazer.

Eficiência e agilidade em projetos mais complexos

É claro, que nem tudo relacionado a programação é extremamente complicado.

Por exemplo, se um profissional de marketing sabe o básico de HTML, ele conseguirá mudar a posição de alguns elementos de um site. Isso não é nada complicado!

Agora, se você quer distribuir um serviço de assinatura através da nuvem, por exemplo, contratar um programador é o mais indicado.

Esse profissional estará mais adaptado ao ambiente, saberá a melhor forma de implantar esse novo produto e dará todo suporte ao seu funcionamento.

Com um programador a disposição, você terá como resolver qualquer problema emergencial e também desenvolverá mais rápidos novos projetos.

Além disso, esse profissional deve participar de todas as reuniões estratégicas do seu negócio, já que ele pode dar insights muito importantes para a criação de soluções inovadoras.

Contar com um programador em sua equipe pode ser determinante para o sucesso de sua estratégia digital.

Seus canais de comunicação e soluções tendem a estarem sempre atualizados e habilitados para o uso dos clientes, aumentando o engajamento e a satisfação dos consumidores com a sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: