O novo perfil das agências de marketing

05/04/2018 às 09:30 Marketing

O novo perfil das agências de marketing

Com o crescimento do marketing no Brasil, as agências digitais estão cada vez mais inovadoras e buscam perfis mais proativos e preparados de profissionais. Com equipes pequenas, os profissionais costumam agregar mais funções e com isso terem mais importância e reconhecimento na hierarquia das agências.

Para atuar no mercado do marketing atualmente, é preciso entender quais são os principais desafios para vencer na área e assim aproveitar as boas oportunidades de negócio que surgirem.

E por que as agências mudaram tanto nos últimos anos? Simples! Por que o consumidor mudou! Os conceitos de marketing foram adaptados e com isso os profissionais do setor também tiveram que se atualizar para ficar mais completo.

A transformação do marketing foi tão grande que as principais características da profissão mudaram, passando o foco dos meios de comunicação tradicional para o marketing digital, com ênfase no branding, no marketing de conteúdo e no inbound marketing.

Confira as principais características das agências de marketing atualmente no mercado digital:

Os sócios são responsáveis pela captação de clientes

Por terem poucos funcionários e serem especializados no setor, os sócios de uma agência de marketing executam a tarefa de captação de clientes. Os donos das empresas acabam se sobrecarregando de funções “mais importantes” e que ocupam bastante tempo, deixando de planejar estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Menos de 25% das agências contam com uma equipe de vendas dedicada a captação de clientes. Esses números revelam que no início do negócio, os sócios acabam assumindo funções relacionadas ao âmbito administrativo e financeiro da empresa e não colocam como prioridade a montagem de uma equipe para prospecção de clientes.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Renda Mensal baixa na maioria das agências

Como existem muitas pequenas agências de marketing no mercado, muitas delas montadas por um profissional que atua como MEI (microempreendedor individual) e por isso não se consegue ter um faturamento muito alto, já que com poucos profissionais é difícil administrar contas de vários clientes.

Na maioria dos casos, as agências costumam ter um lucro mensal entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Para superar a dificuldade de atender vários clientes ao mesmo tempo, os empreendedores têm investidos em ações que visam agregar mais valor a marca, valorizando assim o ticket médio de cada cliente, fazendo com que se ganhe mais com menos consumidores.

Mesmo com poucos clientes, é possível fideliza-los e torna-los fiéis ao seu negócio, assim o empreendedor pode oferecer novos serviços e aumentar o valor de seu trabalho, apresentando os resultados das ações já realizadas.

Segmentação de mercado

Com o mercado cada vez mais concorrido, as agências de marketing digital têm segmentado bastante a sua área de atuação. As agências já mais consolidadas no mercado são as que puxam essa fila e cada vez mais segmentam sua base.

Apesar disso, a maioria das agências se colocam como agências de marketing digital, tendo um caráter mais abrangente. Porém, as agências focadas em inbound marketing e branding tem crescido bastante no mercado.

O número de funcionários também é um fator preponderante na segmentação de uma agência de marketing digital. Isso por que a escassez de profissionais interferem diretamente na produtividade e na eficiência dos serviços.

Afinal, se pararmos pra pensar, quanto mais profissionais uma agência tiver, em menos tempo ela conseguirá realizar os trabalhos, podendo ter uma rotatividade de clientes maior, oferecendo serviços mais gerais e específicos do setor.

Poucos profissionais e centralização de funções

A grande maioria das agências trabalha com pequenas equipes, muitos são profissionais autônomos, além de também serem numerosas as pequenas agências que possuem equipes entre 2 e 5 funcionários.

Com isso, mais da metade das agências são consideradas pequenas empresas e atuam principalmente na região Sul e Sudeste. Os principais clientes das agências atualmente são os pequenos negócios, as micro e pequenas empresas são o foco da atuação atual. As grandes agências de marketing digital acabam sendo responsáveis pelas contas das grandes empresas.

Poucos clientes e atuação em diversos setores do mercado

A fonte de captação de novos clientes, além da centralização da função nos sócios, também está muito ligada a indicações de clientes e a criação de portfólios em certos setores do mercado.

A maioria das aquisições são adquiridas através de clientes já fidelizados e de parcerias com outras agências do mercado, fazendo uma complementação de serviços. Fora isso, a promoção de serviços em redes sociais também é investimento certo para qualquer agência de marketing digital.

Em relação ao número de clientes atendidos e os serviços prestados, claramente as agências preferem contratos de serviços recorrentes, deixando um pouco de lado os projetos pontuais. Por conta do número baixo de profissionais, a maioria das agências de marketing digital atendem mensalmente entre 1 e 5 clientes.  

As áreas de e-commerce e tecnologia são as mais trabalhadas no mercado, os clientes desses setores estão procurando cada vez mais serviços de marketing digital para ajudar no crescimento das empresas.

Principais serviços contratados no mercado do marketing digital

Uma agência de marketing digital pode oferecer diversos serviços, ações pensadas para cada etapa do funil de vendas, que podem interessar a diferentes tipos de empreendedores.  A evolução dos serviços é cada vez mais necessária para abranger cada vez mais clientes no mercado digital.

O serviço de compra de mídia digital, junto ao serviço de gerenciamento de redes sociais são os mais procurados. A criação de campanhas de e-mail marketing e landing pages e ações de marketing de conteúdo também são muito contratadas, por isso são oferecidas pela maioria das agências.

Os serviços de automação de marketing também tiveram um aumento na procura nos últimos anos e tem sido cada vez mais ofertado pelas agências de marketing digital.

Diante dos motivos citados acima, é possível perceber que o trabalho do profissional de marketing não está fácil, mas que com trabalho e dedicação rende bons frutos no mercado. É preciso estar atento as tendências do mercado, para atender mais clientes, conseguir expandir um negócio e apostar em formas de divulgação mais baratas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site

Gostou de nosso post? Compartilhe: