Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Nuvens híbridas: como utilizá-las em testes e desenvolvimentos

20/06/2018 às 14:26 Hospedagem de Sites

Nuvens híbridas: como utilizá-las em testes e desenvolvimentos

A chegada do Cloud Computing ao mercado digital teve um grande impacto entre empresas de qualquer ramo e tamanho. Hoje em dia, a grande maioria dos empreendedores já adota em maior ou menor escala, o uso da nuvem para a otimização de processos.

Já é comprovado, que usar um servidor na nuvem é uma excelente maneira de agilizar o tráfego de dados e resolver problemas com mais rapidez, eliminando erros humano e o desperdício de recursos. Com o avanço da tecnologia nos últimos tempos, a nuvem híbrida vem se tornando uma ferramenta preciosa, por unir funções da nuvem pública e da nuvem privada.

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

O que é a nuvem híbrida?

De acordo com especialistas no setor, esse modelo de Cloud Computing é o melhor de todos. Isso por que a nuvem híbrida sofre atualizações constantemente, o que gera uma agregação de funções e recursos bastante específicos.

Como sabemos a nuvem híbrida é uma combinação entre a nuvem pública e a nuvem privada. Para melhor apresentarmos essa ferramenta, precisamos definir o que são esses tipos de nuvem.

Começando pela nuvem pública, que basicamente é um serviço que disponibiliza uma série de recursos a empresas em servidores públicos na nuvem. Quem utiliza o modelo SaaS (Sotware como um serviço, em português) na nuvem, por exemplo, pode utilizar uma nuvem pública para que seus clientes tenham acesso como fazem Netflix e Spotify.

Em contrapartida, a nuvem privada traz uma opção de armazenamento de dados sigilosos de uma empresa. Já que a rede é interna e os usuários dependem de atualização para acessá-la.

Quem tem uma loja virtual, por exemplo, pode usar recursos de gestão dentro de um servidor privado na nuvem para garantir que os dados de seus clientes estejam protegidos.

Na nuvem híbrida, essas opções se combinam. É possível utilizar os dois meios para a execução de serviços específicos. Além de facilitar o compartilhamento de recursos e arquivos, os empreendedores têm economizado bastante ao adotar esse modelo de cloud computing.

Por que minha empresa deve utilizar esse modelo?

Para aproveitar a escalabilidade e a flexível desse serviço. Com o uso desse serviço, sua empresa pode armazenar dados em uma nuvem específica, seja ela pública ou privada, e garantir segurança e praticidade, sem precisar gastar nada mais para isso e sem usar servidores de outras empresas.

A segurança dos dados também é um excelente motivo para a adoção da nuvem híbrida. O uso dessa ferramenta deve garantir a proteção de informações sigilosas, o que é essencial na internet, principalmente nos últimos tempos, onde tem crescido o número de ataques virtuais a empresas.

Confira também as vantagens do Cloud Server.

Como fazer testes em softwares com a nuvem híbrida?

Por ser uma combinação entre a nuvem pública e a privada, a nuvem híbrida tem sido bastante utilizada pelas empresa para o teste o desenvolvimento de projetos. E como aproveitar essa possibilidade? Bom, para isso é preciso entender quais são seus benefícios para melhor utilizá-los. Confira:

Segurança e Agilidade

Algumas empresas de comunicação estratégica pode utilizam a nuvem híbrida para disponibilizar a clientes ferramentas eficientes na nuvem. Isso por que o uso dessa ferramenta pode ser muito interessante para garantir uma boa flexibilidade o desenvolvimento de produtos na nuvem.

Por conta da estabilidade e da segurança, se torna possível aproveitar o feedback de clientes para conseguir aumentar os recursos na nuvem sem nenhuma dificuldade.

Mais eficiência

Por conta da combinação entre nuvem pública e privada, a nuvem híbrida ajuda muitos empreendedores na hora de definirem a melhor infraestrutura para oferecer serviços específicos para seus clientes.

Quem trabalha com uma loja virtual, por exemplo, pode usar uma nuvem pública para oferecer seus produtos com facilidade e usar a nuvem privada para manter o controle de gestão sobre as vendas e o estoque. A adoção do modelo é essencial para que se possam desenvolver softwares que gerem mais engajamento com os clientes.

Oferecer mais por menos

A nuvem híbrida possui o melhor custo-benefício do cloud computing no mercado digital. A utilização do modelo facilita na economia de recursos de plataformas que ainda estejam sendo desenvolvidas.

Através do serviço, é possível testar em toda a sua totalidade, a eficiência de um produto. E o melhor de tudo, economizando no orçamento, já que é possível trabalhar bem com a nuvem pública e a nuvem privada, sabendo utilizar ambas as soluções com sabedoria.

Mais produtividade

O uso da nuvem híbrida é essencial para desenvolver novos projetos. O serviço oferece um ambiente controlado e completamente seguro para a realização de testes para validar ideias, aplicativos e softwares antes de lançá-los ao mercado.

Além disso, o compartilhamento em tempo real auxilia todo o processo, integrando equipe e trazendo autonomia a funcionários e mantendo a gestão sobre controle.

Opção para o desenvolvimento de aplicativos

Com o surgimento dos dispositivos móveis, muitas empresas têm apostado na construção de aplicativos funcionais e simples. E a nuvem híbrida é o serviço mais indicado para o teste e o desenvolvimento desses apps.

É possível lançar versões betas do aplicativo para testar a qualidade e a receptividade junto aos clientes. Através do uso de um PaaS (Plataforma como um serviço, em português) é possível se aproveitar de ambiente misto, mas confiável para compartilhar recursos e desenvolver novas soluções com bastante agilidade.

O uso da nuvem híbrida já é uma realidade para empresas de todos os portes. Ao contrário do que muitos pensam, as pequenas e médias empresas podem aproveitar esse recurso para oferecem soluções mais completas com um menor orçamento.

Através dessa ferramenta, sua empresa pode ter um espaço de armazenamento robusto, uma série de recursos importantes para o desenvolvimento de softwares e a segurança e confiabilidade essencial para o desenvolvimento de projetos complexos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: