Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Nuvem Híbrida: O que é e como funciona?

24/05/2018 às 20:55 Ajuda

Nuvem Híbrida: O que é e como funciona?

A computação em nuvem tornou-se uma ferramenta fundamental nas estratégias de TI porque melhora toda a gestão e adiciona um olhar analítico nas empresas. Com ela, os processos se tornam muito mais simples e eficientes, fazendo as empresas ganharem a estabilidade necessária para competir em ambientes de negócios cada vez mais acirrados.

Você já ouviu falar em nuvem híbrida? Através desse artigo você vai saber do que se trata e como esse sistema funciona, que pode fazer sua loja online prosperar no mercado.

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

O que é nuvem híbrida? 

Ambiente de nuvem híbrido é a combinação do ambiente público com o ambiente privado, que normalmente é configurado e desenvolvido sob demanda em um data center. Os ambientes públicos e privados funcionam de maneira independentes e conectam entre si quando necessários. 

Trata-se de uma solução eficaz nos serviços em nuvem porque mescla os modelos de gestão de nuvem pública, que são oferecidos por grandes empresas e nuvem privada, que costuma ser desenvolvida sob demanda, em um único ambiente virtual. 

Essa modalidade pode ser uma excelente opção para as empresas que consideram migrar para o serviço em nuvem. Com a criação de um ambiente de nuvem híbrida que alavanque sistemas empresariais mais seguros, as empresas aceleram os processos de inovação e agilizam a entrega de produtos e serviços.

Conheça agora as 8 vantagens da adoção da nuvem híbrida. 

Agilidade

O sistema de nuvem híbrida deixa as empresas mais rápidas porque agiliza o acesso aos dados e também facilita a implementação de novos modelos de negócios e tecnologias, como a análise cognitiva, antecipando tendências de mercado. Leia nosso post sobre Vantagens do Cloud Server

Inovação

A nuvem híbrida também encoraja o desenvolvimento, uma vez que fornece ferramentas e a plataforma adequada para que as discussões sejam mais amplas dentro das empresas. Isso traz colaboração e eficiência na criação de valor, acelerando a inovação.

A computação em nuvem já possui um papel importante na estratégia de TI das empresas e em alguns casos chega a ser essencial. 

Tomada de decisão 

Com os dados disponíveis e uma maior integração da equipe, a tomada de decisão se torna mais rápida e precisa. Combinando análises com a nuvem híbrida, é possível aumentar as perspectivas e descobrir correlações de negócios que antes eram imperceptíveis. Aprimore seus conhecimentos em Vantagens do Cloud Privado

Mais clientes 

Outra vantagem da nuvem híbrida é voltada diretamente para o cliente. O público-alvo das empresas de TI espera soluções e serviços ágeis, intuitivos, responsivos e seguros, de forma que esta solução pode ajudar a atender a demanda dos clientes mais exigentes.

O desafio da transformação digital é uma questão fundamental para qualquer empresa que busque a otimização de processos e operações em seu negócio.

Investimento

Se sua empresa apostar na nuvem significa que ela vai fazer investimentos inteligentes no longo prazo, pois a abordagem híbrida facilita a experiência e otimiza o uso da infraestrutura, aprimorando o valor dos investimentos de TI.

Os desafios na gestão de uma infraestrutura de nuvem são enormes, mas pode ser uma escolha inteligente com resultados certeiros. 

Apesar dos custos da nuvem privada serem um pouco mais altos, ela permite que gestores tenham o total controle do uso de processamento da aplicação. Além disso, ela traz muito menos dores de cabeça para você e o todo o investimento traz retorno rapidamente. Conheça nosso serviço de Cloud Gerenciado

Mais segurança

O benefício mais óbvio para se usar um ambiente híbrido é a parte da segurança dos dados, pois a empresa não precisa expor todos os seus sistemas ou dados dos clientes para acesso público.

Com a adoção de um serviço em nuvem híbrida, as chances de sua empresa ter as informações acessadas por terceiros é praticamente nula. 

Na nuvem híbrida, os dados que necessitam de segurança ou maior privacidade ficam hospedados no ambiente privado enquanto os sistemas que precisam ter parte de suas informações expostas, como é o caso de um aplicativo móvel, podem utilizar o ambiente de nuvem público.

Mais performance e disponibilidade

Utilizando parte do seu ambiente em nuvem em uma infraestrutura privada, as conexões não precisam passar pelo ambiente da internet, passando apenas pelo ambiente interno.

Isso deixa toda a conectividade muito mais rápida para as transações que necessitem de mais segurança e performance. Tudo isso aliado ao poder de processamento de um data center privado.

Menor exposição de dados confidenciais

O uso do serviço de nuvem híbrida tem maior valor em situações em que segurança e a exposição de dados sigilosos são um requerimento essencial para a empresa que precisa expor apenas parte de seus dados na internet. 

Por conta disso, muitos sistemas jurídicos e financeiros utilizam a nuvem híbrida especialmente por causa da sua habilidade de transferir dados criptografados entre esses ambientes. 

A computação em nuvem híbrida é uma estratégia muito efetiva para empresas que querem expor apenas parte dos seus dados, porém devem continuar seguindo a estratégia de segurança e privacidade de todas as suas informações. 

Conclusão

Apesar de um ambiente de nuvem híbrida oferecer diversas vantagens sobre um ambiente 100% privado ou público, o lado inconveniente é que ainda é necessário você não se descuide de todos os procedimentos de segurança, sobretudo na camada de nuvem pública. 

O maior problema para as empresa que ainda tem um orçamento pequeno de TI, são os custos. A maioria não tem como arcar com uma infraestrutura híbrida e com os recursos necessários para a administração dos ambientes.

Se sua empresa já é consolidada no mercado, não perca mais tempo e contrate logo o serviço de nuvem híbrida. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: