Negócios lucrativos: Será que só os projetos mais complexos trazem mais dinheiro?

24/06/2018 às 21:32 Ajuda

Negócios lucrativos: Será que só os projetos mais complexos trazem mais dinheiro?

Todos os negócios considerados lucrativos precisam mesmo oferecer um monte de soluções e funcionalidades?

Será que algumas alternativas simples e práticas, com menor valor agregado, também podem fazer grande diferença no mundo dos negócios?

Você já deve ter percebido que muitos negócios lucrativos e que realmente deram certo estão relacionados a soluções básicas e funcionais que fazem grande diferença na vida dos clientes.

Esse artigo vai responder essas questões e te mostrar que um projeto não precisa ser complexo para trazer mais dinheiro. Leia até o final e saiba mais.

Nem sempre os negócios mais lucrativos surgem de projetos complexos

As perguntas acima nos levam a uma reflexão bastante interessante. Por causa da correria diária, você nem sempre tem oportunidade de entender se o seu projeto é realmente promissor.

Alguns negócios efetivamente deram certo com soluções simples e práticas. 

Mas o que significa projetos simples e projetos complexos quando se pensa em negócios lucrativos? Suponha que você seja um programador web e que pretende criar uma solução que além de otimizar o site para SEO, ainda ofereça marketing digital no Google e nas redes sociais, blog e diversas outras funcionalidades. 

Seu objetivo é ajudar pequenas empresas a ficarem bem posicionadas na parte orgânica de busca do Google e assim garantirem mais clientes e vendas.

Mas como fazer isso? Será que é possível prometer ao cliente que ele vai para a primeira página do Google em poucos dias?

Caso isso não aconteça, o que você vai dizer? Simplesmente vai perder o cliente. Leia nosso post sobre Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Pense fora da caixa

Agora suponha que o cliente queira uma solução completa, com todos os serviços propostos. Como você vai administrar toda essa demanda?  Provavelmente você não vai conseguir assumir mais clientes e seus ganhos ficarão restritos a um único cliente.

Outro ponto importante é que o seu público-alvo, que são pequenas empresas em busca de crescimento, não vão ter condições de pagar por uma solução mais robusta como essa. 

Nem sempre um solução complexa e completa é a ideal para seu negócio. Na verdade, ela pode até gerar um problema até muito maior, já que seu cliente vai cobrar a solução do problema dele, que provavelmente não vai acontecer da forma rápida como ele espera.

Pense em uma solução mais simples e viável

Como seus clientes são pequenos empresários e grande parte ainda não possui um site, uma boa opção é criar algumas plataformas e disponibilizá-las por uma pequena mensalidade.

Dessa forma, é possível atender esses clientes como precisam e ainda ganhar em escala. Esse é um ótimo exemplo da complexidade em uma empresa.

Na verdade, ela pode acabar se tornando algo complicado, pouco promissor e que ainda traz problemas complicados para o empreendedor. Aprimore seus conhecimentos em Passos para montar sua Loja Virtual

 

Muitas empresas que oferecem soluções desse tipo deram certo e estão muito bem no mercado, mas é importante considerar todos esses riscos antes de embarcar em uma opção mais robusta.

Conheça agora exemplos de negócios simples e lucrativos que prosperaram no mercado. 

Contabilizei

É uma plataforma de contabilidade destinada a micro e pequenas empresas. Ela é administrada totalmente online através da computação em nuvem.

Para você ter uma ideia do quanto esse negócio deu certo, essa moderna plataforma é uma das maiores empresas de contabilidade do país em número de clientes. Tudo feito de uma forma simples e prática. 

Guia Bolso

Esse aplicativo tem o objetivo de melhorar a saúde financeira do usuário e aposta na experiência da pessoa. Além de gratuito, ele exporta e categoriza automaticamente as despesas e as receitas da conta bancária do cliente. 

Com mais de três milhões de usuários, a estratégia é ajudar as pessoas a economizar. Essa é uma das melhores soluções que existem, principalmente em épocas de crise.

O negócio é tão promissor, que conseguiu alguns bons investimentos, recentemente

Love Mondays

O Love Mondays é uma plataforma que ajuda profissionais a conhecerem cerca de 75 mil empresas e se candidatarem em suas vagas em aberto. A startup cresceu rapidamente e recentemente foi vendida para um famoso portal por um valor não divulgado.

Movile

Responsável por aplicativos como iFood e PlayKids, a Movile, ele se destaca até mesmo fora do Brasil. Considerada uma empresa agressiva e voltada ao senso de urgência, estatísticas mostram que em breve ela deve alcançar o posto das empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

VivaReal

O conhecido marketplace é super estratégico e consegue o diferencial de conectar compradores com vendedores e alugadores de residências. O site possui mais de 4,5 milhões de casas e apartamentos cadastrados e o negócio já acumulou a bagatela de R$ 245 milhões em investimentos.

O seu negócio é complexo ou simples?

É claro que você pode oferecer uma solução que seja complexa e atrair um monte de clientes. Cabe a sua empresa optar por uma ou outra alternativa. O objetivo é apenas gerar uma reflexão com relação à sua estratégia de negócio.

Pergunte a si mesmo se seu negócio consegue realmente resolver as necessidades das pessoas, se existe um público disposto a pagar por sua soluções, se é possível um retorno financeiro satisfatório e ganhar o lucro que espera. 

Um negócio pode ser tudo isso e ainda ser complexo. O que acontece, na maioria das vezes, é diversos empreendedores partem para essa alternativa sem analisar se o projeto será, de fato, promissor.

Muitas vezes, opções mais simples, funcionais e com baixo valor agregado, acabam sendo muito mais úteis para os clientes e rentáveis para você.

Elas são capazes de resolver os problemas de muitas pessoas ao mesmo tempo e é dessa forma que esses negócios lucrativos acabam se destacando no mercado. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: