Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Nativos Digitais: como e por que entender esse público?

05/05/2018 às 19:09 Ajuda

Nativos Digitais: como e por que entender esse público?

Muita gente ainda não ouviu falar sobre os nativos digitais e se esse for o seu caso, está lendo o artigo certo. Esse público está sendo muito exaltado pelo mercado como uma geração que possui habilidades tecnológicas intrínsecas e de alto valor para as empresas.

Se você ficou curioso para saber mais sobre os nativos digitais, leia até o final e conheça um pouco mais sobre esse grupo e suas reais características. 

Millennials 

É muito fácil de se perceber que as diferenças entre as gerações podem ser agravadas pelo foco que os desenvolvimentos tecnológicos têm destinado a determinados grupos. A geração Y, também conhecida como Millennials ou Geração do Milênio, é um conceito sociológico para denominar aqueles que nasceram no início dos anos 80 até meados dos anos 90. 

Foi a primeira geração que nasceu em meio aos avanços tecnológicos e tiveram acesso às tecnologias, mesmo que de forma indireta. Esses pioneiros digitais estão online a maior parte do tempo e gostam de utilizar dispositivos tecnológicos de última geração, como os smartphones. 

Por terem nascido em uma época de uma enorme prosperidade econômica, tendem a ser mais otimistas do que realistas, gastadores e frequentemente acabam trocando de emprego em busca de oportunidades e salários melhores. Leia nosso post sobre O que você precisa para ter uma revenda

Geração Z

Já a Geração Z, conhecida por Gen Z ou Pós Millennials, abrange os nascidos entre o final dos anos 90 até 2010. A Gen Z é conhecida como nativa digital, ou seja, a primeira geração que cresceu com celulares, acessando à internet, compartilhando arquivos e assim por diante. 

Os nativos digitais passaram pela grande crise econômica que assolou o Brasil e por esse motivo são mais inseguros e insatisfeitos com a realidade econômica, política e social brasileira. 

As principais características dessa moderna geração são de ser mais bem mais tolerantes às diversidades, utilizar as tecnologias e a comunicação entre as tecnologias por meio da internet das coisas.

Contudo, foram atribuídas outras habilidades à Geração Z, que eram vistas como inerentes dessa geração, como é o caso da capacidade de desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo. Aprimore seus conhecimentos em revenda de hospedagem de site barata  

Quem são os nativos digitais?

O termo nativo digital apareceu pela primeira vez em 2001 nos Estados Unidos. A expressão foi criada para definir aqueles que cresceram em uma cultura digital e que teriam habilidades diferenciadas, como processar múltiplas vias de informação e usar intuitivamente as ferramentas tecnológicas.

Com a evolução da interação dessas pessoas com as tecnologias e com o espaço que os dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais foram ganhando no cotidiano da humanidade, o significado do termo nativo digital tem sido muito discutido ultimamente. 

Em uma recente pesquisa americana feita com adolescentes, constatou-se que 92% deles estavam online diariamente e que, entre esses, 24% estavam online de forma constante. Conheça nosso serviço de Revenda de Hospedagem

Mas os nativos digitais não são representados apenas por aquelas pessoas que nasceram na era da internet e da tecnologia avançada. Eles também devem estar totalmente imersos nesse mundo, atentos às todas questões positivas e negativas a respeito do uso da tecnologia.

O mito dos nativos digitais

A discussão sobre a existência ou não das habilidades singulares dos nativos digitais não é nenhuma novidade. Em 2011, foi feita uma pesquisa na Inglaterra e foi concluído que não há evidências que confirmem as reais diferenças entre os nativos digitais e as pessoas nascidas antes deles. 

O assunto ganhou uma enorme repercussão com a teoria de que as escolas e faculdades estão alterando sua forma de ensino. Até as políticas educacionais que são implementadas com base nesse diferencial dos nativos digitais estão apoiadas em uma ilusão.

Mas não pode-se negar que as últimas gerações foram muito mais expostas às ferramentas digitais, mas isso não quer dizer que eles absorvam ou lidem com o conteúdo tecnológico de forma distinta se comparada com uma pessoa da geração anterior.

Em resumo, assim como as gerações passadas, os considerados nativos digitais também absorvem as informações de forma mais passiva. Porém, a diferença no acesso ao desenvolvimento das tecnologias pode gerar um distúrbio na relação com ferramentas digitais entre as gerações. 

Envelhecimento e acesso às tecnologias

Atualmente, a posição das pessoas com mais de 65 anos em relação aos desenvolvimentos da tecnologia já é diferenciada. O acesso à conexão rápida, cada vez mais presente no trabalho, nas relações sociais, na busca de produtos e serviços online e em outros aspectos do dia a dia, exclui a população mais velha.

Para se ter uma ideia, 93% dos brasileiros com menos de 50 anos tem smartphone. Já as pessoas com mais de 65 anos, essa porcentagem cai para 38%. Mas não devemos nos esquecer do envelhecimento populacional, que está cada vez maior. 

O número de idosos brasileiros tende a aumentar significativamente, principalmente pelo crescimento da expectativa de vida no país.

Porém, mesmo com esse mercado consumidor em potencial, as tecnologias criadas não estão integrando com esse público ou buscando meios para transpor os desafios físicos, mentais e culturais ao acesso aos dispositivos e ferramentas digitais por essa população.

O Skype era uma forma do idoso conversar com seus familiares por vídeo utilizando um desktop, perdeu espaço para o FaceTime, acessado em smartphones.

Outro bom exemplo é o caso do serviço de transporte de passageiros Uber que foi um retrocesso no quesito da acessibilidade, que antes era garantida nos serviços oferecidos pelos táxis, que podiam ser solicitados por um telefone fixo. 

É claro que diversas tecnologias podem ajudar muito o cotidiano do idoso, mas mesmo assim elas não são desenvolvidas observando as necessidades de integração da população mais velha. Incluir esse grupo em pesquisas e desenvolvimentos de produtos digitais será uma vantagem significativa para as empresas.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: