Mídias Sociais: Melhores práticas e dicas incríveis!

Mídias Sociais: Melhores práticas e dicas incríveis!

Categoria: AdWords

19/10/2016 às 16:30

Mídias Sociais: Melhores práticas e dicas incríveis!

 

É impossível deixar de lado o poder das mídias sociais na vida das pessoas atualmente. Essas redes têm moldado diversos aspectos comportamentais dos usuários, nos mais variados assuntos. A vida moderna e a comodidade proposta pela internet contribui para mudar e fortalecer hábitos das pessoas, tanto na forma de se comunicar quanto para se relacionar, politizar, informar, aprender, comprar…

Hoje em dia é praticamente impossível ver alguém que não faça uso de, pelo menos, uma rede social. Não precisa estar em todas (até porque é difícil lidar com tantas plataformas, não é?), mas Facebook é algo que muita gente tem e não vive sem. Além dele, há o Twitter, dando espaço para as mais diversas opiniões, Google Plus, ligado às tendências dos produtos Google, além das mídias para trabalho (Linkedin) ou de imagens (Instagram, Snapchat, Pinterest).

Basicamente, as mídias sociais têm a missão de promover o entretenimento aos usuários, embora vão muito além disso. Como já disse, elas definem padrões e questões fundamentais que fazem diferença na vida de todas as pessoas. Não é à toa que atingiram um papel primordial quando se trata de marketing digital. Para quem está nesse meio, tem um site/blog ou loja virtual, deixar de lado toda essa potência é imperdoável, uma tolice sem tamanho.

Muitos especialistas dizem que tudo acontece nas redes sociais antes de ‘’estourarem’’ e serem divulgadas mundo afora. A internet tem um poder maior que se imagina, com a possibilidade de mudar parâmetros rapidamente. Por isso, é essencial tentar pelo menos acompanhar essas tendências e, claro, tirar proveito disso para seu negócio.

Tanto por isso, a profissão de Social Media está em alta. As empresas investem cada vez em pessoas direcionadas às mídias sociais para interagirem com os clientes/fãs, além de criarem campanhas próprias para essas redes, afinal, cada uma possui suas peculiaridades, público e melhores formas de relacionamento/compartilhamento. Muitas vezes, o que se aplica ao Facebook não pode ter o mesmo sucesso no Instagram. É preciso avaliar e considerar várias coisas, não é algo para fazer ‘’no escuro’’ e por qualquer um.

Mas, então, quais são as melhores práticas para usar nas mídias sociais? O que se deve investir e o que evitar? Há muitas ferramentas e estratégias interessantes para se dar bem e ter muito sucesso nesse ramo. Para te ajudar, preparamos algumas dicas!

Veja também nosso post: Facebook, AdWords ou SEO: onde investir primeiro?   

 

Dicas para uma campanha de sucesso nas mídias sociais

 

- Primeiramente, sua página precisa estar próxima dos clientes e ter uma boa divulgação de conteúdo. Seja a plataforma que for, é preciso focar nos pontos fortes do conteúdo/produto e mostrá-los às pessoas. No Instagram, por exemplo, você pode escolher uma foto bonita e chamativa que tenha a ver com a abordagem que se desenha passar. Já no Twitter, dá para aproveitar o gancho de algum dos assuntos dos trending topics para agregar valor à publicação.

 

- Tudo precisa ter um bom destaque, você tem que entrar na onda total da rede social em questão para não perder nenhum detalhe. Vale atirar para todos os lados, mas com bom senso e responsabilidade, claro! É desnecessário e uma prática péssima soar sensacionalista, mentir ou ir além daquilo que é real, prometendo o que não se pode cumprir. Lembre-se que não vale a pena acabar com sua credibilidade em nome de uns acessos a mais em seu site. Com o tempo, isso prejudicará seu negócio de maneira, em grande parte, irreversível.

 

 

- Para se destacar nas mídias sociais, é necessário estar e participar das mídias sociais.A melho proposta é ficar administrando inúmeras contas, gerando conteúdo para todas elas, é trabalhoso, mas vale a pena. Quando se trata de trabalho, é importante conhecer e saber o que é tendência nas principais redes. Como já disse, cada uma tem sua linguagem e peculiaridades, por isso, a estratégia nunca é igual.

É no ócio que surgem boas ideias, portanto, dê uma olhada no que está rolando no Facebook ou qualquer outra plataforma pessoal naqueles momentos de lazer ou descanso. Você pode usar um assunto a favor de seu negócio e gerar muitas visualizações e compras. O que for pertinente e chamar atenção de um grupo pode viralizar e tornar-se um verdadeiro fenômeno nas internet!

 

- Além de estar nas redes sociais, é preciso ‘’falar sua língua’’ e entender as necessidades dos internautas. Mesmo que tenham inúmeras funções sociais, o entretenimento ainda tem peso maior quando se trata dessas mídias. Portanto, não adianta querer soar totalmente formal e ‘’certinho’’. Você não está mandando um e-mail, e sim interagindo com pessoas que querem buscar formas de se divertir. Use uma linguagem mais aberta, memes e assuntos em alta na divulgação de conteúdo. Chama muita atenção e rende compartilhamentos e interações!

 

- Um bom conteúdo é uma prática essencial para se destacar nessas plataformas online. O trabalho do Social Media é focado basicamente nisso! O conteúdo sustenta a campanha e cria relações com as pessoas, aumentando a popularidade e o valor da empresa/negócio. Além disso, mostra que a empresa/página está atualizada e a par das novidades, se importando com os seguidores e suas necessidades.

 

- Além de uma boa abordagem e plano de comunicação e marketing, defina um foco e as metas de campanha, sobretudo se for alguma promoção ou estratégia de compartilhamento, corrente ou algo do tipo. Análise é sempre importante, tanto antes quanto depois, para definir pontos fortes e fracos e otimizá-los para os próximos trabalhos.

 

- Monitoramento é essencial! Acompanhe sempre o status das publicações e interaja com as pessoas. Tente não abandonar os posts, ainda mais aqueles promovidos ou com potencial para ‘’bombar’’ e alcançar popularidade na rede social em questão. É bom também estabelecer métricas e objetivos, fazendo uma avaliação de quais são as melhores ferramentas e estratégias para utilizar e, claro, gerar bons resultados.

 

Qualquer empresa e site, não importa o ramo, popularidade ou se é iniciante ou não, deve aproveitar o máximo das redes sociais. É preciso se adequar às necessidades do público e conquistá-lo nos meios em que os internautas estão inseridos e se sentem mais à vontade. Use isso a seu favor e mantenha seu negócio em plena ascensão! Boa sorte!

Até mais!

Talvez você goste

Top