Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Microinfluencers são os craques do conteúdo. Saiba Como!

18/11/2017 às 10:03 Marketing

Microinfluencers são os craques do conteúdo. Saiba Como!

É só entrar no Facebook ou Instagram para se deparar com postagens realizadas por influenciadores digitais. Utilizados principalmente por grandes empresas em estratégias de marketing, os influenciadores digitais falam sobre produtos e/ou serviços para a sua audiência gigantesca. Contudo, mesmo que tenham lá seus resultados, uma nova tendência vem tomando conta do mercado: os micro-influencers.

Com uma audiência bem menor, esses micro influenciadores possuem um grande impacto nas estratégias de marketing digital, por falarem por um público mais específico/segmentado. E que, de fato, compram suas ideias e opiniões. Dessa forma, muitas empresas estão vendo nesse nicho uma ótima forma de investir pouco e atingir resultados mais expressivos.

Quer saber mais sobre essa nova tendência do mercado e por que os micro influenciadores são os craques no conteúdo? Então continue lendo!

O que são os micro influencers?

São pessoas populares, mas não a ponto de possuírem centenas de milhares de seguidores no Instagram, por exemplo. Esses influenciadores são conhecidos por suas dicas, opiniões e postagens em geral. Atendem uma pequena audiência, que reconhecem e valorizam as dicas/trabalho daquele influenciado. Também conhecido como “influenciadores de bairro”, a principal característica dessa persona é o seu grande poder de influenciar um pequeno grupo de pessoas.

Ao contrário dos influenciadores digitais que possuem milhares de seguidores, os micro-influencers possuem um engajamento maior com seus usuários, o que traz um retorno maior para as empresas que investem nessas pessoas.

Isso acontece porque os seguidores confiam naquela pessoa. E se um micro influencer está falando de um produto, é porque realmente o usa e vê valor naquilo. Como sua opinião é bastante apreciada, os seus seguidores acabam comprando a ideia e introduzindo a dica para suas vidas.

Qual é a importância dos micro influencers para o marketing?

Além das celebridades, web celebridades e os influenciadores digitais, agora o mercado está passando a utilizar pessoas com menores audiências, mas que sejam verdadeiros representantes de algum nicho do mercado. Seja uma ideia, atitude, serviço, profissão etc.

No geral, essas pessoas possuem entre 1 mil a 90 mil seguidores em suas redes sociais. Para não investir em um influenciador famoso que possuí 1 milhão de seguidores onde muitos já não acreditam tanto assim em suas publicações por serem superficiais, as empresas agora estão apostando nesses micros influenciadores.

O principal motivo é que é possível reunir 10 micro influenciadores, cada um com sua audiência específica, e divulgar um produto e/ou serviço de uma maneira muito mais segmentada. Pelo fato dessas pessoas serem verdadeiros lideres e porta-vozes de um micro-nicho, na maioria das vezes, os resultados podem ser muito expressivos. Mesmo que essas pessoas não sejam, de fato, personas muito conhecidas na internet.

Confira: passo a passo para criar um blog

O que importa é o impacto e a influência exercida em um determinado público. E como o marketing é feito de publicidade e os resultados gerados por ela, muitas empresas têm visto nessa tendência uma ótima forma de impulsionar seus resultados por um investimento muito mais em conta.

Sim, ao contrário dos influenciadores digitais populares que cobram pequenas fortunas para realizar uma posta, a realidade dos micro-influenciadores é muito diferente. Principalmente se tratando de investimento e resultados obtidos.

Exemplos de micro influenciadores

Você descobriu o que é mas está pensando e pensando e não conseguiu pensar em nenhum exemplo de micro influenciador? Confira, a seguir, algumas personas que têm se destacado bastante entre suas audiências:

@Roncca

Fotógrafo carioca, Victor Ronccally vive no Rio de Janeiro e é bem respeitado por suas fotografias. Vive viajando pelo mundo e realizando registros incríveis pelos locais por onde passa. Se tornou uma referência para seus seguidores, onde a maioria se releva um grande amante de fotografias.

@ZEHPRETIM

Uma referência nas noites cariocas, o DJ e empreendedor possui uma conta no Instagram com 19 mil seguidores, que seguem fielmente suas dicas sobre festas, eventos e produção musical.

@FERNANDALENSKY

Simbolo do feminismo e emponderamento feminino, a Fernanda entende bastante de arte e fotografia, além de sacar muito de brechós. Ela possui 16 mil seguidores, onde a maioria é mulher. Suas ideias geram debates e grande engajamento por entre a sua audiência.

@FIGATUR e @UYLL

Os irmãos gêmeos Artur Figueiredo e Uyl Neto são uma dupla cheia de referências do mundo da moda jovem e deslocada. Suas contas apresentam fotos com looks variados e estilizados, se tornando verdadeiras figuras cariocas do cenário do Rio de Janeiro.

Como utilizar microinfluencers em sua estratégia de marketing

Agora que você já sabe a importância dos micro influeciadores para uma estratégia de marketing, chegou o momento de aprender como incorporá-lo nas campanhas de sua empresa. Separamos algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse processo. Confira:

Procure bastante

A primeira coisa a ser feita é pesquisar bastante os influenciadores que trabalharão com a sua empresa. Isso porque é preciso que eles atendam os objetivos da estratégia. Ou seja, tenham influência de fato e um poder de comunicação mais aproximando com a sua audiência. Esse é um dos primeiros pontos que devem ser analisados ao montar o seu time de micro influenciadores.

Monte o seu time

Depois de procurar e criar uma lista com os contatos, chegou a hora de montar o seu time. Entre em contato com cada um para verificar suas disponibilidades e cachês. Em alguns casos, trocar uma publicação por um produto ou mimo pode ser uma tarefa apreciada. Contudo, é preciso que os influenciadores se sintam agraciados com a sua oferta e não ofendidos. É preciso de atenção para o tiro não sair pela culatra.

Conteúdo que faça sentido

Suas publicações precisam parecer orgânicas para que a estratégia funcione. Grande parte dos grandes influenciadores digitais perdem o interesse de sua audiência justamente por não passarem mais credibilidade para os seguidores. Isso acontece pela constante mudança de opiniões (principalmente as patrocinadas). O conteúdo da publicação, assim como o produto/serviço anunciado, precisa fazer sentido com a audiência que irá visualizá-lo.

Os micro influencers são tendências e sua incorporação nas estratégias de marketing de empresas dos mais variados segmentos já é uma realidade. Os resultados trazidos são bem expressivos, especialmente se formos levar em consideração o custo-benefício envolvido.

Quer saber mais dicas para fazer sua empresa ter mais resultados? Conheça nosso blog e nosso serviço de hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: