Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Mercado de trabalho: quais profissões aumentaram a demanda na pandemia

09/05/2021 às 13:26 Novidades

Mercado de trabalho: quais profissões aumentaram a demanda na pandemia

Novo normal, Home office, videoconferências,... são termos que já fazem parte de nossa vidas nesses tempos de pandemia, por outro lado, desemprego, redução do salário e ausência de renda são alguns dos seus muitos efeitos. 

Porém, a pandemia também trouxe muitas possibilidades de trabalho em meio à toda a crise, principalmente, nas áreas de saúde, tecnologia, e finanças. 

Empresas e profissionais têm se repaginado, buscado se reciclar, se qualificar, já se preparando para o mercado pós-pandemia, que se espera que volte ainda mais competitivo.

Não é para menos que vem sendo enorme a procura por cursos online disponibilizados na internet, e isso porque é possível estudar à distância qualquer assunto e, muitas, vezes, de forma gratuita. 

Profissões em alta em função da pandemia

Segundo pesquisas, as profissões com mais demanda na pandemia estão concentradas nas seguintes áreas: saúde, logística, tecnologia e construção civil.

De acordo com um levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), as profissões que com maior destaque são: enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, médico, desenvolvedor de software, analista de sistemas, pedreiro, mestre de obras, ajudante de pedreiro, auxiliar de carga e descarga, operador de empilhadeira e entregador.

A procura por profissionais da construção civil se deve em parte ao distanciamento social que fez com que as pessoas passassem a trabalhar em casa e, também, ficassem mais em casa, daí vindo a necessidade de adaptar, ou melhorar, a própria casa.

E claro, com o aumento das compras online, que dispararam durante a pandemia, se tornou fundamental investir não só em sites bem feitos e aplicativos, como também, em logística.

A verdade é que é impossível manter um produto no meio digital sem contar com uma boa estrutura por trás, e o setor logístico é o encarregado por fazer toda a mágica acontecer.

Muito valorizado ultimamente, o profissional de logística é o grande responsável por controlar o estoque, a armazenagem e a distribuição das pequenas e grandes empresas. 

Portanto, quem é formado em engenharia e quer ampliar sua área de atuação, vale a pena investir no campo da logística, que é uma área que vem crescendo e tende a crescer ainda mais no pós-pandemia. 

E, claro, não tem como não citar a tecnologia, que virou nossa maior aliada nesses tempos difíceis, de distanciamento social, possibilitando o trabalho remoto, os cursos online, as videoconferências, as conversas por aplicativos e redes sociais, enfim, levando o mercado a valorizar ainda mais as profissões relacionadas aos avanços tecnológicos. 

Seja o ramo que for, a tecnologia é fundamental para quem quer preencher uma vaga no mercado de trabalho. 

Dentre os trabalhadores autônomos mais solicitados, estão mestres de obras, técnicos de celular, desenvolvedores de sites e aplicativos e profissionais de entrega.

Cursos online como estratégia

O mundo inteiro vive um momento de incerteza e instabilidade, no mercado de trabalho, por exemplo, o que valia há anos atrás, já não vale hoje em dia, por isso, é fundamental estar sempre se reciclando, para acompanhar suas constantes mudanças.

Nesse sentido, apostar em cursos online se tornou uma grande alternativa, já que mesmo com o distanciamento social, imposto nos dias atuais, é possível se reciclar, ou se especializar.

Os cursos online permitem, mesmo com as possíveis variações no mercado de trabalho, que a pessoa, de casa mesmo, possa se reciclar, ou mesmo, se especializar em algo de seu interesse. Inclusive há a opção de muitos cursos online gratuitos.

É preciso considerar que a mudança no cenário econômico global e nacional tem gerado um impacto direto na empregabilidade de diversas áreas profissionais, por isso, sai na frente quem opta em não ficar parado, em buscar se reciclar, se preparar para esse “novo normal”.

Assim, em função da pandemia e a consequente demanda por profissionais de saúde, os cursos online dentro dessa área vem sendo muito procurados, seja como uma nova possibilidade de profissão, ou mesmo, como uma forma de se reciclar.

E dentro da área da saúde, por exemplo, é possível encontrar cursos livres de todos os tipos, tais como de Agente comunitário de saúde; Enfermagem; Primeiros Socorros; Cuidador; Farmácia; Cuidados paliativos... entre outros.

Enfim, se antes investir em estudo já era um divisor de águas, agora, então, se tornou fundamental para quem quer entrar para o mercado de trabalho, ou mesmo, busca ser valorizado e construir uma carreira de sucesso. Hoje não há mais desculpa para não estudar, pois os cursos online permitem que a pessoa se qualifique ou se recicle a qualquer hora e de qualquer lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: