Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhores plataformas de ecommerce para iniciantes

28/04/2021 às 10:16 Hospedagem de Sites Loja Virtual

Melhores plataformas de ecommerce para iniciantes

Todos os anos podemos notar um crescimento e avanço no mercado de e-commerces, se tornando cada vez mais competitivo e criando novas oportunidades. Portanto, tivemos novos empreendedores que iniciaram sua própria loja virtual, com o objetivo de prestar serviços ou fazer vendas online.

Se você tem interesse em trabalhar por conta própria e de maneira home office, saiba que existem várias maneiras de conseguir abrir uma loja virtual de forma fácil e rápida. Podemos utilizar as chamadas plataformas de ecommerce, que nos dão recursos e ferramentas úteis para iniciar tudo.

Esses recursos são voltados para aparência, SEO, qualidade dos conteúdos, e assim por diante. Onde todos os pontos podem ser personalizados de acordo com seu gosto, ou que esteja relacionado a estratégia que quer utilizar.

Pensando nos avanços que o mercado e-commerce avançou, separamos dicas importantes para todos os empreendedores que possuem interesse em ser seu próprio chefe. Confira o conteúdo abaixo, e aproveite todas as dicas e recomendações.

O que é e-commerce?

Antes de tudo, vamos entender o que realmente é o ecommerce.

Ecommerce ou e-commerce, significa comércio eletrônico. Possuindo a possibilidade de fazer vendas por meio da internet, com um grande diferencial. Nas lojas online, os clientes conseguem visualizar os produtos e comprá-los pela própria internet, tudo é muito rápido e sem burocracia.

As lojas possuem várias formas de pagamento, conseguindo atingir todo tipo de cliente! Eles podem fazer as compras com cartão de débito, crédito, PIX, boletos, e assim por diante.

Nesse mercado digital podemos ver produtos digitais, produtos físicos e o cliente também possui a opção de retirar diretamente na loja física. O produto digital é aquele que o comprador poderá acessar pela internet, ou baixar diretamente no aparelho celular ou computadores, tendo a possibilidade de fazer cópias se achar necessário.

Mas não se engane! Mesmo com todas essas possibilidades, trabalhar na internet possui muitos benefícios e desafios no dia a dia. Especialmente quando é o início, acostumar-se com o ambiente de trabalho home office, conseguir ter qualidade no atendimento ao cliente, e outros pontos que vão precisar de tempo e dedicação.

Outro ponto importante de conhecer é os locais de vendas na internet, vamos falar disso logo abaixo.

Como funciona os canais de vendas:

Os chamados canais de vendas, possuem várias empresas e lojas virtuais que buscam por clientes novos todos os dias. Os canais são:

Utilizando redes sociais:

Esse é um dos canais de vendas mais usados pelos lojistas. Instagram, facebook, twitter, youtube, blogs, e outros tipos de redes sociais que possuem uma opção de comunicação e postagem.

Dentre todos eles os mais usados são instagram e facebook, por possuírem uma grande quantidade de pessoas e ser muito mais fácil de construir um perfil para vendas. O lojista pode criar um perfil profissional para sua loja virtual, e por meio dela aconteceria todo o marketing digital, postagens de conteúdo, captura de clientes, criação de ofertas, aumento de tráfego, aplicação de estratégias para gerar leads, e assim por diante.

Todos os empreendedores que utilizam esses canais para divulgar seu comércio digital, relatam um aumento significativo nas vendas e consumidores fidelizados. Esses canais possuem ferramentas que ajudam muito, como é dos anúncios que podemos fazer.

Marketplace:

Podemos encontrar o marketplaces em vários canais de venda, o facebook, mercado livre, casas Bahia, americanas por exemplo, possuem o marketplace dentro da sua plataforma. 

Você pode divulgar seus produtos e sua loja pelo marketplace, ele é uma plataforma externa e não possui nenhum controle para os anunciantes. A única função dele é deixar o anúncio visível para o público da categoria que você determinou, também temos a opção do anúncio pago por meio do marketplace.

Criando sua loja virtual:

Além de entender e conhecer sobre os canais de vendas, e sobre os avanços do e-commerce nos dias atuais. Aposto que você está querendo saber como é o processo de criação da loja virtual, e do que você precisaria para criar uma. Também vamos te explicar sobre isso, acompanhe as dicas e explicações:

O público e seu produto:

Antes de iniciar a criação da sua loja virtual, é necessário fazer uma pesquisa sobre o nicho que você pode trabalhar, ou seja, o produto ou serviço que você vai vender na sua loja virtual.

Leve em consideração a popularidade do produto ou serviço, a competitividade sobre ele, o que as pessoas acham daquele que você está planejando oferecer, e assim por diante. Você também deve descobrir quem é seu público alvo, qual perfil que eles possuem, como consomem os produtos, entre outras informações.

Isso será importante para as estratégias que você irá criar, os conteúdos que serão postados, a comunicação e relacionamento que você deverá criar com o público, e outros fatores que demandam planejamento.

Desenvolvendo sua loja e sua marca:

Depois de definir o produto e o público, chegou o momento de desenvolver sua marca. É importante definir objetivos, metas, estratégias, tudo que ajude a melhorar e ampliar sua marca, deixando ela com característica profissional.

Quanto mais profissional for, mais confiança e credibilidade ela vai passar para seus clientes. Os consumidores sempre procuram por vendedores que lhe passem confiança, eles sempre observam todos os pontos da loja virtual antes de inserir qualquer informação e fechar uma compra. Isso é importante pois eles conseguem evitar possíveis fraudes.

Agora que já temos a marca do negócio criada, devemos dar início a loja virtual. Para isso vamos utilizar uma plataforma de ecommerce. Existem várias que podem ser utilizadas por iniciantes, aos quais podemos utilizar todas as ferramentas e atribuições disponíveis para ajudar no crescimento da loja virtual.

As plataformas possuem ferramentas para adicionar os produtos, personalizar layout da página, realizar processos de otimização, e outros meios para aumentar a conversão e deixar a loja com o design da marca que criamos. É importante ter muita atenção na plataforma que você vai escolher, sendo necessário que todas elas sejam compatíveis com celulares e computadores.

Divulgação da loja:

Com os produtos, público, marca, plataforma e loja virtual criada, chegou o momento de iniciar as divulgações. Por meio dessa divulgação os clientes vão encontrar a loja, e se interessar em conhecer o produto.

Nesse momento será necessário que você faça investimentos em marketing digital, assim você terá ferramentas profissionais para divulgar sua loja. Também são importantes as ferramentas de e-mail marketing, anúncios ADS, SEO, entre outros. Todos eles podem ser feitos nas redes sociais, proporcionando um aumento no tráfego orgânico e na conversão de leads.

Hospedagem de sites:

Devemos hospedar nosso site por vários motivos! Isso determina vários pontos indispensáveis contidos neles. Um site hospedado possui mais segurança, velocidade, conteúdos, pode dar uma otimização melhor para conversão, além de possuir um suporte que ajuda aos empreendedores que não entendem de tecnologia.

Portanto, vale a pena investir na hospedagem de site. Garanto que você terá melhores satisfações dos clientes e visitantes.

Plataformas de ecommerce:

Como dissemos anteriormente, as plataformas de ecommerce possuem ferramentas que ajudam na criação e no controle das lojas virtuais. São excelentes para empreendedores iniciantes, que podem explorar cada uma das habilidades e atribuições dessas plataformas. Vamos conferir uma lista com algumas que são consideradas as melhores:

Site123

Com a plataforma site123 o empreendedor pode criar um ecommerce, ou seja, um comércio eletrônico em poucos minutos! Ela possui vários modelos prontos, que ficam disponíveis para o usuário. Porém ela possui um adicional, ela pode ir além das lojas virtuais, servindo para criação de websites e outras ferramentas para criação e administração de blogs.

Para utilizar essa plataforma não é preciso ter nenhum conhecimento em programação, é muito fácil de usar e você com certeza vai conseguir criar sua loja e dar início às suas vendas.

Tray

Essa plataforma oferece um sistema repleto de recursos e atribuições, estamos falando de ferramentas de marketing, e-mail marketing, certificados de segurança, e até mesmo fretes. Isso tudo torna a loja muito melhor e mais segura para ser acessada pelos dispositivos.

Podemos considerar que essa é uma das mais usadas no mercado, valendo muito a pena descobrir as possibilidades que ela possui e começar a fazer suas vendas.

CartX

Podemos considerar como uma plataforma com um dos Checkout mais transparentes e com opções de edição melhores do Brasil.

Com o CartX é muito fácil criar nosso e-commerce e dar início às vendas por meio da internet. Ela possui toda facilidade e interação para os empreendedores. Podemos utilizar ferramentas voltadas para a conversão, Checkout e a função de conseguir indicar mais produtos ou serviços dentro da página de vendas.

Essa função ajuda no momento da compra, pois a chance de o cliente comprar mais de um produto é muito maior.

WooCommerce:

Também se trata de uma plataforma ecommerce, mas dessa vez se trata de um plugin que encontramos no WordPress. Ela é muito completa e possui aspecto tradicional de plataforma CMS.

Com esse plugin também podemos criar nossa loja virtual, e vender produtos ou serviços de todos os tipos. Essa plataforma também possui integração com muitas formas de pagamentos, por exemplo, cartão de débito, cartão de crédito, transferências, boletos bancários, PagSeguro, PayPal, mercado pago, Stone, e assim por diante.

Podemos utilizar o código aberto dessa plataforma em nosso favor, para conseguir uma conexão com vários aplicativos e softwares que cuidam da gestão do nosso negócio digital.

Todas essas plataformas de ecommerce podem ser usadas para venda de vários produtos, seja ele físico ou digital. E você também pode utilizar o Dropshipping sem ter nenhum problema, e caso não use continue lendo abaixo e descubra o que é essa ferramenta que citamos.

Utilizando Dropshipping na sua loja virtual:

O que é Dropshipping? É um tipo de comércio muito importante e serve como uma solução na vida de empreendedores que estão iniciando uma loja virtual. Trata-se de uma prática onde o lojista trabalha com o estoque de terceiros, ou seja, ele tem a responsabilidade de divulgar e fazer a venda, e a logística de envio do produto é por conta do fornecedor.

Ele é uma grande solução para os empreendedores que ainda estão iniciando, e que não possuem renda para investir em estoque em grande quantidade de mercadorias.

Esse fornecedor tem a responsabilidade de administrar o estoque, e fazer o envio do produto para o cliente que fez a compra. E para escolher seu fornecedor, é muito importante ter atenção no prazo que eles levam para as entregas, o valor que eles cobram nos fretes, se seguem a legislação, se oferecem notas fiscais, e os meios de pagamentos que eles aceitam. Esses e muitos outros pontos importantes que vão ajudar a trabalhar e entender o que é o 

Como trabalhar home office:

A maior dúvida das pessoas que estão querendo trabalhar em home office é descobrir o que é preciso, qual idade deve ter, o que deve investir, e assim por diante.

Primeiro ponto, vamos tirar esse pensamento de limitações. Você vai precisar do básico, tempo, foco, determinação, e muita vontade de errar e continuar tentando. Construir um negócio na internet demanda planejamento e tempo, e um investimento estratégico para possuir algumas ferramentas, anúncios, ferramentas de gestão, e-mail marketing e assim por diante.

Sobre idade podemos dizer que qualquer idade pode começar a trabalhar com plataformas de ecommerce, mesmo que não tenha muito conhecimento sobre tecnologia. Digo isso porque a internet ensina tudo, e algumas plataformas de hospedagem ou de criação de site, possuem um suporte que ajuda a tirar dúvidas.

O home office possui várias possibilidades de trabalho, mesmo para aqueles que não querem ter uma loja virtual. Podendo trabalhar como afiliado, produtor, digitador e outras funções.

Conclusão:

Agora que entendemos sobre o uso de plataformas de ecommerce, home office, loja virtual, Dropshipping e muitos outros assuntos. Coloque em prática tudo o que aprendeu, e faça muitas vendas com seu negócio digital por meio das ferramentas que indicamos.

Recomendamos que você estude, faça pesquisas e testes antes de criar uma loja definitiva. Assim você consegue ter experiência e saber o que funciona e o que deve descartar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: