Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhores dicas para ter sucesso na internet

17/08/2017 às 16:49 Marketing

Melhores dicas para ter sucesso na internet

Com o mercado cada vez mais concorrido e clientes cada vez mais exigentes, empreendedores e empresários precisam buscar alternativas para inovar e alavancar um negócio na internet, com ideias para fidelizar e ampliar sua base de clientes. Confira alguns recursos que qualquer empreendedor pode usar para uma boa estratégia de marketing digital alavancar seu negócio:

Loja Virtual

Um bom serviço de loja virtual apresenta uma grande quantidade de vantagens para quem trabalha com comércio ou pretende abrir em uma loja física ou focando na entrega de produtos por serviços como os Correios.

A principal vantagem da loja virtual é o custo baixo de investimento e de operação. Atualmente, é possível gastar cerca de R$ 50 e ter um bom serviço para lojas iniciantes, o que é praticamente nada se comparado aos gastos de uma loja física mensalmente. A desvantagem desses planos são as limitações impostas pelas empresas, que limitam a quantidade de produtos que podem ser anunciados, número de usuários cadastrados, o tráfego de dados, entre outros itens.

Em meio a isso, existem soluções customizadas, mais cara que contam com sistemas mais robustos e integrados, o que exige suporte especializado para lojas maiores que já tenham um bom número de clientes e um site com alto número de visualizações.

Essas soluções são indicadas para grandes lojas de varejo e empresas novas que tenham capital suficiente para alcançar muitos clientes em pouco tempo. Há também opções um pouco menos robustas, mas que não tem limitações como as soluções básicas, ideais para quem quer economizar um dinheiro no inicio de um negócio.

Essas soluções intermediárias são implantadas por um web designer que tenha experiência com e-commerce (loja virtual), ou também por agências de know how, o que gera um custo menor para as empresas, tem um custo de operação também considerado baixo e pode ser gerenciado por apenas uma pessoa, dependendo da quantidade de vendas e de produtos tem sua loja.

Confira também quanto sua empresa deve investir no Google AdWords.

Marketplaces

Os marketplaces são portais online onde os usuários se dividem em vendedores e compradores. Podendo ficar restrito a um único nicho de venda ou para vendas de produtos de serviços em geral. Esses portais tiveram um grande crescimento no Brasil nos últimos anos.

O modelo de negócio é bastante interessante e em pouco tempo o mercado já era maior do que o imaginado. O crescimento se deve ao grande número de usuários na internet, gerando bastante demanda para variados tipos de oferta.

Em questão de vendas, os marketplaces apresentam vantagens e desvantagens como qualquer solução para alavancar um negócio na internet. As principais vantagens são a possibilidade do ranqueamento em mecanismos de buscas por terem um SEO bem trabalhado, ideal para quem busca vender produtos. Aparecer em sites como Google podem aumentar suas vendas.

A principal desvantagem do marketplace é o fato de que seus produtos são exibidos ao lado de produtos semelhantes, ou iguais se forem de revendas, de concorrentes, o que diminui bastante as chances de compra por meio de consumidores.

Outra vantagem de um marketplace é a integração de produtos e meios de pagamentos e envio já implementados no portal, o que te dispensa trabalho. Dentre alguns grandes marketplaces brasileiros e internacionais estão a Amazon, o Ebay, a Livraria Saraiva Online e o Mercado Livre.

Redes Sociais

As redes sociais como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Google +, por exemplo, não tem vendas como seu objetivo principal, mas são grandes influenciadores e catalisadores de clientes que podem elevar seus resultados em vendas.

O objetivo das mídias sociais é conectar pessoas, fazendo com que elas compartilhem entre si informações, fotos, vídeos e opiniões. É possível divulgar seus produtos e serviços através de perfis pessoais e páginas, mas claro sempre se atentando as políticas de uso das redes.

A dica é criar uma página para sua empresa nas redes sociais de maior público e convidar seus amigos e parceiros de negócios para participar da página. Ao criar a página é preciso manter uma periodicidade diária para divulgação de seus conteúdos visando engajar seu público e atrair mais clientes.

Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias para aumentar sua autoridade na internet e conseguir aos poucos aumentar seu lucro e sua base de clientes. Produzir conteúdo permite gerar confiança nos usuários que visitam seu site para quem eles se tornem futuros clientes.

Mostre que você domina o assunto do seu negócio, conhece bem seus produtos e serviços e com o tempo você se tornará uma referência no ramo que atua. Pesquisas indicam que uma boa produção de conteúdo influencia até 80% em decisões de compra. Aliada ao uso sadio de banners no site e botões de compartilhamento em redes sociais, os conteúdos podem gerar grandes possibilidades de conversão de vendas, o que é o principal objetivo de um negócio.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Uma forma simples de gerar conteúdo e fazer um post ou vídeo com dicas para a utilizando dos produtos, avaliação dos mesmos e explicando aos usuários como solucionar certos problemas. Esse tipo de conteúdo faz você criar autoridade na internet.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode gerar conteúdo sobre as modas de cada época, os tipos de produtos que estão em tendência para a próxima estação ou como usar um certo tipo de vestimenta. Uma loja que venda aparelhos eletrônicos pode gerar reviews de produtos, divulgar a lista de produtos necessários para os clientes terem em sua casa, etc. Isso faz com que os consumidores se inclinem para sua empresa, sempre que precisarem comprar um produto.

Um dos principais erros de jovens empreendedores é pensar que para alavancar um negócio é preciso gastar muito dinheiro. Já existem diversas formas que ajudam a elaborar estratégias de marketing mais baratas e muitas vezes gratuitas, o que gera economia e possibilidades de geração de clientes, ideal para quem está começando.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem, e-mail marketing, loja virtual, AdWords, streaming, revenda de hospedagem, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: