Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhores aplicativos para medir velocidade da internet

22/05/2021 às 15:22 Hospedagem de Sites Ajuda

Melhores aplicativos para medir velocidade da internet

A velocidade da internet é determinada pela quantidade de dados que você pode enviar e receber em um período! Com uma largura de banda maior, o computador, celular, ou tablets, serão mais rápidos para enviar e receber dados.

Medimos a largura de banda em bits por segundo, quando vemos o termo “internet de 20 megas”, significa 20 Mbps – 20 megabits por segundo –  isto é, sendo possível mover 20 milhões de bits em segundos.

Uma boa velocidade de internet é fundamental para uso diário, as pessoas trabalham, estudam, conversam e muitas outras coisas pela internet. E quando essa velocidade está comprometida e não funciona corretamente, podemos seguir alguns caminhos para identificar a velocidade que ela está e o que podemos usar para fazer os testes. Vamos conhecer mais sobre sites, aplicativos e alguns termos:

A internet:

Trata-se da rede mundial de computadores para acesso público ilimitado, que faz uso de uma infraestrutura de telecomunicações homogênea. Essa comunicação feita entre computadores da rede acontece por meio do protocolo TCP/OIP que é responsável por gerenciar e encaminhar dados entre todos os computadores conectados.

Quando estamos falando de redes de conexão, podem surgir termos que nos confundam. Por exemplo, download, upload, entre outros que vamos conhecer.

Download:

Usamos esse termo para falar sobre a velocidade que a nossa conexão de internet é capaz de fazer download de diferentes itens, por exemplo: arquivos, vídeos, áudios, documentos, programas ou imagens que baixamos em sites. O tempo de download é menor se a velocidade de internet for alta.

Você pode perceber a velocidade da sua conexão quando está tentando fazer download de um programa de algum site, e caso demore muito tempo para baixar significa que a sua velocidade não é boa.

Tempo de upload:

O upload é quando tentamos enviar algum item do nosso computador para a internet, por exemplo: encaminhar e-mails, colocar um vídeo em uma plataforma da internet, enviar uma foto para um contato que estamos nos comunicando por chat, e assim por diante.

O tempo dele é praticamente o mesmo do download, e por meio dela também podemos saber se temos uma conexão boa ou ruim.

O teste realmente apresenta resultados reais?

Existem muitos sites e aplicativos para fazer testes de velocidade da sua conexão de internet, eles fazem uma verificação do tempo de download e de upload. Usando ferramentas para fazer a testagem, fornecendo alguns dados como resultado.

Esses resultados são precisos, mas não perfeitos, alguns fatores podem influenciar nos dados dos testes. Fique sempre atento à localização do dispositivo do teste, do servidor, horário em que está fazendo o teste, o equipamento, ferramenta errada para o teste, e muitos outros fatores.

Aplicativo para medir velocidade da internet:

Entender como fazer testes da sua velocidade de internet pode parecer algo muito complicado, mas é muito mais fácil do que parece. Para fazer um teste você precisa escolher um aplicativo para medir velocidade da internet e ele precisa atender há tudo que você precisa.

Podemos encontrar vários aplicativos simples para fazer os testes mais básicos, e outros que podem ser usados em tarefas mais complexas. Procure por um que ofereça mais facilidade e uma interface intuitiva para o teste. Vamos conhecer alguns aplicativos interessantes que você pode usar para os testes:

SpeedTest:

Um aplicativo simples e eficiente para conseguir fazer o teste com precisão. Quando iniciamos o aplicativo, ele mesmo já detecta o provedor e depois devemos apenas dar início e esperar pelos resultados. Quando concluído e o resultado estiver completo, ele fará um salvamento no histórico do teste.

Meteor:

Esse aplicativo para medir velocidade da internet é muito simples e totalmente eficiente, geralmente ele sempre fornece resultados com precisão! Damos início ao teste e no final ele fornece os resultados de cada velocidade testada. Ele também possui a ferramenta de salvamento do histórico de cada teste, podendo ser acessado quando for preciso.

Simet Box:

O Simet é um Sistema operacional firmware (software de computador de controle de baixo nível para o Hardware) sendo oferecido pelo Nic.br, e tem como objetivo fazer teste de velocidade da internet, sendo considerado o melhor sistema para testes do Brasil. Além de testar a velocidade da nossa internet, ele também testa a validação BCP-38, gerenciamento da porta 25, qualidade do DNS, e outros testes.

Para ter esse sistema operacional, precisamos de um servidor compatível e depois fazemos a instalação do Simet Box. Com ele você consegue fazer os seguintes testes:

Qualidade da internet:

Testando a vazão TCP e UDP; jitter; Latência; sobre a perda de pacotes; entre outros.

Teste do DNS:

Podemos fazer teste do tempo de resposta; respeito ao campo TLL; suporte IPv6; domínios; e outros testes.

Testes de tempo:

Testamos o tempo de entrega; traceroute; disponibilidade do acesso à internet e outros testes de velocidade e tempo de resposta.

Sites para medir velocidade da internet:

Agora que conhecemos alguns aplicativos para medir velocidade da internet, também vamos ver alguns sites:

nPerf:

Esse site nos ajuda a fazer testes de download, upload e consultar a velocidade da nossa internet. Fácil e rápido, o teste se inicia com apenas um clique e depois é só esperar os resultados com os dados do teste.

Brasil Banda Larga:

O site é oferecido pela EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade) e também nos possibilita fazer os testes. Podemos testar a velocidade da conexão fixa ou móvel, com um clique o próprio site inicia a verificação e depois no fornece os resultados obtidos em formato de historio.

Conclusão:

Agora você tem conhecimento sobre aplicativo para medir velocidade da internet, e sites que também tem as ferramentas de testagem. Para escolher o que se atende sua hospedagem de sites ao que você precisa, faça testes com todos esses e muitos outros. Assim você conseguirá identificar qual o mais adequado para seu uso, e qual deles fornece os dados com maior precisão.

Também é importante ficar atendo aos itens que podem influenciar nos resultados obtidos, assim evitamos confusões desnecessárias e erros nos dados obtidos pelas ferramentas dos sites ou aplicativos. E se você está em busca de criar o seu negócio online, não deixe de conferir nossas condições para hospedagem de sites!

Gostou de nosso post? Compartilhe: