Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketplace: como tirar vantagem desse modelo de negócio?

10/11/2017 às 18:45 Marketing

Marketplace: como tirar vantagem desse modelo de negócio?

Saiba o que é o marketplace e quais são as vantagens desse tipo de negócio para aumentar as vendas de sua loja virtual

Se você tem uma loja virtual, certamente sempre procura agregar algum tipo de valor na mesma para ter um diferencial perante a grande concorrência do mundo online. Preço atrativo, descontos em datas comemorativas, promoções, atendimento diferenciado, entre outros. Tudo vale para que sua loja online aumente suas vendas. Um dos modelos de negócio que está a todo vapor na internet, é o marketplace. Se você ficou curioso para saber o que é isso e como sua loja pode tirar vantagem desse modelo de negócio, não deixe de ler esse artigo até o final e saiba mais sobre esse importante assunto.

O que é marketplace?

Trata-se de um modelo de negócio que chegou ao Brasil em meados de 2012. É uma espécie de shopping center virtual e é considerado extremamente vantajoso para o consumidor, pois reúne diversas marcas e lojas virtuais em um único lugar, possibilitando o mesmo a encontrar o melhor produto por um preço acessível. O internauta quer agilidade e comodidade, principalmente na hora de comprar algo, certo?

Várias empresas que são mundialmente conhecidas participam desse tipo de mercado virtual. Provavelmente, você pode estar se perguntado porque esse modelo de trabalho se tornou tão popular de uns anos para cá, não é? A resposta é simples. No marketplace, a sua loja vai estar localizada em um local que tem bastante movimento diariamente e com milhares de pessoas navegando ao mesmo tempo. A possibilidade de vender mais é muito maior, concorda? Conheça as vantagens desse tipo de negócio.

Visibilidade

É considerada a maior vantagem do marketplace. Quanto maior a quantidade de visitas que o site recebe, maiores serão as chances de as vendas serem concretizadas. Isso elimina a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para a divulgação de sua loja virtual. Se sua empresa estiver presente em algum site de marketplace que seja confiável, seu produto poderá ser visto por milhares de pessoas todos os dias.

Mesmo que sua marca ainda esteja em fase de consolidação no mercado, ela estará ganhando confiança e credibilidade do mercado. Além de seus produtos serem vistos por muita gente, pode ficar subentendido que todos os produtos que estão ali são de qualidade e confiança. O cliente saber que seu produto existe, já é um grande passo para o sucesso. Leia também nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Custos e retornos

Em uma plataforma em que tantas marcas estão presentes, os gastos com publicidade acabam diminuindo e seu bolso agradece, certo? No caso do marketplace, toda uma negociação dos valores é feita, afinal de contas, ele fornece a vitrine para você expor todos os seus produtos fazendo que eles recebam tráfego e visitação.

Todos os investimentos em mídia, marketing digital e tecnologia não precisam ser feitos nesse tipo de negócio, portanto, sua margem de lucro será mais alta no marketplace. Esse tipo de negócio trabalha com porcentagens sobre os lucros ou comissões sobre todas as vendas, com prévia negociação. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Aumento das vendas

O marketplace oferece uma enorme oportunidade de vendas para as lojas virtuais. Você sabia que os maiores marketplaces brasileiros tem altíssimo índice de visitação, agregando cerca de 40 milhões de potenciais compradores? Isso significa que ao trabalhar com esse tipo de negócio, você estará ampliando a possibilidade de adquirir novos clientes, aumentando e muito as suas vendas online.

Suponha que o cliente esteja procurando um computador para comprar. Ele vai encontrar diversas marcas, desde uma renomada, até uma recém-chegada no mercado. Se as características e o preço da última atenderem suas expectativas, é bem provável que o cliente bata o martelo. Se sua loja trabalhar apenas da maneira tradicional, com site próprio, por exemplo, todo trabalho de construção da marca e relacionamento com o público teria que existir. Isso não se faz da noite para o dia e até o conquistar toda a confiança do cliente para que ele se sinta seguro e compre na sua loja, você já perdeu muito tempo e dinheiro, certo?

SEO

Mais uma vantagem de ter sua loja virtual em um site de marketplace. Seu produto aparecerá em sites que são bem indexados pelo Google, e por consequência, terá uma referência para sua loja nele. Sua própria loja virtual vai ganhar força no SEO, contribuindo de forma indireta no ranqueamento do seu site, aumento o número de acessos e suas vendas diretas, automaticamente. Está vendo como tudo depende de uma boa visibilidade dos seus produtos? Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa clicando em Loja Virtual

Diversidade do público e chances de crescimento do negócio

No marketplace, novos usuários vão conhecer sua marca e podem trazer um público novo para você. Isso possibilita a chegada de uma nova demanda, o que pode aumentar a variedade de produtos que são oferecidos por sua loja virtual. Com esse aumento da visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace vai possibilitar um saudável crescimento de seu negócio.

Você vai ter novas oportunidades e ideias para que novas metas de vendas sejam atingidas. Sua loja pode apostar em novos produtos que são tendências de mercado ou até em novos segmentos, fazendo-a destacar-se muito mais perante a desenfreada concorrência. Lembre-se que, em qualquer tipo de negócio, seja virtual ou físico, um dos segredos para o sucesso é o diferencial que sua marca oferece ao cliente. Conheça mais sobre esse e outros assuntos em Passos para montar sua Loja Virtual

Conclusão

Uma boa dica é que você estude bem os nichos em que deseja atuar para que o retorno financeiro da sua loja virtual seja garantido. Lembre-se de que o marketplace é um atalho relativamente mais rápido para as vendas, mas é importante que você não se descuide do caminho do seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre todas as vantagens do marketplace? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: