Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing por dados: Saiba mais sobre essa tendência

26/01/2019 às 10:36 Marketing

Marketing por dados: Saiba mais sobre essa tendência

O marketing por dados ou marketing BI é um dos critérios para se tomar uma decisão estratégica na sua empresa.

É uma metodologia mais racional e precisa que não suplanta as práticas da experiência ou da intuição, mas apresenta uma vertente mais lógica e menos exposta a imprevistos.

O que é o Marketing de Dados?

O marketing de dados qualifica as decisões que são tomadas no marketing digital a partir de dados reais que são retirados das pesquisas de mercado, das ferramentas de Inteligência de negócio, dos relatórios gerenciais e da imprensa, por exemplo.

Seu embasamento não é simples, e sim um trabalho de coleta, armazenamento, cruzamento e análise de uma quantidade muito grande de dados.

Conheça o Big Data

O Big Data, por exemplo, é um conceito já objetificado em softwares baseado na análise inteligente de grandes quantidades de dados já abarcado em software.

Seus mecanismos cruzam informações advindas de diferentes fontes e entregam possibilidades mais claras de decisões a serem tomadas pelos gestores de marketing.

Esses sistemas de coletas de dados são capazes de identificar padrões comportamentais nos seus usuários e antecipá-los, de modo que a já utilizada segmentação do público passa a não contemplar apenas as informações demográficas, mas as comportamentais também.

Exemplo prático

Uma empresa quer definir qual é a sua persona, seu cliente ideal, a fim de que estratégias para fidelizá-los sejam especificamente pensadas, com o marketing de dados é possível fazer uma pesquisa de opinião e de hábitos de compras dos consumidores, cruzar os dados levantados com aqueles retirados dos relatórios de vendas e das interações em redes sociais, no caso.

Todas essas fontes reunidas implicará um padrão comportamental do seu público-alvo, informação a partir da qual a marca poderá conhecer quais são os temas mais relevantes, o tipo de postagens mais acessadas, os produtos e serviços mais visualizados, entre outras coisas.

O conhecimento das tendências de mercado e a adoção de práticas preventivas também são iminentes com a aplicação do marketing de dados.

O levantamento dos padrões comportamentais serve como base para projeções mais realistas a respeito do mercado.

Exemplo prático

Clientes cancelam o seu serviço. Esses mesmos clientes interagem nulamente com sua marca pelo e-mail marketing.

Esses mesmos clientes ainda não renovam antecipadamente contratos que ele tem com sua empresa.

A associação e a conjunção dessas informações só são possíveis com a aplicação do marketing de dados e é a partir desse procedimento que ações preventivas poder ser realizadas para que esse cliente nem chegue a cancelar sua compra ou a execução do serviço junto a sua empresa.

O princípio do Marketing de Dados

O marketing de dados basicamente racionaliza os processos estratégicos do marketing, relacionando informações a fim de quer decisões sejam tomadas com o mínimo de margens de erros em seus resultados.

Por isso tem se tornado uma tendência! Pois é conveniente que cada vez mais se trabalhe com mecanismos que mensurem mais fidedignamente a realidade, de uma forma produtiva e pensada.

Amplie o seu potêncial 

O potencial de uma empresa poderá ser amplamente atingido se o marketing de dados é utilizado na sua tomada decisória.

Como usuários, deixamos nossas pegadas digitais em todas as mídias com as quais nós interagimos, é aí que o marketing de dados se instala.

Ao passo que o marketing digital abarca a teoria e a práticas de estratégias que são aplicadas na web, mensurando cada ação e aumentando os critérios de segmentação; o marketing de dados potencializa as oportunidades do marketing digital, uma vez já contemplado o cenário tecnológico disponível.

Quando atreladas, as duas práticas funcionam muito bem no mundo virtual.

Como acontece o cruzamento de informações?

O cruzamento das informações vem dos dados sociais, dos dados empresariais e dos dados das coisas, sendo este último, disponibilizado na própria web e de fácil coleta para uma seleção cuidadosa.

Depois dessa dinâmica, constrói-se uma perspectiva que reflete a respeito dele mesmo e que mostre possíveis oportunidades ou pontos falhos.

O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme análise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc.Saiba mais sobre esse serviço!

O futuro e os novos mercados

Novos mercados, novas tendências, produtos a serem substituídos ou implementados são descobertos com o uso do marketing de dados, o que dá uma grande vantagem a sua marca em meio à concorrência.

Situação perante a qual, a chance de se tomar uma decisão equivocada se torna nula, pois, os dados estão ali, eles são um fato. Trata-se de informações transparentes e legítimas pensadas em situações precisas e realistas.

Como o perfil dos consumidores costuma ser oscilante, com o marketing de dados, o gestor de marketing passa por uma experiência em que conhece hábitos de longa data de seu público-alvo, inclusive suas variações, de modo que a sua maneira de consumo também é conhecida e, logo, estratégias pontuais podem ser traçadas e funcionarem.

A demanda e consumo também sofre mudanças

Além disso, a própria demanda do consumo pode sofrer suas mudanças, dependendo de certos fatores, como, por exemplo, suas especificidades sazonais.

Um caso prático disso é a diminuição da venda de casacos de frio no verão, obrigando a marca a se preparar para um estoque que atenda àquela estação ou a vender roupas de frio por um preço bem mais barato.

Todavia, nem sempre essa dedução é tão nítida, necessitando do marketing de dados para fazer o levantamento, cruzar e analisar os dados obtidos para se pensar na melhor estratégia conforme seu nicho, não deixando passar nenhum evento que, à primeira vista, não parecia ser inter-relação alguma.

Gostou de nosso post? Compartilhe: