Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing e crescimento: qual é a estratégia que vai auxiliar o futuro e o presente da sua empresa?

31/05/2021 às 20:18 Ajuda

Marketing e crescimento: qual é a estratégia que vai auxiliar o futuro e o presente da sua empresa?

A maioria está relacionada aos seus produtos, o que mostra que algumas pessoas ainda negligenciam a ferramenta mais poderosa de crescimento: o marketing.

Isso acontece porque boa parte dos empreendedores acredita que o marketing funciona apenas como propaganda, o que não é verdade.

Se ele for bem aplicado, ajuda o negócio a crescer, aumenta as vendas e ainda ajuda a fidelizar e a conquistar novos clientes.

Ao analisarmos esse contexto, é necessário que o marketing ocupe posição de destaque em uma empresa, visto que ele também trabalha em cima de pesquisas detalhadas para empregar suas estratégias.

Isso significa que não devemos recorrer a ele apenas quando queremos resolver um problema, como melhorar a visibilidade da marca. Trata-se de um trabalho contínuo em que os resultados são melhorados ao longo do tempo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do marketing para o crescimento dos negócios e quais são as melhores estratégias para crescimento presente e futuro.

Importância do marketing para o crescimento das empresas

O marketing é usado para fazer as empresas crescerem desde que o mercado começou a se tornar mais competitivo. 

Isso se deu com o surgimento das primeiras marcas, logo após a revolução industrial.

A partir disso, houve uma necessidade maior de entender o mercado para suprir as demandas, e com isso começaram a surgir as estratégias de marketing.

Toda prática, como uma acao de marketing promocional, se enquadra em uma ciência que atende às necessidades econômicas e administrativas das organizações.

Esse processo gradual tem como principal foco contribuir com o fluxo de caixa e fazer o negócio progredir.

Isso acontece por meio de trabalhos com foco na reputação, monitoramento de marca e trabalho com o branding, a fim de melhorar os relacionamentos, estudar comportamento e concorrentes e aumentar as conversões.

Para que o marketing possa escalar uma empresa, precisa reunir informações importantes como margem de lucro de cada produto e o montante aplicado nas estratégias do negócio.

Com isso, conseguimos fazer uma análise em relação às vantagens e funcionalidades do que é oferecido, além de determinar as fraquezas dos concorrentes.

O setor de marketing também considera os limites dos recursos destinados ao desenvolvimento de ações de curto e longo prazo, e qual é a periodicidade dessas ações.

O atendimento é outro ponto estudado pelo marketing para desenvolver uma empresa, visto que ele é indispensável para seu faturamento.

Se o empreendedor realmente quer que seu negócio cresça, precisa enxergar o atendimento como a ferramenta mais importante. 

Sendo assim, deve analisar como seu cliente é tratado, desde o momento em que é abordado até o pós-venda.

Existem algumas estratégias de marketing com foco absoluto no crescimento da companhia, que pode ser adotado por qualquer tipo de negócio, como uma empresa de administracao de restaurante corporativo.

Estratégias de crescimento

As estratégias de marketing com foco no crescimento dos negócios têm como missão implantar um processo escalável para o presente e o futuro da organização.

Isso significa que elas colaboram para o desenvolvimento da corporação no momento presente e para os próximos anos. E dentre as principais estratégias, temos:

Balancear as finanças do empreendimento

O crescimento exige investimento, e se o seu negócio está no vermelho, terá mais dificuldades para expandir.

Sendo assim, as despesas e as receitas devem ser ajustadas, estando sempre atento aos prazos de pagamento e recebimento.

É necessário organizar o fluxo de caixa, uma vez que ele serve como base para as tomadas de decisão.

Além disso, o capital de giro deve ser controlado para manter a saúde financeira da companhia em dia.

É dessa forma que um fabricante de embalagens delivery personalizadas identifica gargalos e evita desperdícios e falhas processuais. Consequentemente, consegue propor estratégias de crescimento.

Identificar seu diferencial

O diferencial é aquilo que a sua empresa oferece e que a concorrência não faz igual. 

Se você quer que o seu negócio cresça, precisa fazer algo diferente que te destaque dos concorrentes. E algumas opções para isso são:

  • Atendimento de qualidade;

  • Produtos e serviços exclusivos;

  • Uso de tecnologia avançada;

  • Status.

É necessário encontrar um diferencial se a intenção é expandir a organização. E para isso o primeiro passo é compreender as necessidades do público-alvo.

Conhecer o público

O público-alvo são as pessoas que seu negócio quer atingir. Você precisa conhecê-las para saber quais são seus hábitos de consumo e preferências, como envio de produtos em uma caixa de madeira para transporte.

É dessa maneira que você será capaz de suprir as necessidades dessas pessoas e oferecer exatamente aquilo que elas procuram.

Lembre-se de que o crescimento do negócio depende dos clientes também, uma vez que eles são a principal razão para sua marca crescer.

Valorizar os colaboradores

O crescimento é uma jornada que se segue com a presença dos funcionários, e eles precisam se sentir valorizados e motivados pelo líder. É dessa forma que eles vão trabalhar para fazer o negócio evoluir.

Faça com que percebam que seu trabalho é fundamental e que possam enxergar um significado maior em suas atividades do dia a dia.

Uma maneira de fazer isso é investir em campanhas de bonificação e premiação por desempenho. 

A empresa deve primar por uma cultura organizacional transparente, além de reconhecer o esforço individual de cada membro e sua importância.

Um exemplo de transparência no cotidiano à gestão à vista, em que os colaboradores sabem em tempo real como está o desempenho da empresa. Isso os mantém motivados e engajados o tempo todo.

Não temer a concorrência

Uma companhia que cresce não se intimida com a concorrência, muito pelo contrário. Ela sabe quem são eles e procura ser melhor.

Uma assistencia tecnica Apple Iphone, por exemplo, está sempre agregando valor a si mesma, descobrindo os pontos fracos e fortes da concorrência e construindo vantagem competitiva.

Conquistar alianças comerciais

As alianças comerciais ajudam a impulsionar o crescimento da organização. Se a parceria é bem estruturada, então ela conseguirá aumentar significativamente as vendas.

Ao aliar o seu negócio a outros, é possível ampliar seu campo de atuação, e consequentemente, conquistar um número de clientes maior.

Essas parcerias se dão por meio de investidores, fornecedores, divulgadores ou profissionais que vendem seus produtos e serviços em troca de comissão.

Garantir o contentamento dos consumidores

Como falamos, os clientes são a razão para qualquer empresa existir, desde uma loja que vende computador completo até uma montadora de automóveis. É por meio deles que você obtém lucros.

Sendo assim, enquanto estiver em processo de expansão, é imprescindível manter o foco na satisfação dos clientes, uma vez que são eles que vão consumir seus produtos e serviços.

Esta dica, inclusive, é muito importante porque muitas organizações infelizmente negligenciam a qualidade de suas soluções quando desejam expandir.

Não se deve acreditar que é possível crescer em detrimento da satisfação dos consumidores, pois a relação que sua companhia mantém com eles também depende da qualidade de seus produtos e serviços.

Estabelecer um cronograma de ações

Em um caderno de anotacoes personalizado, defina quais ações devem ser tomadas e qual o prazo para o desenvolvimento de cada uma.

Se não houver um cronograma de ações, as demais etapas do planejamento correm o risco de nem sair do papel, além de poderem prejudicar resultados futuros.

Toda estratégia de marketing deve ser orientada por metas e objetivos, tendo como base uma análise profunda de mercado. Dessa forma, você também evita que os investimentos sejam desperdiçados.

Definir as ações demanda criatividade, visto que existem muitas que podem ser implementadas. Independentemente de qual seja a sua escolha, as ações devem ser devidamente direcionadas.

Uma grafica cartao de visita também se atenta ao tempo de execução, gastos gerados e resultados obtidos, incluindo todos esses pontos em seu planejamento.

Com base nisso, fica mais fácil avaliar a eficácia de cada estratégia, conquistando o objetivo almejado com mais facilidade.

O cronograma funciona como o timing das ações e todos os esforços que as envolvem, como ferramentas e profissionais necessários.

Conclusão

É muito importante sempre buscar referências e modelos de estratégia, como o que você viu ao longo deste texto. Isso porque quando se trata de marketing, as inovações são constantes.

Portanto, com o texto acima é possível entender de que forma esse setor é importante para os negócios, e quais são as melhores práticas para que ele cresça de maneira saudável e sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: