Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing de qualidade: saiba o que é + dicas de como fazer

05/06/2017 às 15:50 Marketing

Marketing de qualidade: saiba o que é + dicas de como fazer

Marketing = qualidade. Você ainda tem dúvidas? Pois é, não dá para não associar uma coisa com a outra, por mais que muitas pessoas ainda acreditem que "qualquer" forma de fazer marketing seja válida – usando, inclusive, métodos ruins e ultrapassados apenas para atrair clientes. Como o que conta é vender, diversos indivíduos fecham os olhos e contam com todas as armas para isso, o que pode ser bem prejudicial a longo prazo.

É aquela velha história: quando não se pensa em um bom plano, que inclua tudo que é funcional para que o sistema não sofra com problemas latentes, uma hora ou outro algo dará errado e não há chances de consertar. Tudo que é feito de modo precipitado acaba caindo nessa redoma, justamente quando se abre mão da qualidade para focar em qualquer coisa, aquilo que está a disposição e é vendido como a verdadeira solução.

Mas, é importante lembrar que tudo tem um prazo de validade, ainda mais quando se trata de marketing digital. O que está bombando hoje, amanhã pode ficar ultrapassado. Tudo se modifica rapidamente, e quem não se atualiza e pensa longe acaba se dando mal. Logo, assim como uma diversidade de conceitos, o marketing também precisa de qualidade, não é à toa que está cada vez mais em evidência, destaque em estudos e ganhando força em praticamente todas as grandes empresas.

O papel de um bom marketing

A área de marketing de uma empresa é responsável por identificar, desenvolver e monitorar tudo aquilo que é visto como necessidade ou desejo de seus clientes, seja um produto ou um serviço. E para isso, é primordial contar com boas estratégias. No marketing digital, por exemplo, é preciso ter um site impecável e interessante que faça que os usuários possam encontra-lo, acessa-lo e não se esqueçam dele.

É fato pensar que, com um bom marketing feito com frequência, dá para alcançar ótimos resultados. A questão, porém, é que as metas não devem ser apenas passageiras, e sim durar por um bom tempo. Os grandes portais da internet são um exemplo disso: hoje em dia alcançaram um bom status graças a um trabalho que nunca acaba.

Nesse contexto, vale a todo desenvolvedor contar com boas ferramentas e ideias para que seu marketing seja sempre de qualidade, tanto para sua plataforma – o site, no caso – quanto para as variáveis (páginas em redes sociais, e-mail marketing, dentre outros métodos necessários). O papel funcional de um bom marketing é visto quando tudo funciona de modo mais orgânico possível, com o investimento apenas em boas estratégias, ou seja, um retorno sobre o trabalho, digamos, duro.

É claro que muita gente se vale do capital para alavancar seus negócios, sobretudo com amplas divulgações. No caso de um site, usam e abusam de recursos como o Google AdWords. Isso é errado? Claro que não. Mas, se torna um problema a partir do momento em que se torna padrão. Você pode e deve pensar em investir, mas com o objetivo geral de deixar tudo orgânico, para que os gastos sejam os mínimos possíveis. Senão, não há bolso que aguente, infelizmente.

 

 

Como fazer um marketing de qualidade?

Já que é preciso agir com cautela e contar com os melhores recursos e ideias para fazer um marketing de qualidade, preparamos algumas dicas que podem te ajudar. Lembrando que são mais ligadas ao marketing digital, foco de nosso artigo, mas que servem em alguns casos para todo tipo de publicidade em si.

Coloque-se no lugar do cliente

Somos todos clientes, logo, o que não serve para você, dificilmente agradará o outro – isso em questão de marketing e abordagem, claro. Se você é daqueles que lota a caixa de entrada com mil mensagens de e-mail marketing, por exemplo, obviamente será mal visto pela maioria de seus consumidores. Do mesmo modo, se usa de sensacionalismo para vender suas matérias ou a péssima propaganda enganosa, será ainda mais penalizado, pois se trata de táticas ruins e que não se estruturam por muito tempo.

Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para fazer um marketing de qualidade. Respeite sempre suas preferências, tenha bom senso e nunca use técnicas ultrapassadas. Pense sempre em inovar, fazer diferente e surpreendê-lo.

Seja sempre verdadeiro

Mentir nunca é indicado. Como já dissemos, a propaganda enganosa acaba com qualquer negócio, ainda mais em tempos de internet em que tudo viraliza muito rápido. Por isso, é bom sempre ser verdadeiro e apresentar as reais vantagens de seus produtos e serviços. Destaque o que há de melhor e seja honesto.

Siga bons exemplos

Que tal se inspirar em casos de sucesso para fazer um marketing de qualidade? Há muitos exemplos por aí, tanto de e-commerces quanto grandes portais. Além disso, diversos especialistas da área dão dicas e até estão dispostos a fazer análises e consultorias. Vale muito a pena olhar para o que é bom e tomar ótimas decisões quando se trata de investir no marketing correto.

Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

Use as estratégias corretas

Tudo oscila muito rápido, ainda mais no marketing digital. Logo, é indicado sempre se atentar às tendências e usar as estratégias corretas. Mudar faz parte e é ótimo para seu negócio online, por isso não tenha medo de errar. Corrija sempre o que não funciona, melhore a performance de suas páginas e esteja aberto ao aprendizado constante.

Evite erros comuns e decisões a curto prazo

Reconhecer um erro é digno, mas insistir nele é péssimo. O pior é que tem muita gente que ainda comete falhas comuns e que só prejudicam todo o trabalho. Assim, não dá para fazer um bom marketing de qualidade. Uma dica preciosa, nesse caso, é pensar em longo prazo e estruturar todo esse conceito em vez de tomar decisões que podem soar muito precipitadas.

Bom, essas foram algumas dicas e pontos para você entender o que é marketing de qualidade e como fazê-lo no dia a dia. Siga as instruções, esteja aberto a aprender e trabalhe bastante para colocar tudo em prática em seu negócio. Se tiver dúvidas, entre em contato com a ISBrasil. Boa sorte e até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: