Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

19/04/2017 às 11:50Marketing

Consultoria de marketing: quando a sua empresa precisa de uma?

O marketing é um dos assuntos mais comentados ultimamente e também um dos que mais atraem pessoas na internet. Seja por que ouviu algum amigo falar, porque quer começar um novo negócio e quer aprender mais sobre ferramentas de marketing ou por pura curiosidade. Todo mundo, em algum momento, se interessa pelo assunto. E isso tem uma razão. Quando se fala em empresas, a coisa fica mais séria. Marketing é uma ferramenta essencial para qualquer um que quer sobreviver no mercado hoje em dia e uma das melhores formas de entender melhor sobre quais estratégias traçar, é usando uma consultoria de marketing. Contratar um consultor para ajudar a traçar estratégias para melhorar suas vendas pode ser vantajoso em diversos casos, listamos aqui alguns momentos em que é importante você usar esse tipo de serviço. 

Por que pensar em consultoria de marketing?

Quando você precisa de estratégias e objetivos mais concretos

Este é o primeiro ponto. É mais ou menos quando você sente que sua empresa estagnou e não sabe mais como evoluir. O momento em que novas estratégias e o objetivos precisam ser traçados é o momento em que você deve contratar uma consultoria de marketing.

Um bom consultor vai te fazer pensar se o que você construiu até aqui é realmente relevante. Ele vai exigir que você gaste tempo construindo uma base firme com base na estratégia antes de propor uma série de táticas destinadas a levantar o tráfego de vendas da sua empresa, por exemplo. Até você encontrar uma maneira de mudar o contexto e a forma de como o seu cliente ideal vê o que você faz e, de fato, tornar a concorrência irrelevante, você achará que suas próprias estratégias de marketing nunca parecem dar certo.

Além disso, um bom consultor também irá te ajudar a tornar o seu trabalho mais lucrativo e seus objetivos mais consistentes com base em onde você quer estar em um ano, em três anos, em cinco anos, e não simplesmente na próxima semana. Com seu consultor, você também irá aprender que que o número de objetivos prioritários deve ser um número pequeno, mas sempre com foco.

Quando você perde o foco

Calma. Isso acontece e é mais do que normal. Às vezes, por conta do excesso de trabalho e das diversas tarefas que temos em nossas vidas, nós simplesmente perdemos o foco sobre o que fazer com a empresa. Mas isso não é motivo de pânico. Aliás, pode ser até motivo para ampliar seus horizontes, já que é o momento perfeito para contratar uma consultoria de marketing.

Uma das grandes funções (e triunfo) da consultoria de marketing é ter alguém que seja uma parte de você simplesmente para te manter responsável. Alguém para ajudá-lo a traçar suas metas e objetivos e, em seguida, saber de advertir quando perceber que você está perdendo o foco, vagando em novas ideias e em redes sociais, por exemplo. Muitas vezes uma pessoa que faça esse tipo de trabalho é necessária, porque ficar focado pode parecer muito chato.

Uma parte dessa tarefa é conseguida através da definição de compromissos, mas os maiores ganhos são alcançados quando seu foco começa a produzir resultados. Um bom consultor vai exigir métricas vinculadas a objetivos e vai te ajudar a processar e compreender o valor global.

Quando você precisa de mais criatividade

Algumas vezes, tudo que você precisa é de uma mente mais ativa, de alguém que pense diferente de todos os outros e que traga novas ideias. Nunca confie em apenas uma estratégia de marketing. Procure um consultor que irá oferecer uma série de estratégias cuidadosamente planejadas que podem ser postas à prova te fornecer resultados claros e concretos, tanto no curto quanto no longo prazo. E, se dessa maneira a criatividade se faz necessária, o seu consultor precisa ter não só diversas estratégias, mas estratégias que tenham a ver com você e com o que a sua empresa procura.

Quando você precisa de “algo a mais”

Às vezes, nesse mundo do "faça tudo sozinho" das pequenas empresas, é difícil identificar as áreas que requerem alguma ajuda externa. Você pode ser capaz de configurar os perfis de suas redes sociais, adicionar alguns plug-ins para o WordPress e até mesmo criar gráficos de cabeçalho, mas às vezes esse trabalho todo acaba roubando de você o tempo que você precisa para fazer o que realmente pode fazer sua empresa crescer.

É claro que todas essas coisas listadas acima precisam ser feitas, mas um bom consultor irá te ajudar a parar de fazer as coisas que são mais bem feitas por outras pessoas. Na verdade, o seu consultor deve te ajudar a se comprometer com o seu verdadeiro trabalho, que é o de liderar a empresa.

Quando você precisa se ajustar

É bem normal não saber para que caminho está indo e para onde as suas estratégias estão de levando. Mas em algum momento, essa fase “à deriva” precisa acabar e você e sua empresa precisam tomar um rumo de uma vez.

Contratar um consultor de marketing é, ao fim de tudo, sobre encontrar o ajuste certo para você e para sua empresa. Há um monte de consultores na indústria, mas você não será bem sucedido se você não consegue encontrar alguém que se adapte às suas necessidades especificamente. Isso significa alguém que entenda da sua área de especialização, orçamento, prazo e outros aspectos importantes, como localização, carga de trabalho atual e muito mais.

Uma questão particularmente importante a considerar quanto pagar por um consultor de marketing. Seja realista sobre quanto você pode gastar. Pense consigo e reflita, você pode dar ao luxo de não contratar a pessoa certa? Pergunta difícil de ser respondida.

Além de tudo citado aqui, contratar um consultor de marketing dá uma visão clara do futuro para a sua empresa e acalma os corações dos mais aflitos, daqueles que não sabem o que será da empresa a partir de agora. Como você pôde perceber, um consultor de marketing tem diversas finalidades e pode ser útil para sua empresa em diversos momentos. Quer saber mais? Entre em contato com a ISBrasil e fique por dentro desse conceito.

Até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: