Marketing de influência: Como trabalhar com micro influenciadores?

24/02/2019 às 08:21 Marketing

Marketing de influência: Como trabalhar com micro influenciadores?

O marketing de influência está em alta! E se a sua empresa é pequena e você não consegue atrair os grandes influenciadores digitais da internet saiba que existem outras excelentes alternativas nesse mercado.

Os micro influenciadores apesar de ter uma audiência menor também podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.

É importante frisar que o que importa para o trabalho com os influenciadores é o engajamento que eles possuem com seus públicos e o alinhamento deles com as ideias e valores do seu negócio.

Existem muitos influenciadores com contas gigantescas nas redes sociais, mas que não tem um público engajado, muito por conta da possibilidade comprar seguidores e visualizações.

Por isso, trabalhar com profissionais que tenham menos seguidores, mas um excelente engajamento que pode gerar muito mais resultados.

O que são micro influenciadores?

Os micro influenciadores são personalidades da web e também estão nas redes sociais e no Youtube produzindo bastante conteúdo.

São chamados de micro por que possuem em média entre 5 e 100 mil seguidores nestes canais, ou seja, não possuem milhares de fãs.

Em contrapartida, os micro influenciadores de qualidade possuem perfis com o alto nível de engajamento. Geralmente, esses usuários trabalham em nichos mais específicos e por isso não atingem um público generalizado, porém atraem uma audiência muito qualificada.

Dessa maneira, o trabalho com micro influenciadores é essencial para empresas que queiram crescer em 2019.

Principalmente para pequenas empresas que não possuem atrativos para fechar com os principais influenciadores do mercado. Além de ter um custo mais baixo, com os micro influenciadores você não perde muito em relação ao público.

Por terem seguidores bastante engajados, as ações realizadas juntos a estes micro influenciadores tendem a ter resultados semelhantes e até melhores do que com os influenciadores com milhões de seguidores.

Muitas vezes, as empresas rejeitam os micro influenciadores somente pelo fato deles terem um “número baixo de seguidores”. Isso entra no que chamamos de “métrica da vaidade”.

Lembra que sempre falamos que número de seguidores e de curtidas não garantem vendas? Então, essa máxima também vale nessa questão.

O que você deve notar na hora de procurar influenciadores digitais não é o seu número de seguidores, mas sim o engajamento que eles possuem. Então, é muito mais importante ficar de olho na média de comentários e de participação de seguidores nos stories dos influenciadores.

Quanto mais participativo for o público, mais engajado ele é e também mais qualificado. Fechar parceria com o micro influenciador certo pode ser uma garantia de aumento nas vendas da sua empresa.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Como fechar parcerias com micro influenciadores?

Os micro influenciadores estão mais acessíveis no mercado e por isso é mais fácil atraí-los para parcerias.

Porém, não pense que simples ofertas já geram parcerias válidas para o seu negócio.

É preciso ser cauteloso e definir alguns objetivos antes de pensar em entrar em contato com estes influenciadores.

Confira abaixo nossas dicas para que você tenha sucesso na parceria com micro influenciadores:

Escolha influenciadores alinhados com o seu negócio

O primeiro passo é definir objetivos do seu negócio. Somente depois disso é possível trabalhar com influenciadores. Ter metas é o norte de uma boa estratégia de parceria com micro influenciadores.

Se a sua empresa irá lançar novos produtos no próximo mês, por exemplo, o seu objetivo deve ser um ROI altíssimo e um CAC baixo.

Então, é preciso fazer uma ampla pesquisa nas redes sociais para encontrar micro influenciadores que estejam alinhados com o seu negócio.

E o que pode indicar esse alinhamento? Bom, digamos que você tenha uma empresa de moda masculina streetwear.

Então, por mais que você encontre micro influenciadores de moda, eles precisam ser focados no estilo das suas vestimentas, entendeu? Além disso, eles devem representar o seu ideal de mercado.

Uma marca streetwear masculina, por exemplo, se caracteriza por atitude, pela ligação com movimentos culturais de rua, então será preciso pinçar micro influenciadores que vivam dentro desse ambiente para fechar uma parceria.

Monte uma boa proposta de parceria

Depois de uma boa pesquisa, você provavelmente terá em mãos uma lista de micro influenciadores alinhados com o seu negócio.

Então, agora, é hora de pensar na sua proposta de parceria. E uma boa parceria deve ser boa para ambos os lados.

Por mais que o usuário não tenha milhares de seguidores nas redes sociais não significa que ele aceitará qualquer proposta.

Por isso, é essencial que você apresente uma proposta que inclua uma ação para alavancar seus produtos e serviços e que tenha uma contrapartida para o influenciador.

A proposta de parceria também deve incluir links do seu negócio e enfatizar quais são os valores e o tipo da sua empresa.

Isso vai valorizar o seu negócio perante o micro influenciador, mostrando que a parceria pode ser boa para ambos os lados.

Trace ações assertivas

E para fechar, não adianta nada fechar uma parceria com um bom micro influenciador e apostar em ações erradas. Os resultados não serão os esperados.

Por isso, é essencial que você analise o perfil do influenciador e pense na melhor forma de divulgar seus produtos dentro do perfil.

 Estude as possibilidades para abordar os canais certos do jeito certo. Não adianta fazer um post no Instagram com muito texto, por exemplo, e nem usar o Twitter para simplesmente divulgar uma imagem.

Antes de enviar sua proposta, já tenha em mente as ações que você vai propor para o micro influenciador.

As ações também podem atraí-lo a fechar uma parceria com o seu negócio. Quanto mais inovadoras elas foram, mais os profissionais devem ficar atraídos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: