Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing de Busca: Entenda este conceito de marketing poderoso

30/11/2018 às 10:05 SEO

Marketing de Busca: Entenda este conceito de marketing poderoso

Você já parou para pensar em quantas buscas você faz no Google por dia? Agora imagine o mundo todo.

De acordo com dados da Mashable, o Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.

Dentro desse universo de buscas, já imaginou que bom seria se o site da sua empresa aparecesse em destaque como resposta, quando uma pessoa pesquisa por palavras-chave do seu segmento? Esse é o grande objetivo do marketing de busca.

O marketing de busca (ou SEM – Search Engine Marketing, como também é conhecido) é o processo de obter tráfego e visibilidade nos mecanismos de pesquisa por meio de esforços pagos e não remunerados, que engloba o SEO e os links patrocinados.

Entenda como funcionam as ferramentas do marketing de busca:

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias realizadas para otimização de sites para os mecanismos de busca, de forma orgânica.

Existem diversos fatores de rankeamento que o Google considera importante para colocar um site entre os primeiros colocados de busca.

Entre os quatro pilares estão: experiência do usuário, conteúdo relevante (textos, vídeos e imagens), tecnologia e popularidade.

Com a implantação de técnicas on-page e off-page, o site vai ganhando relevância perante o Google e, com o tempo, conquista melhores posições nos resultados de busca para as palavras-chave escolhidas, onde passa a ser notado.

O resultado disso é um aumento de tráfego qualificado e autoridade da marca, impacto positivo nas vendas e, claro, passar na frente da sua concorrência.  

Links patrocinados

Além de garantir o destaque de forma orgânica, uma das grandes sacadas do marketing de busca é aliar, também, os links patrocinados em sua estratégia, para conseguir maior exposição possível.  

Assim, o site estará em mais de um local na página, tendo ainda mais possibilidade de receber cliques.

Os links patrocinados são anúncios que ficam em destaque logo no topo do resultado de busca e no final da página. Eles funcionam, basicamente, como um leilão de palavras-chave, que tem como objetivo disputar as melhores posições na página.

Mais que ser encontrado no Google, seu site precisa ser achado no momento certo, pela pessoa certa. Por isso, ambas as estratégias, quando alinhadas e utilizadas de maneira correta, podem oferecer resultados incríveis.  

Por que apostar no marketing de busca?

Como diz Conrado Adolpho, especialista em marketing digital, a melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele. E é nisso que o marketing de busca se consolida.

Diferente de um anúncio nas redes sociais, por exemplo, que aparece como uma interferência quando se está passeando na sua linha do tempo ou conferindo o Stories de seus amigos, e tenta chamar sua atenção quando você não está buscando aquilo, o marketing de busca, por sua vez, aproveita do momento em que a pessoa faz a pesquisa.

E quando a pessoa faz uma busca, significa que ela já demonstrou um interesse inicial e tem maior probabilidade de clicar no seu anúncio ou site.

Por isso a tática de SEM é tão poderosa e indispensável em qualquer estratégia de marketing digital, pois ela não vai atrás das pessoas, ela está no lugar certo na hora em que as pessoas precisam, e isso faz toda a diferença.

Gostou de nosso post? Compartilhe: