Marketing de Afiliados: O que é e como fazer? 2019

05/09/2019 às 15:58 Marketing

Marketing de Afiliados: O que é e como fazer? 2019

Você sabe o que é Marketing de Afiliados? A ideia desse tipo de marketing é ampliar e fomentar novos canais de comunicação e vendas para o consumidor.

Muitos empreendedores não sabem ou não aproveitam as chances de serem afiliados, por não saberem quando vale a pena trabalhar com isso.

Neste artigo, vamos lhe explicar melhor o que é marketing de afiliados e quando é uma boa trabalhar com ele.

Essa estratégia pode ser excelente em certos casos para turbinar as vendas de um produto com pouco esforço e pouco investimento.

O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados envolve dois personagens principais: o produtor e o afiliado. E ele pode usar vários canais de comunicação para isso, desde sites específicos até plataformas mais conhecidas como o Hotmart, o Youtube e até as redes sociais.

Basicamente, funciona assim: o produto lança um produto em uma plataforma de afiliados. Os afiliados escolhem quais produtos querem promover e ganha um link específico para buscar compradores para o produto.

Dessa forma, o afiliado recebe comissão por cada venda feita pelo seu link. Fácil, não é?

Essa é uma excelente estratégia para produtores que comercializam produtos digitais ou mesmo empreendedores que possuam lojas virtuais. Dessa forma, você acaba ampliando seu alcance, chegando ao público de afiliados.

Geralmente, se os afiliados escolhem seus produtos é porque eles têm um público que quer comprar produtos do seu segmento e isso é de grande valia para sua empresa. Isso porque, o marketing de afiliados não lhe gera riscos. Você só repassa comissão para o afiliado, quando ele fecha uma venda.

E para os afiliados também é excelente trabalhar com produtos. Geralmente, os afiliados são pessoas com redes sociais fortes, com site ou canal de Youtube com bastante tráfego. E para vender, eles apenas precisam divulgar, podendo incluir o link de venda dentro do seu próprio conteúdo.

Isso também não lhe gera riscos, porque ele não tem que pagar nada para o produtor, só quando vende. E como ele insere os links de afiliados em sua estratégia, geralmente ele não precisa nem gastar muito tempo para criar conteúdo para divulgação.

É uma troca excelente! O produtor consegue ampliar o seu alcance sem grandes investimentos e garante novas vendas. E o afiliado cria uma fonte de receita para manutenção de seus canais de conteúdo, promovendo produtos que seu público se interessa em comprar.

Confira também: Por que ter uma Loja Virtual?

Quais são os principais tipos de ganho com marketing de afiliados?

Além do formato de vendas, também existem outros tipos de ganhar dinheiro com link de afiliados. Vamos mostrá-los abaixo, confira:

  • CPC (Custo por Clique): o afiliado recebe uma remuneração sempre que alguém clicar em um banner, pop-up ou link. Geralmente, esse método é muito usado para sites e blogs. O problema é que o afiliado costuma receber apenas alguns centavos por clique, logo para ter um bom ganho, ele precisa de bastante tráfego.
  • CPA (Custo por Ação): aqui também entra o que falamos acima, o afiliado ganha quando a pessoa cumpre a ação determinada por ele. E essa ação pode ser uma venda, um cadastro em algum site, etc.
  •  CPM (Custo por Mil Impressões): o afiliado ganha quando um banner de um site, por exemplo, é visto mais de 1.000 vezes. O produtor paga um preço fixo para cada mil impressões alcançadas. Para ganhar dinheiro com isso, é preciso ter um bom tráfego em um site/blog.
  • CPV (Custo por Venda): o custo por venda é basicamente, o que já explicamos acima, o afiliado ganha por cada comissão por cada compra feita de um produto pelo seu link.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Quando vale a pena trabalhar com o marketing de afiliados?

Ainda está em dúvida se vale a pena trabalhar com marketing de afiliados? Então, vamos listar abaixo alguns benefícios que ele pode trazer para afiliados e produtores, confira:

Maximização do alcance

Esse é um grande benefício para produtores, principalmente para aqueles que estão começando um negócio.

Vender através de afiliados é mais vantajoso do que vender por marketplaces, por exemplo.

Dependendo do afiliados que promovem o seu produto, você consegue atingir uma audiência muito grande, sem grandes gastos.

Isso é essencial para empreendedores que não possuem muitos recursos e que pretendem crescer seus ganhos exponencialmente no curto prazo.

Agrega valor à canais de conteúdo

Já este é um grande benefício para afiliados. Estes são pessoas que possuem sites ou blogs, canais no Youtube ou são influenciadores digitais.

Então, por que correr atrás de anunciantes, se você pode se tornar um afiliado?

Para agregar mais valor ao seu canal de conteúdo, basta que você encontre os produtos certos para promover.

Com isso, os seus seguidores e leitores tendem a ter mais confiança para compra através do seu link e da sua recomendação, o que pode garantir várias vendas.

E claro, dependendo do produto e do método de afiliados que você escolheu, a promoção de links, banners e outros meios de anúncios em seus canais de conteúdo não irão prejudicar a sua identidade visual e nem o valor da sua marca.

Ampla divulgação

Esse é um benefício tanto para produtores como para afiliados. Os produtores garantem que seus produtores cheguem a mais pessoas, através de canais de conteúdo variados.

E os afiliados encontram mais facilidade para promover os produtos porque podem divulgá-los em diversas redes e em diversos formatos.

Dessa forma, fica bem mais fácil garantir cliques, ações e vendas com o marketing de afiliados, o que o torna atrativo tanto para produtores como para afiliados.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: