Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing de afiliados em loja virtual: como aplicar?

23/09/2018 às 19:43 Marketing

Marketing de afiliados em loja virtual: como aplicar?

Para quem tem um negócio online, o marketing digital de afiliados tem se tornado uma escolha cada vez mais frequente e inteligente.

Esse modelo vem crescendo muito nos últimos anos e se tornou um dos meios mais lucrativos para os empreendedores digitais.

Por isso, hoje vamos falar sobre os programas e o marketing de afiliados e ainda dar algumas dicas de como aplicar o marketing de afiliado em loja virtual.

O que é marketing de afiliados e quais as suas vantagens?

Antes de mais nada, marketing de afiliados funciona basicamente como uma relação entre o comerciante e você, que será o anunciante e possui o espaço.

Essa relação começa ao participar de uma rede de afiliados, ou de programas específicos. Ou seja, ao participar dessas redes a empresa fornece banners, cupons e links personalizados, por exemplo, e você os disponibiliza no seu site.

Dessa forma quando alguém acessar, baixar e ou comprar o produto proveniente dessa divulgação você ganha uma comissão.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site!

As vantagens? São muitas. Com o marketing de afiliados você não gasta nada e sempre ganha quando uma venda ou download for feito. Você também não precisa se preocupar com as entregas, nem com estoques e muito menos com contratos de exclusividade.

Você pode vender o mesmo produto de marcas diferentes. Tudo o que precisa fazer é direcionar seu público para a ação.

Agora que você sabe o que é marketing de afiliado em loja virtual, mas como aplicar? Abaixo daremos algumas dicas para obter sucesso com esse modelo.

Escolha um nicho

O mais importante antes de iniciar com o marketing de afiliados é escolher um nicho e investir nele. Não adianta exibir banners e divulgar links e cupons que não tem a ver com o seu público ou com a sua loja.

Procure por programas de afiliados na sua área, assim há maior chance de engajamento. Por exemplo, no caso de um site de viagens procure por programas de afiliados para reserva de hotéis, seguro viagem, aluguéis de carros, tudo que esteja relacionado ao assunto viagem.

Procure os programas de afiliados

Hoje em dia há vários programas de afiliados espalhados pela internet. Procure os que estão no seu nicho e leia atentamente sobre os produtos que vai disponibilizar na sua loja virtual, é importante que você ofereça produtos de qualidade.

Fique atento também ao modelo de comissão, se é pago por clique, por venda, por ação e se você ganha uma comissão fixa ou uma porcentagem por cada ação gerada. Observe ainda outros sites que participam desse mesmo programa.

Produza conteúdo relevante

Ao aplicar o marketing de afiliado na sua loja virtual você precisa também produzir conteúdo relevante, conteúdo relacionado àqueles produtos.

Por isso é tão importante procurar por produtos no seu nicho. Escreva sobre as vantagens, os benefícios, o por quê escolher aquela marca.

Quanto mais você falar daquele assunto, mais você se torna uma autoridade nesse ramo e dessa forma os clientes passam a confiar no seu site e então a ação de venda, download e acesso acontece.

Você pode se interessar: 5 passos para montar sua loja virtual

Aposte nas redes sociais e no e-mail marketing

Apesar de ser fácil lucrar com o marketing de afiliado você precisa fazer o seu papel na divulgação para gerar cada vez mais resultados.

É preciso estar sempre ligado nas técnicas de SEO tanto dentro da sua loja ou site quanto fora dela. Você precisa estar sempre presente nas redes sociais, porque muitos dos possíveis compradores estão lá!

Portanto aposte nelas, divulgue os links, cupons e banners nas suas contas do Facebook, Instagram e também no Pinterest.

Crie uma lista para o seu e-mail marketing e produza conteúdo para enviar aos seus contatos, essa modalidade é uma das que mais convencem e geram ações positivas.

Entenda as comissões

Como falei anteriormente, na hora de escolher um programa de afiliados fique atento aos modelos de comissões oferecidos.

Alguns pagam mais e outros menos, porém preze pela qualidade do produto que você está disponibilizando, dessa forma você ganha pela quantidade de ações geradas.

Os modelos mais comuns são custo por clique (pay-per-click), custo por venda (pay-per-sale), que é o modelo mais clássico, e ainda custo por ação (pay-per-action). Vou explicar aqui cada um deles.

CPC – Custo por clique

É quando você ganha a partir dos cliques provenientes dos seus anúncios. Aqui, nesse modelo, o valor ganhado é fixo.

CPV – Custo por venda

Nesse modelo você ganha uma porcentagem pra cada venda feita através dos seus anúncios.

CPA – Custo por ação

O custo por ação é bem parecido com o custo por venda, o que diferencia é que a comissão vem de uma venda, mas também de outras ações como um download ou uma inscrição, dependendo então do que é o seu produto.

As porcentagens em questão podem varias de acordo com o programa de afiliado escolhido.

Normalmente ficam entre 10% e 25%, mas a verdade é que com o tempo e dependendo do resultado que está sendo gerado é possível começar a negociar essa porcentagem com as empresas. A mesma coisa pode ser feita no caso das comissões fixas, como é o caso do custo por clique.  

Leia também: Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Viu como é fácil aplicar o marketing de afiliado em loja virtual? Sabendo utilizar esse tipo de recurso corretamente é possível lucrar muito.

Vale lembrar que não há custo para participar de programas de afiliados e sempre há renda sendo gerada. É preciso, porém, se empenhar na divulgação dos seus links, cupons e banners.

Trabalhar bastante em cima do marketing digital. Com uma boa organização dentro da sua loja virtual ou site fica cada vez mais fácil gerar resultados positivos.

Ah, mas fique atento, escolha sempre produtos e conteúdo que você utilizaria. Preze pela qualidade e não somente pela porcentagem e valor gerado. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: