Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Máquina de Vendas: Como turbinar as receitas do seu negócio

07/06/2019 às 10:11 Ajuda

Máquina de Vendas: Como turbinar as receitas do seu negócio

Quem está começando um novo negócio possui enormes dificuldades para fechar as primeiras vendas e criar um fluxo de vendas. Neste artigo, vamos explicar como tornar a sua empresa uma maquina de vendas.

Isso mesmo! É possível implementar um modelo escalável para o seu negócio e crescer as receitas pouco a pouco.

As nossas dicas vão lhe ajudar a aumentar suas receitas sem a necessidade de aumentar os investimentos na mesma medida. A ideia é que as receitas possam ser turbinadas sem elevar tantos os custos operacionais.

Assim, você terá um negócio escalável que consegue faturar mais com menos recursos.

Então, após dar os 5 passos para montar sua Loja Virtual, é hora de torná-la uma máquina de vendas!

Como criar uma máquina de vendas?

Existem várias maneiras de transformar a sua empresa em uma verdadeira máquina de vendas.

Todas elas estão ligadas a aumentarem a recorrência de vendas e ao aumento da retenção e do ticket médio de compra dos clientes.

Separamos dicas para empresas no mercado B2C (vendas para o consumidor final) e B2B (vendas para outras empresas), confira abaixo:

Busque ter uma boa porcentagem de recorrência nas vendas

Essa é uma dica que serve tanto para o mercado B2C como para o mercado B2B. Nem sempre você precisa estar trazendo novos clientes para gerar mais receita ou para manter um faturamento estável.

Para isso, é essencial que você avalie seu histórico de vendas no último ano e encontre os produtos e serviços que possuem mais vendas durante todo o ano.

Existem produtos e serviços que nunca “saem de moda”, estes são aqueles que mantém uma média razoável de vendas durante todo o ano, mesmo que tenham alta em algum período, não caem bruscamente em outros meses.

Esses produtos tendem a ser recorrentes para os clientes. Geralmente, eles compram novamente quando eles estão acabando, por exemplo.

Essa é uma maneira de garantir vendas recorrentes de clientes já fidelizados.  Basta que você faça uma média do tempo entre cada compra do cliente e ofereça o produto dentro deste prazo.

Da mesma maneira, podemos falar sobre serviços. Mesmo que eles não sejam por assinatura, ou seja, não tenham uma venda recorrente garantida, é possível medir o tempo médio em que o cliente precisa do serviço e oferecer a ele antecipadamente.

E se você comercializa serviços por assinatura, por exemplo, por que não criar planos mais longo. Em vez de oferecer um único plano mensal, você pode oferecer um plano trimestral, semestral ou anal, por exemplo.

Dessa forma, é possível oferecer descontos para os clientes que assinarem estes planos, garantindo que o cliente fique por mais tempo com a sua empresa.

Isso vale também para serviços no mercado B2B, é possível oferecer pacotes de softwares ou de estrutura na nuvem por períodos mais longos.

Máquina de vendas WhatsApp

Você pode aplicar todas as nossas dicas em suas campanhas de marketing pelo WhatsApp, e transforma-lo numa máquina de vendas.

Aposte em vendas casadas

Essa também é uma dica válida para ambos os mercados. As vendas casadas são essenciais para elevar uma métrica importantíssima: o ticket médio. Esse tipo de venda tem como foco os clientes fidelizados, mas também podem funcionar com novos clientes.

Basicamente, a venda casada busca vender produtos e serviços complementares ao produto principal. Digamos que você tenha uma loja de móveis, você pode vender um móvel e oferecer um serviço como a montagem.

Assim, você fazendo uma venda casada e aumentando sua receita. Como a montagem já seria feita, de qualquer modo, por não ter uma equipe para ficar com mais essa grana do que terceirizar esse serviço?

Já se você tem uma loja de roupas masculinas, você pode por exemplo, oferecer acessórios para clientes que estão comprando uma camisa ou uma bermuda.

Afinal, quem não precisa de um cinto, uma pulseira, um cordão, etc. Isso ajuda a aumentar o ticket médio da compra, potencializa as chances de retenção e ainda te ajuda a renovar o estoque com mais rapidez.

Quem possui um e-commerce pode utilizar uma estratégia bastante comum nos principais marketplaces do mercado.

Com certeza, você já notou que sites como a Amazon e o Mercado Livre, separam um espaço na página de compra, citando outros produtos que clientes também compraram. Essa é uma excelente de oferecer uma venda casada para o cliente na internet.

Crie um clube de assinatura

Essa é uma excelente para o mercado B2C. Os clubes de assinatura têm se espalhado pelo Brasil.

Um bom exemplo dessa expansão é o mercado de livrarias, com o fechamento de lojas físicas, muitas livrarias começaram a oferecer clubes de assinatura para clientes fidelizados. Isso gera uma venda recorrente e ajuda a movimentar o estoque.

Além do mercado de livros, é possível adotar essa ideia para vários segmentos. Uma boa ideia é personalizar os combos do seu clube de assinaturas.

Para isso, analise o seu histórico de vendas e separar os clientes por perfil de compra. Você, com certeza, vai perceber que há grupos de clientes que compram determinados produtos recorrentemente.

Dessa forma, é possível garantir vendas recorrentes e escalar o crescimento de receita com a chegada de novos clientes e adoção de combos mais completos para clientes já fidelizados.

Divida os seus produtos em combos mais simples e mais robustos, assim é possível atrair clientes de todos os perfis de renda, e aumentar as chances de um cliente que assina um plano mais simples migrar para um plano mais robusto e vice-versa.

Isso pode fazer com que não só você aumente suas receitas, mas que você evite perder receitas de forma brusca.

Afinal, um usuário que não está conseguindo arcar com um plano mais robusto pode migrar para um plano mais simples, isso garante que ele continue na sua empresa e você continua uma parte da receita gerada por ele.

Gostou de nosso post? Compartilhe: