Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Loja Virtual de Sucesso! O que precisa?

Loja Virtual de Sucesso! O que precisa?

26/08/2017 às 12:23Loja Virtual

Para quem está pensando em abrir um comércio eletrônico, saiba que não há uma receita definitiva para ser bem-sucedido. Para criar uma loja virtual de sucesso, é preciso correr riscos e oferecer algo de novo não encontrado no mercado. Além disso, mesmo não havendo uma receita, é possível aprender bastante com quem está fazendo sucesso atualmente. E a partir de seus erros e acertos, construir o próprio caminho para se ter algum Êxito no campo das vendas digitais.

Atualmente, o setor de e-commerce é um dos poucos que apresenta crescimento em um cenário de crise econômica. Isso porque os brasileiros estão cada vez mais acostumados a realizar compras online, seja por meio de computadores ou de seus smartphones. E se você está pensando em investir na área e deseja que o seu empreendimento seja um verdadeiro sucesso, confira, a seguir, tudo que você precisa saber para atingir seus objetivos.

Plataforma

A plataforma um dos principais fatores para o sucesso de um comércio eletrônico, pois será ap artir dessa ferramenta que o empreendimento será gerenciado. Por isso é importante contar com uma plataforma que seja fácil e intuitiva de ser utilizada. Além disso, ela precisará atender todas as necessidades de sua empresa – principalmente se ela crescer. Muitas plataformas oferecem recursos incríveis para lojas pequenas. Mas, a medida que a demanda cresce, os recursos disponibilizados não são suficientes. Denotando a necessidade de migrar para um sistema mais sofisticado.

Design

O design da loja virtual deverá ser criado por um profissional, pois a identidade virtual do e-commerce será essencial para o sucesso do empreendimento. As peças que serão utilizadas para divulgar a loja, seus produtos e descontos também deverão possuir a mesma identidade. Por isso é importante que o design de sua empresa seja construído por uma empresa especializada – principalmente em marketing digital. Assim, será possível alinhar a identidade virtual da loja com as estratégias e o público que a sua empresa pretende atingir.

Fotografia

As fotos dos produtos deverão ser impecáveis e mostrar todas as características dos produtos mostrados na loja virtual. O fundo deverá ser, preferencialmente, branco. Mas a cor poderá variar de acordo com a estratégia e as cores da loja em si. A ideia é que as fotografias sejam de qualidade e de grande resolução. Além disso, o empreendedor deverá tirar de 2 a 5 fotos de cada produto para que o usuário possa visualizá-lo bem antes de comprar. Caso não possua uma boa câmera, a dica é contar com um profissional freelancer para contar com fotos de boa qualidade. Investir na fotografia será essencial para o sucesso da loja. Pode acreditar nisso.

Experiência do usuário

A experiência do usuário em uma loja virtual deve ser a mais simplificada e intuitiva. Isso porque qualquer problema e/ou dificuldade pode ser motivo para que a navegação seja interrompida e o site, fechado. Então, o site deverá possuir uma navegação simples e descomplicada, com um menu bastante intuitivo. Os produtos devem conter uma descrição rica, com informações sobre suas propriedades, modos de usar e dúvidas gerais. Salientar as formas de pagamento e prazos para devolução para que não haja reclamações no futuro. A ideia é oferecer o máximo de facilidades para que o usuário não encontre nenhuma dificuldade em comprar em seu comércio eletrônico.

As três regras de ouro da experiência do usuário são:

1) Páginas que carregam rápido;

2) Páginas que funcionamento perfeitamente bem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis; e

3) Páginas que possuem uma navegação simples e intuitiva.

Meios de pagamento

Os meios de pagamento deverão ser claros e serem implementados pensando nas facilidades que sua loja oferecerá. Apostar em formas de pagamento mais populares, como Boletos e Cartões de Crédito, assim como Pagseguro e Paypal atrairão mais clientes para a sua loja.

Dessa maneira, o cliente encontrará mais opções para realizar os pagamentos em seu e-commerce, aumentando as chances e o ticket médio das vendas realizadas.

Prazos de entrega

Os prazos de entrega deverão ser alinhados com o controlar estoque da loja. E essa logística deverá ser construída de maneira assertiva, pois poderá comprometer o bom funcionamento do negócio. Ao realizar uma compra e ser informado sobre o prazo de entrega, o cliente constrói uma expectativa que, se for quebrada, talvez não seja restaurada. Fazendo com que sua loja perca um cliente para sempre! A dica é nunca prometer o que não poderá ser cumprido. O prazo de entrega deve levar em consideração o estoque e o tempo real que levará para o cliente receber a sua encomenda. E lembre-se de enviar exatamente o que foi solicitado, conferindo o pedido realizado por, no mínimo, duas vezes.

Política de trocas

As cláusulas da política de troca de sua loja precisam ser claras e baseadas nas leis e direitos do consumidor para que a sua loja não sofra com problemas legais. Além disso, é muito importante que a política de trocas esteja em um local visível em seu comércio eletrônico, estando totalmente acessível para seus consumidores. Assim, será possível evitar constrangimentos e experiências desagradáveis para os usuários. Aumentando a confiança proporciona por sua loja e contribuindo, dessa maneira, para o seu sucesso e estabelecimento em seu segmento.

Segurança

A segurança proporcionada para seus clientes serão essencial para o futuro de uma loja virtual. O roubo de informações e fraudes são dois grandes desafios para os empresários do ramo. A insegurança é um dos problemas que afastam novos usuários das compras online. Por isso, investir em segurança será, além de necessário, essencial para o sucesso do empreendimento. Nesse caso, o investimento em segurança é realizado por meio de selos de seguranças que são recebidos após a implementação de práticas e ferramentas desenvolvidas por empresas especializadas em segurança online.

Assim, será possível oferecer as melhores condições de compras para seus clientes sem correr a chance da loja sofrer com fraudes ou ataques digitais. Seguindo essas dicas, você poderá criar uma loja virtual de sucesso e ganhar bastante dinheiro com seu empreendimento. Lembre-se de prestar atenção em cada elemento citado no artigo e sempre optando por profissionais, e não amadores, para trabalhar junto com você.

Tem alguma dúvida, sugestão ou experiência para compartilhar? Faça um comentário e participe da conversa. Lembre-se que o seu comentário é muito importante para nós!

Gostou de nosso post? Compartilhe: