Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Livros que todo empreendedor deve conhecer

27/12/2017 às 17:20 Marketing

Livros que todo empreendedor deve conhecer

Nos últimos tempos, tivemos uma enxurrada de novos empreendedores. Porém, muitos fracassam, na maioria das vezes, por falta de conhecimento. Por isso é preciso estar antenado e buscar alternativas mais baratas e prazerosas para se inteirar sobre o assunto e aprender técnicas de empreendedorismo com profissionais já reconhecidos no mercado.

Além disso, é sempre interessante conhecer mais de um ponto de vista sobre um certo assunto. Uma das principais formas de aprender sobre um tema, mesmo que seja por um hobby é ler um livro. Criar esse hábito estimula sua criatividade e imaginação, lhe ajudando a formar sua própria opinião e a ganhar percepção para entender melhor como funciona o empreendedorismo no Brasil e no mundo.

Existem muitos bons livros sobre empreendedorismo, que foram escritos por grandes profissionais que se tornaram referência não só em seus setores, mas no mundo da literatura. Obviamente, que o seu sucesso ou fracasso não dependerá somente de um livro, mas, com certeza, ele servirá de referência para saber o que fazer e o que não fazer no seu negócio. É importante testar tudo o que você aprendeu e assim ter uma noção do que dá ou não certo.

Mesmo lendo os principais livros do ramo, nunca se esqueça, para empreender é precisar ser bastante criativo e inovação e saber os riscos relacionados ao seu negócio. É precisar trabalhar duro e não desistir no primeiro erro para conseguir vencer em qualquer área de atuação, seja atuando no mercado digital ou no físico.

Para você se inspirar e ter novas ideias sobre o seu negócio, fizemos uma lista com vários bons livros sobre empreendedorismo e negócios que você deve ler para buscar o sucesso, confira:

Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado ser humano

Este livro é escrito por Philip Kotler, conhecido como o Papa do Marketing. O autor é referência no ramo, sendo um dos mais citados em trabalhos de monografia na área de marketing e de publicidade e propaganda.

Na obra, Kotler aponta as necessidades das empresas adotarem estratégias de marketing digital que coloquem seus clientes como seres humanos e não apenas como consumidores de seus produtos. O escritor afirma que as pessoas são seres bastante complexos e que as demandas de mercado são cada vez mais segmentadas, o que faz necessário o entendimento dos gostos, desafios e objetivos de cada indivíduo.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Este best-seller foi escrito por Dale Carnegie. Para o autor, o principal desafio dos empreendedores é a capacidade de gerenciar as pessoas com qualidade, estimulando a produtividade e a criatividade. Lidar com pessoas são os maiores problemas que um negócio pode ter, é preciso que o empreendedor tenha a capacidade de conduzir bem seus colaboradores.

Apesar de ter sido escrito originalmente em 1936, os temas abordados no livro são bastante atuais. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é bastante usado por empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas do mercado.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

A Estratégia do Oceano Azul

Esse livro foi lançado em 2005 e é de autoria de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que são professores da INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas), uma das principais escolas de negócios do mundo.

Na obra, os autores destacam a estratégia do Oceano Azul, uma nova forma de realizar planos de ação para novos negócios através da geração de oportunidades. As técnicas descritas no livro são aplicáveis a qualquer tipo de negócio. Kim e Mauborgne ainda analisam cases de sucesso como o Starbucks.

Os 7 Hábitos das Pessoas altamente Eficazes

Esse livro foi escrito por Stephen R. Covey. O autor aponta um conjunto de regras que gestores e empreendedores de sucesso de qualquer ramo podem implementar em suas ações para conquistarem o sucesso.

Covey afirma que para ter melhores resultados, os empreendedores devem implementar sete hábitos básicos no dia a dia para conseguir adquirir os novos princípios em sua vida profissional. O livro foi lançado em 1989 e mais de 15 milhões de cópias foram vendidas até então. Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes foi considerado pelos leitores da revista Chief Executive, o livro mais influenciador do século XX, se tornando um dos melhores best-sellers de auto-ajuda da era moderna.

De Zero a Um

Esse livro foi escrito por Peter Thiel, um dos criadores do PayPal, uma das principais empresas de pagamentos online do mercado digital. Nele, o autor fala sobre as necessidades de inovação nas empresas atuais.

Para Thiel, o progresso vem do monopólio e não da competição, ou seja, você deve atuar em várias áreas. O escritor, por exemplo, além de ser criador do PayPal também possui ações em diversas startups como o Facebook.

De acordo com a obra, quanto mais as empresas competem, mais parecidas elas se tornam, o que as prejudicam fortemente. Thiel afirma que quando não se busca a concorrência, se perder a necessidade de igualar o mercado e sobra mais tempo cuidar de sua empresa no geral, desde seus funcionários até seus produtos, fazendo com que eles gerem mais impacto no mercado.

Execução: A Disciplina para atingir Resultados

Este livro é de autoria de Larry Bossidy e Ram Charam. Os autores abordam que falhas na execução de planejamentos empresariais são os principais motivos para perdas e desperdícios, além de quedas nos resultados de qualquer empresa.

Para Bossidy e Charam, é preciso se atentar e colocar o planejamento realmente em prática para que sal empresa possa realmente crescer no mercado. O livro ajuda os empreendedores a saberem meios para conseguir orientar a comunicação de suas empresas, criando liderança no processo de execução das estratégias do negócio.

Começar um novo negócio sempre é uma grande incógnita para qualquer pessoa. Não é possível saber se será um sucesso ou um fracasso. Muitas vezes, pela grande ansiedade, negócios acabam fracassando pela incapacidade e desconhecimento de seus donos. É preciso enfrentar os desafios e estar pronto para buscar meios que tornem sua empresa mais eficaz e para isso ler os livros citados acima é essencial.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: