Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Link building: O que é? Conheça as 6 técnicas mais comuns

Link building: O que é? Conheça as 6 técnicas mais comuns

02/02/2017 às 08:45Marketing

Link building: O que é? Conheça as 6 técnicas mais comuns

Já ouviu falar do link building? Essa técnica é muito interessante e prática, essencial para aqueles que visam dar um up no SEO e no ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca. Pode parecer complexo, mas é um conceito que pode alcançar bons resultados caso seja bem gerenciado. Neste post, vamos contextualizar e revelar as principais vantagens, além de mostrar quais as melhores estratégias para usá-lo. Acompanhe!

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

O que é link building?

O nome já remete à principal função desse recurso. É como se fosse um construtor de links, definido pelos especialistas como um processo de aquisição de links de outros sites para sua página. Como se sabe, é por meio deles que os usuários navegam na internet, considerados sempre como importantes para o ranqueamento nos motores de busca, e esses sistemas consideram como fatores essenciais para relevância quando há links de qualidade. Sendo assim, quanto mais seu site for valorizado com esses recursos, melhor posição terá no Google e demais buscadores. 

Existem muitas técnicas para a construção de links, que variam conforme a dificuldade, indo do básico ao avançado. Mas, de qualquer forma, é trabalhoso e grande parte dos desenvolvedores voltados ao SEO ficam voltados somente para essa técnica, justamente porque seu domínio e otimização garantem resultados incríveis para qualquer site. 

Um site que possui um bom e variado perfil de links sempre conseguirá destaque nos motores de busca, e isso varia em parâmetros de quantidade e qualidade. É interessante ter vários tipos de domínios que linkam para sua página, mas desde que tenham ótimos valores qualitativos e ‘naturais’.

Como fazer um link de qualidade?

Antes de construir links, você precisa de algo de valor para divulgar, que geralmente é a página inicial do seu site. Esse fator, porém, está mudando na medida que os desenvolvedores estão mais focados nessa estratégia. Agora, pode ser um recurso especializado, como uma postagem, gráfico, entre outros que são feitos já com o objetivo de favorecer o link building. 

É importante salientar que todas as campanhas de criação de links devem começar com algo que vale a pena vincular. É muito difícil criar links para páginas de baixo valor, mas quando você começa com algo realmente valioso e que as pessoas acham útil  compartilhar, esse processo fica bem mais fácil. Não é à toa que é uma tática essencial para SEO e deixa muitos desenvolvedores interessados. 

Logo, com esse procedimento feito de modo acertado, são muitos os benefícios para sua página, tanto na melhora do ranqueamento quanto no aumento do tráfego, relevância em determinado nicho e sucesso a longo prazo. Quando se é indicado por algo ‘’maior’’, a tendência é ser mais visto, logo, a meta é construir um bom perfil de links em vez de vários  com qualidade baixa e que acabam mais prejudicando do que ajudando sua página. 

Técnicas de Link Building mais comuns

Criar listas de conteúdo

O que mais faz sucesso na internet hoje em dia são as famosas listas: ‘’10 mais’’, ‘’5 coisas’’, ‘’12 situações’’. Elas sempre geram muito acesso e são comuns a diversos nichos por permitir ideias distintas. Com informação relevante, você consegue backlinks de qualidade a medida que esse conteúdo começa a ser divulgado/compartilhado.

Ser exclusivo (ou pelo menos, original)

Materiais ‘’novos’’ e com o mínimo de originalidade são ótimos no quesito qualidade. A originalidade é sempre uma marca interessante e evita que seu conteúdo siga linhas parecidas com grande parte dos concorrentes, que sempre acabam usando estratégias semelhantes. Logo, criar e-books, guias e materiais que abordam de uma forma diferenciada aquilo que deseja transmitir pode trazer ótimos benefícios, como um valor maior para o mesmo. É válido afirmar que sempre o que tem um pouco de exclusividade acaba sendo bem-visto, sobretudo pelos motores de busca – mas, também, não deixe de abrir mão das estratégias de SEO e similares que são fundamentais.

Buscar sempre ser relevante

Também não adianta criar um conteúdo incrível se ele tem pouca relevância. É preciso desbravar o que há de melhor em seu nicho para divulgar. As pessoas devem gostar de sua abordagem e é primordial que traga uma informação interessante e que agregue. Essa é uma ótima base para criar links de qualidade e garantir um link building realmente eficiente.

Usar fontes oficiais e seguras

Como já dissemos, não adianta ter um milhão de links se o valor é de gosto duvidoso e sem o mínimo de conteúdo interessante. A ideia é focar em fontes oficiais e seguras, aquelas que os usuários têm noção de que dá para confiar tranquilamente. Links de sites que já têm certa autoridade na web, com recursos e fatos abrangentes e de fontes oficiais e seguras são boas alternativas. Você vai perceber que sempre haverá muitas opções diversas, mas grande parte é somente para fazer volume, sem o mínimo de relevância para o resultado orgânico que você deseja alcançar. 

Técnica ‘’arranha-céu’’

Essa é descrita pelos especialistas como uma técnica muito interessante. Trata-se de otimizar um conteúdo existente para algo maior, completo e atualizado. Sabe aquela postagem que já faz um certo sucesso, mas poderia ter mais relevância caso receba um complemento? Pois é. Seria como criar uma perspectiva mais abrangente para o conteúdo e, claro, divulgá-lo ao máximo. 

Ativação de menções de backlinks + uso comum com os concorrentes

Sempre que seu site for mencionado por outro, é ideal que você receba uma notificação para ter a exata noção de como está esse processo e, se achar conveniente, entrar com a página em questão para fortalecer esse elo. Outra técnica de link building que chama atenção é encontrar backlinks comuns de seus concorrentes para fazer as mesmas ligações. Por que não estar no mesmo espaço que eles? Se agregar, é uma ótima opção. 

Comece aos poucos!

Link building não é algo tão simples de dominar, mas você consegue pegar o jeito e começa a ver bons resultados aos poucos. Lembre-se que pensar em técnicas de SEO é fundamental para seu site, logo, tudo que for conveniente a essa tática, vale a pena abraçar. Quer saber mais? Entre em contato ou continue navegando no blog da ISBrasil e conheça outras estratégias interessantes. Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: