Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Licenças de software: as suas estão em dia?

29/03/2018 às 17:32 WordPress

Licenças de software: as suas estão em dia?

Os diversos modelos de software se tornaram rapidamente um dos ativos de negócios mais valiosos de uma organização. Mas ainda é comum ver empresas que não utilizam o licenciamento de software, caracterizando esses recursos como pirataria.

Segundo pesquisas recentes, a cada 10 programas adquiridos ou baixados pela internet em território nacional, 6 são obtidos de forma ilegal. Esses dados mostram a importância do tema para qualquer organização. Através desse artigo, você vai entender o que é o licenciamento de software, conhecer os riscos de usar um software pirata e como evitar problemas para sua empresa. Leia até o final e saiba mais.

O que é licenciamento de software?

Trata-se de uma autorização da empresa fornecedora para a utilização do produto. Ao comprar uma licença, sua empresa está adquirindo uma autorização formal para usar aquele software de acordo com as especificações estipuladas no contrato do fornecedor.

Existem diversos tipos de licenças, como as que são baseadas no número de máquinas em que o software será instalado ou através da quantidade de usuários que terão acesso permitido ao recurso. Com o crescimento do software baseado em nuvem, essa modalidade está se tornando tendência de mercado cada vez maior e mais prática.

Riscos de usar software não licenciado

Muitas empresas, por desconhecimento ou negligência, deixam de comprar a licença de uso do software interno, trazendo sérios problemas. Ao fazer isso, sua empresa contribui para o aumento da pirataria e não remunera devidamente os desenvolvedores, colocando toda a organização em sérios riscos diferentes. Veja alguns deles.

Falta de segurança

O que motivaria um hacker a gastar horas de trabalho para quebrar a segurança de um software original e disponibilizá-lo gratuitamente a qualquer empresa? O retorno financeiro de todo esse árduo trabalho é a inserção de diversos tipos de vírus e códigos maliciosos dentro do software pirata com o objetivo de roubar dados sigilosos, que podem ser senhas ou documentos importantes.

As instituições governamentais que lidam com informações sigilosas de diversas camadas da sociedade, precisam ter cuidado com esse tipo de software pirata. Um software que não seja original pode fazer com que sua empresa perca arquivos importantes. Além disso, existem alguns tipos de vírus que após serem ativados pelos hackers, inviabilizam a utilização dos computadores, a ponto de ser necessário realizar a formatação completa do sistema. 

Perda das funcionalidades do sistema

Um software original recebe atualizações constantes que corrigem possíveis instabilidades e adicionam novas funcionalidades e recursos ao programa. Quando o programa é pirata, ele não recebe essas atualizações dos fornecedores e sua equipe não poderá utilizar o software completo, que pode apresentar diversas falhas.

Além disso, boa parte das atualizações são criadas com o objetivo de corrigir possíveis erros de compatibilidade com o sistema operacional usado em seu desktop e demais aplicações. Em suma, as chances de começar a aparecer falhas ou erros em sua máquina são enormes, caso esteja usando um software pirata.

Ausência de suporte técnico

As empresas, cada vez mais, se tornam dependentes da infraestrutura de TI para manter todo o seu funcionamento. Portanto, é essencial que uma equipe de suporte técnico esteja disponível para corrigir qualquer tipo de falha que possa aparecer. Organizações que utilizam software não licenciado, não contam com os serviços de suporte técnico que geralmente vem incluído na licença de uso do programa, causando sérias perdas de produtividade.

Reputação prejudicada

Embora seja algo difícil de mensurar, é inegável os danos causados a qualquer empresa que utilize softwares piratas, epsecialmente para quem tem software como serviço.

Dificilmente aquele parceiro de negócios se sentirá confiante em negociar com uma empresa que usa softwares não licenciados.

A probabilidade de que você deixe de fechar negócios por conta disso é enorme, o que pode fazer usa empresa amargar prejuízos. Adquirir apenas softwares originais, transmite respeito e preocupação com os clientes e com as leis. Lembre-se de que uma empresa só consegue se manter no mercado quando transmite uma imagem positiva para os clientes e parceiros de negócios.

Penalidades legais

O desenvolvimento de um software combina ideias criativas e talentos de programadores, escritores e designers. Como grande parte dos trabalhos criativos, os produtos de software estão protegidos por leis de direitos autorais.

Essas leis devem ser respeitadas pelos usuários, para que a indústria desses recursos continue a crescer. A licença é um documento legal que define os termos de uso de qualquer software. Se sua empresa viola os termos de uma licença, ela está infringindo os direitos autorais e está desrespeitando a lei. As penalidades civis e criminais podem gerar multas significativas para sua empresa que chegam a 3.000 vezes o valor da licença do software.

Como evitar problemas para sua empresa?

Algumas medidas simples podem ser tomadas para que sua empresa não tenha nenhum tipo de problema perante a lei, aumentando sua produtividade.

Legalize seu software

A primeira ação a ser feita é a substituição de todos os softwares ilegais por cópias licenciadas. Dependendo do porte da empresa, essa migração não é tão simples e pode ser onerosa. Uma boa dica é avaliar quais os colaboradores que realmente precisam ter o software instalado para cumprir suas tarefas diárias.

Outra solução é usar as versões mais antigas, que geralmente apresentam recursos parecidos com as versões mais recentes e costumam ser bem mais em conta.

Use versões alternativas

Algumas licenças de softwares podem ser onerosas para o orçamento limitado de pequenos negócios. Mas nem por isso vale a pena colocar sua empresa em risco, certo? O caminho mais viável é investir em versões alternativas que apresentam funções e recursos semelhantes por preços mais baixos.

Tenha uma política de software

Com o objetivo de coibir a instalação de softwares piratas dentro de sua empresa, crie uma política de software que explique a proibição e as consequências dessa prática dentro da organização. Garanta que todos os colaboradores tenham ciência de todas as regras internas e mostre as alternativas para se adquirir modelos de software da forma correta.

Guarde seus contratos

Esteja preparado para provar sua idoneidade para órgãos de proteção de direitos autorais de software. A forma mais simples de se fazer isso é guardando seus comprovantes, recibos e notas fiscais. Fazer o licenciamento de software é garantir toda a tranquilidade ao seu negócio.

Ainda tem dúvidas?  Semproblemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: