Já ouviu falar em “produtos freemium”? Entenda o que é isso!

13/04/2018 às 10:19 Ajuda

Já ouviu falar em “produtos freemium”? Entenda o que é isso!

Com tanta concorrência no mercado, as empresas têm de criar cada vez mais produtos e serviços diferenciados para conquistar clientes. Dentro das possibilidades, surgiu o modelo freemium, método que tem ganhado destaque e vem sendo uma excelente opção para ganhar mercado rapidamente.

Em inglês, a palavra “freemium” é a junção de free, que significa liberdade, e premium que significa prêmio. Esse modelo de negócio funciona da seguinte maneira: uma empresa oferece um serviço gratuito para seus clientes por um determinado período e depois convida-os para contratar a versão premium do serviço ou comprar o produto, que geralmente tem mais funcionalidades.

Apostar nessa estratégia é a oportunidade de gerar mais receitas para o seu negócio, cobrindo todos os gastos de sua empresa, incluindo os custos da oferta de serviços free.

Um exemplo desse tipo de serviço é o Spotify, onde o usuário tem acesso a um serviço gratuito, que é limitado, mas dispõe de várias músicas para audição.

Neste caso específico, as músicas podem ser ouvidas gratuitamente, mas de forma aleatória e com propagandas nos intervalos das músicas. Ou seja, o usuário recebe uma amostra do serviço e se quiser pode assinar a versão premium, que é mais completa, através do pagamento de uma taxa mensal.

Quais são os principais modelos de produto freemium no mercado?

Existem algumas formas de modelos desse tipo de produto que podem ser praticados no mercado. Uma dica é oferecer um teste gratuito por um período determinado. Depois que o período de teste passa, o usuário deve contratar o serviço completo ou não poderá mais utilizar o serviço.

Quem trabalha com esse método é a Adobe. A empresa de softwares gráficos oferece um teste de 30 dias de cada um de seus programas ou mesmo de todo pacote de softwares. Após o teste, os usuários são convidados a fazerem a assinatura mensal do serviço para continuarem utilizando.

Outra maneira de oferecer um serviço freemium é prestar parte de um serviço gratuito e oferecer certas funcionalidades pagas. Um bom exemplo desse método é o Skype que oferece videoconferências gratuitas e serviço como ligações para telefones fixo e celulares no modo premium.

Outra forma de trabalhar com produtos freemium é oferecer um produto de graça e vender alguns conteúdos complementares para dar um upgrade na usabilidade. Isso acontece muito com os jogos disponíveis para dispositivos móveis, onde são oferecidos mais funções, vídeos para compras dentro dos aplicativos.

Confira por que escolher uma revenda de hospedagem com cPanel.

Como implantar um produto freemium no meu negócio?

Adotar esse modelo de vendas pode ser bastante proveitoso, mas que deve ser implementando de maneira coerente. É importante entender que o modelo freemium não é um meio de caridade e nem representa uma versão defeituosa de um produto ou serviço.

Esse modelo de negócio visa tornar mais fácil a conquista de objetivos. É preciso ter ideia dos custos que um produto freemium irá acarretar para a produção e comercialização dos serviços. Só assim, será possível confirmar se existe a viabilidade de oferta do serviço e quais são as melhores maneiras para que ele seja implantado.

Algumas empresas costumam enfrentar dificuldades para apostar numa estratégia de produtos freemium. Isso por que não existe nenhuma maneira perfeita de se adotar esse tipo de serviço com garantia de sucesso.

O impacto financeiro de oferecer serviços de graça com a tendência de aumentar a lucratividade de uma empresa, fidelizando mais clientes pode ser altamente positivo, se bem executado. Da mesma forma, quando não se alcança um bom resultado, é preciso repensar as formas para oferecer produtos e serviços desta forma.

O ideal é que você venda produtos e serviços que façam parte do hábito de seus clientes. Isso é interesse, já que nestes casos apenas a experiência não garante uma assinatura, ou seja, não é possível saber se a relação com seu cliente terá um prazo longo.

Por que isso acontece? Simplesmente por que seu cliente ou, pelo menos, a maioria deles não deve pagar a assinatura do produto antes do fim do teste. Muitas vezes, os usuários apenas se aproveitaram do período de teste para conseguir o que queriam, usando o produto para algum fim específico.

E por isso que para obter sucesso com a estratégia freemium, se torna necessário criar um hábito de uso para fazer com que seus clientes sintam a necessidade de utilizar o produto ou o serviço por um longo tempo, fazendo com que ele se convença de que deve pagar pela produto ou serviço em assinatura após o período de testes.

Outro ponto em que o empreendedor deve pesar para implantar um modelo freemium em sua empresa é que você deve ter muitos clientes para ter sucesso.

Isso por que a taxa de conversão, ou seja, o número de clientes que saíram do gratuito para o pago será baixíssima, por isso a massificação da estratégia se torna necessária para cobrir os custos.

Qual a importância de oferecer produtos freemium para seus clientes?

É importante frisar para que esse modelo freemium dê certo, ele precisa ser implantado da forma correta. Optar por modelos que não dão certo para seu perfil de cliente pode dificultar a conquista de novos clientes, em vez de atrair mais consumidores para sua empresa.

O ideal é pesar quais recursos serão oferecidos no modo free e no modo premium para que os clientes consigam ficar satisfeitos com o serviço e instigados para contratar sua versão completa.

Por isso, é importante pesar para não oferecer pouco na versão free ou pouco na versão premium, já que o usuário deve se manter atraído em todo esse processo.

É importante oferecer funcionalidades atrativas na versão free para conquistar os usuários, mas não esquecer de deixar funções importantes para a versão premium para demonstrar aos usuários de eles poderão aproveitar de mais benefícios, agregando valor ao serviço.

Gostou das nossas dicas? Tem muito mais sobre marketing digital, hospedagem de sites e outros temas em nosso blog, confira! Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: