Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

IP dedicado: Motivos para investir nesse negócio

14/07/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

IP dedicado: Motivos para investir nesse negócio

Imagine que o seu negócio online esteja começando a crescer em grandes proporções, que suas visitas têm duplicado a cada dia ou que suas vendas estejam aumentando consideravelmente, um crescimento que o seu servidor não consegue mais aguentar. O que fazer nessa situação? Bom, a resposta pode ser adquirir um endereço de IP dedicado.

Ter um IP dedicado significa ter espaço e liberdade para o seu site crescer de uma maneira que endereços de IP compartilhados nunca poderiam. A transição de um tipo de IP para outro pode ser confusa e até mesmo muito agitada para os donos de negócios online, mas é só questão de se acostumar com o novo ambiente, a nova casa do seu site, blog ou loja virtual.

Você entende a diferença entre IP compartilhado e IP dedicado? Entender tudo que envolve esse assunto é crucial para que você não se perca quando estiver com dúvidas se deve usar um IP dedicado ou não. Para resumir, a principal diferença é que em com um IP dedicado você terá um controle maior sobre o seu endereço, já em um IP compartilhado, você acaba dependendo de diversos outros fatores e correndo riscos que estão fora de seu alcance. É bom saber que é possível, sob algumas circunstâncias, usar um endereço de IP dedicado em servidores compartilhados.  Mas quando saber qual é a hora exata para migrar de um IP compartilhado para um IP dedicado?

Muita gente que se encontra em uma situação de seu negócio online crescer muito, acaba se fazendo as mesmas perguntas: Um IP dedicado serve para o meu negócio? Será que eu realmente preciso de um IP dedicado? Para ajudar você com essas dúvidas, fizemos uma lista com os principais motivos para investir no negócio de IP dedicado, dessa forma você consegue ter uma visão mais ampla sobre o assunto e ter mais certeza se é realmente o que você precisa ou não.

O seu site terá um desempenho maior

É inegável que com um IP inteiramente dedicado para você, o seu site terá um desempenho muito superior ao de um servidor compartilhado e não é diferente quando o assunto são os endereços de IP dedicados. A explicação para isso é bem simples, já que o próprio nome diz que o servidor está totalmente dedicado ao seu site, sem você tem que compartilhar nenhum tipo de memória com nenhum outro endereço. Isso dá, além de mais espaço para você montar o seu negócio online, a segurança de poder ter o controle total sobre o que está acontecendo no seu servidor, podendo fazer as alterações que quiser, quando quiser.

É ótimo para o seu e-mail marketing

Um dos grandes problemas de lidar com um endereço de IP compartilhado, é que seu site pode acabar tendo problemas que estão além do seu alcance e além também do que você pode prever. E o seu serviço de e-mail também pode ser afetado algumas vezes. Existem algumas situações em que alguns usuários, compartilhando o mesmo endereço de IP que você, são proibidos ou colocados em alguma das listas negras de spam que existem na internet, o que provavelmente afetará seu serviço de e-mail também. O uso de um endereço de IP dedicado para o envio de e-mails isola seu serviço das consequências de abuso que podem acontecer em endereços de IP compartilhados.

Você constrói sua própria reputação na internet

Um endereço de IP é como um registro de onde você vem. Se você está no mesmo lugar de pessoas suspeitas, os sites de busca podem acabar não considerando o seu site um lugar confiável. Um dos principais motivos para investir no negócio de IP dedicado é a solução desse tipo de problema, já que quando o seu endereço virtual só depende de você para construir a reputação de seu negócio online, apenas você controla as ações do seu site dentro daquele endereço e a toda a confiança tanto de sites de busca quando de listas negras de e-mail serão baseadas apenas em atitudes suas.

O seu negócio tem identidade

Se o seu negócio online é uma loja virtual própria ou outro site relacionado ao comércio eletrônico e você não pretende usar serviços adicionais de terceiros para lidar com pagamentos, é mais do que necessário adotar um endereço IP dedicado e também um certificado SSL para o seu site para fornecer segurança aos dados dos seus clientes.

Sem essa segurança, o seu negócio online não apenas perde credibilidade, mas você também corre diversos riscos e pode perder dinheiro. Esse é um dos principais motivos para investir no negócio de IP dedicado, já que a segurança precisa vir em primeiro lugar, tanto para você ter um negócio mais estável quanto para você poder mover o seu negócio sem ter muitas preocupações.

Compatibilidade

O uso de um endereço IP dedicado também pode melhorar a compatibilidade com alguns navegadores mais antigos e aplicativos incomuns que não suportam sistemas mais recentes. Isso geralmente é mais significativo para as lojas visando um mercado internacional amplo, seja, você consegue atingir um público que pessoas que usam endereços de IP compartilhados não conseguem. A compatibilidade aqui pode ser uma forte ferramenta para conseguir mais público e para vender mais, caso o seu negócio seja uma loja virtual.

O negócio de IP dedicado é algo que vale a pena ser investido se você souber o que está fazendo, ou seja, se você ter um conhecimento sobre o negócio como um todo e entender os benefícios de ter esse tipo de servidor para o seu negócio. O conhecimento geral sobre o assunto com certeza vai te ajudar não só a entender mais sobre o negócio, mas também a expandir a sua visão de mercado e ter novas perspectivas para o futuro do seu site, blog ou loja virtual.

Todos os motivos para investir no negócio de IP dedicado listados aqui podem te ajudar a entender e conhecer mais sobre onde o seu negócio online pode estar. Nunca deixe de pesquisar para saber se ter um endereço de IP dedicado realmente é o melhor para o seu site ou não.

Gostou de nosso post? Compartilhe: